Manchas vermelhas na pele podem indicar mais de dez doenças
Manchas vermelhas na pele podem indicar mais de dez doenças| Foto: ShutterStock
  • Por MedPrev
  • 14/01/2020 23:17

Picada de inseto, alergia ou irritação são as primeiras coisas que vêm à cabeça quando encontramos bolinhas, manchas ou vermelhidão na pele. Esses sintomas nem sempre vêm acompanhados de outros, como coceira, febre ou ardência, mas podem indicar tanto algo mais simples e fácil de ser resolvido, quanto uma doença mais séria, que necessita de um dermatologista para identificar e tratar.

A grande quantidade de causas das manchas vermelhas na pele pode assustar, portanto, não se esqueça de que a consulta com um dermatologista é essencial para identificar o que está causando vermelhidão e como tratar o problema. O MEDPREV listou as principais doenças que causam esses sintomas.

Se causa coceira, queimação ou ardor

Quase 20% da população já teve, ao menos uma vez ao longo da vida, urticária. Ela é caracterizada por causar “vergões” na pele - manchas vermelhas inchadas. Além disso, causam coceira, e têm origem variada, podendo ser desencadeada por fatores externos como medicamentos, alimentos e clima.

Em regiões específicas, como pés, coxas, virilhas, seios e axilas, a vermelhidão acompanhada de coceira ou ardência pode ser micose. A doença é contagiosa, pois é causada por fungos quando entram em contato com a pele.

Outra causa a ser mencionada é a dermatite seborreia, uma inflamação crônica que causa descamação e vermelhidão. Os sintomas podem surgir em períodos de estresse e as manchas causam coceira, escamas, oleosidade e ardência. A dermatite de contato também é uma doença de pele, mas originada por alergia (cosméticos, bijuterias, produtos de limpeza e etc). Coceira, dor, queimação e bolinhas costumam acompanhar a pele avermelhada.

Uma possível causa de vermelhidão e coceira intensa é a sarna (escabiose), causada por um ácaro que entra na pele e forma túneis com pontas vermelhas. É transmitida por contato entre pessoas ou com objetos.

Doenças genéticas

A chamada psoríase não é contagiosa e apresenta sintomas de ressecamento, rachaduras e sangramento na pele, além de coceira e queimação. De origem genética, é desencadeada por situações de estresse, clima e ingestão de bebidas alcoólicas. Já a doença crônica dermatite atópica, também de origem genética, causa formação de crostas e ressecamento. Coçar a área pode piorar a inflamação.

Outras causas

O vírus que causa rubéola é transmitido através de gotículas de saliva e causa erupções vermelhas no corpo. A doença pode causar complicações, principalmente em gestantes e crianças.

Nem tão conhecida assim, a rosácea é uma doença auto-imune e sem cura. A principal característica são as bolinhas na pele, acompanhadas de inchaço, sensação de calor e ardência.

Também não se descarta a possibilidade de que manchas vermelhas sejam um sinal de câncer de pele. Ao perceber manchas, crostas e sangramento na pele, um médico deverá ser procurado para providenciar o diagnóstico correto.

Procure um médico de confiança

Como as doenças de pele que apresentam manchas vermelhas são inúmeras, é necessário consultar um especialista para tratar a causa do problema, principalmente se os sintomas forem persistentes. Conheça a rede parceira do MED PREV no site: https://medprev.online