Cor da urina pode indicar problemas de saúde graves
Cor da urina pode indicar problemas de saúde graves| Foto: ShutterStock
  • Por MedPrev
  • 07/02/2020 16:30

Você já percebeu que a cor da sua urina varia? Isso acontece porque ela é produzida a partir do processo de filtração feito pelos rins. Por isso, algumas variáveis - como alimentos e líquidos que ingerimos, por exemplo - podem influenciar na coloração final. Contudo, é importante ficar alerta: alguns problemas de saúde podem ser detectados por meio de uma simples observação antes de dar a descarga.

O MedPrev, conhecido por estar revolucionando a democratização do acesso à saúde em todo o país, explica os detalhes na cor da urina que devem receber atenção redobrada.

Afinal de contas, qual é a cor normal da urina?

A coloração ideal da urina é um tom de amarelo bem clarinho, quase transparente. Essa cor indica que o organismo está saudável e adequadamente hidratado, além de ser um indício de que os rins estão funcionando corretamente.

Também é importante que não haja nenhum odor forte, já que essa característica pode ser um sintoma de infecções. A presença de quantidades expressivas de espuma tende a ser um indicativo de problemas renais ou de perda de proteínas.

Além disso, é fundamental que o indivíduo não sinta nenhum tipo de dor, ardência ou desconforto enquanto urina. Esses sinais podem indicar infecções, alergias ou até mesmo Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Quando a cor da urina é sinal de problemas

Em geral, as tonalidades mais escuras podem ser indicativas de que algo não vai bem. Quanto mais intenso e concentrado for o tom de amarelo, maior pode ser o tom de desidratação do organismo. A recomendação, nesse caso, é ingerir mais água e evitar atividades físicas intensas, que aumentam a produção de suor e podem agravar o quadro.

No entanto, se a coloração da urina não suavizar mesmo com a ingestão de líquidos, ou se a situação perdurar por dias, é importante procurar um médico para avaliar se o problema é fruto de uma desidratação mais intensa ou mesmo de doenças nos rins ou no fígado.

Ingestão de substâncias pode alterar cor da urina

Colorações muito distantes do amarelado comum geralmente têm relação com determinadas comidas, bebidas ou medicamentos. Nesses casos, a alteração é temporária, e deve melhorar depois de um ou dois dias.

A urina laranja, por exemplo, pode ter origem no consumo de alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura ou abóbora. Já a coloração rosa ou vermelha costuma estar relacionada à beterraba ou pratos com corante. Também é possível urinar azul ou verde, graças a alguns corantes e remédios.

No entanto, se notar alguma alteração que perdura, que não pode ser relacionada a nenhum item atípico em sua dieta ou vem acompanhada de dores e desconfortos, não deixe de procurar um médico o mais rápido possível.

Urina transparente também é sinal de alerta

Apesar da concepção de que apenas os tons mais fortes são indícios de que algo não vai bem, a urina totalmente transparente também deve acender um sinal vermelho. A ausência de cor indica que o líquido está muito diluído, e que, portanto, o organismo está mais hidratado que o necessário.

O excesso de água é um problema sério, já que pode causar um desequilíbrio dos níveis de sódio na corrente sanguínea e, também, sobrecarregar os rins. Fora isso, a urina transparente também pode ser um indício de diabetes.