Como se preparar para um exame de próstata
Como se preparar para um exame de próstata| Foto: ShutterStock
  • Por MedPrev
  • 07/02/2020 16:23

Pacientes do sexo masculino com mais de 50 anos - ou 45, caso haja recomendação médica para adiantar um pouco os testes preventivos - precisam visitar um especialista anualmente e realizar o exame de próstata, que ajuda a detectar e prevenir tumores na região. O procedimento pode ser feito tanto por meio do toque quanto através de um exame de sangue que mede os níveis de um grupo de moléculas chamado de Antígeno Prostático Específico, mais conhecido pela sigla PSA. Em ambos os casos, a pessoa que irá se submeter ao processo precisa fazer uma preparação especial alguns dias antes dos testes.

Para eliminar as dúvidas de todos que irão passar por esse tipo de exame - ainda considerado tabu e um assunto delicado para muita gente - o MEDPREV listou as principais orientações para que esse momento seja o mais fácil e confortável possível para cada paciente.

Diálogo é fundamental

É comum que haja algum constrangimento nos dias que antecedem a realização de um exame um pouco mais íntimo. Entretanto, não há motivo para sentir vergonha. O urologista é um profissional capacitado que está habituado a realizar o procedimento - que, na maior parte dos casos, dura bem menos de um minuto.

Para ficar mais tranquilo, vale conversar com pessoas próximas que já tenham feito exames do gênero para tirar dúvidas e entender melhor como tudo vai acontecer. Amigas e familiares do sexo feminino também podem contribuir, já que experimentam sensações semelhantes quando precisam fazer algum teste ginecológico.

Também é essencial não ter receio em conversar com seu médico. O especialista é um indivíduo de confiança, e a melhor pessoa para esclarecer questões que estejam causando ansiedade. É importante ser totalmente honesto com esse profissional, informando se houver algum problema já diagnosticado na região do ânus (como fissuras e lesões, por exemplo, que podem tornar o exame mais incômodo ou doloroso) ou histórico de câncer de próstata na família. Todos os detalhes são indispensáveis para que o procedimento não seja desagradável e para que o resultado seja o mais preciso possível.

Sem automedicação

Muitas pessoas se sentem mais confortáveis indo ao banheiro antes do exame, para evitar a presença de resíduos fecais durante o teste. Contudo, essa diretriz não é obrigatória.

Em casos específicos, o urologista pode indicar a ministração de medicamentos com efeito laxante alguns dias antes do exame. No entanto, não apele para essa tática se não houver orientação médica. A ingestão desse tipo de remédio pode enfraquecer o organismo, alterar drasticamente o funcionamento do intestino, afetar os rins e inviabilizar o exame. Sempre converse com um profissional de sua confiança antes de se medicar.

Contagem de PSA exige preparação específica

Assim como acontece com qualquer exame de sangue, o teste de contagem de PSA também implica em alguns preparativos, que podem começar até 30 dias antes da data marcada para o procedimento.

Em geral, a recomendação é que nenhum exame invasivo que utilize endoscópios (como colonoscopias, ultrassons transretais e cistoscopias) sejam feitos de 5 a 30 dias antes da coleta de sangue. Supositórios e exames de toque também devem ser abolidos nas 72 horas que antecedem o teste.

Na data anterior à dosagem de PSA, atividades como exercícios físicos, relações sexuais (incluindo a masturbação) e o uso de bicicletas ou motocicletas são contraindicadas. Isso porque qualquer tipo de estimulação da próstata pode afetar a confiabilidade dos resultados finais do exame. Como na maior parte das outras coletas sanguíneas, um jejum de 8 horas também é recomendado. Precisa agendar uma consulta com um urologista, ou seu exame de próstata? Então, procure o MEDPREV hoje mesmo. Com um cadastro simples, rápido, online e gratuito, é possível marcar horários com profissionais em dezenas de cidades em que o MEDPREV está presente. Conheça mais sobre o serviço: https://medprev.online/.