Fazer exames regularmente ajuda a prevenir e monitorar problemas de saúde, além de garantir a eficácia do tratamento de condições médicas crônicas
Fazer exames regularmente ajuda a prevenir e monitorar problemas de saúde, além de garantir a eficácia do tratamento de condições médicas crônicas| Foto: ShutterStock
  • Por MedPrev
  • 15/07/2020 20:04

A terceira idade, também chamada por alguns de “melhor idade”, começa a partir dos 60 anos. Com uma população idosa cada vez mais ativa, que trabalha, sai, viaja, pratica esportes e mantém a vida social em movimento constante, é importante manter o organismo forte e preparado para enfrentar problemas de saúde que se desenvolvem com o passar dos anos. Uma imunidade alta provém de boa alimentação e prática de exercícios, mas é importante também manter uma rotina de exames que previnam, identifiquem e ajudem no tratamento de doenças mais frequentes na terceira idade.

Para começar, fazer um hemograma completo (o popular exame de sangue) é a primeiro solicitação médica para identificar doenças. Isso inclui aquelas mais perigosas, como as doenças autoimunes, infecções e anemias. É possível também acompanhar a evolução de tratamentos que já vêm sendo realizados há algum tempo, relacionadas a doenças crônicas. O exame de sangue ainda identifica outras enfermidades, como a leucemia, pois analisa hemácias, leucócitos e plaquetas.

Outros exames de sangue recomendados são os que analisam ureia e creatinina, transaminases, TSH, albumina, PSA e vitamina D, mais aprofundados, capazes de identificar problemas na bexiga, nos rins e nos hormônios, por exemplo.

Na sequência de exames indicados à população idosa está o lipidograma, que analisa os níveis de colesterol ruim, bom e total; e a glicemia em jejum, que mede a taxa de açúcar no sangue. Com esses exames, são identificadas doenças cardiovasculares e é possível prevenir ou tratar o AVC (acidente vascular cerebral), a diabetes e a aterosclerose.

Exames específicos

São indicados para um check-up completo os exames:

  • Densitometria óssea, que pode prevenir a osteoporose e reduzir riscos de fraturas;
  • Mamografia, recomendada para mulheres acima de 50 anos para ser realizada a cada dois anos, que pode identificar câncer de mama;
  • Outros exames ginecológicos, capazes de controlar a saúde íntima da mulher;
  • Exame de próstata, recomendado para homens a partir dos 50 anos. O exame detecta alterações no reto que podem indicar câncer de próstata. Apesar de causar estranhamento em alguns pacientes, é essencial para prevenir doenças fatais;
  • Colonoscopia, que identifica problemas no intestino e lesões que podem indicar doenças mais graves;
  • Eletrocardiograma, capaz de detectar problemas no coração;
  • Teste ergométrico, também chamado de teste com esforço, verifica a capacidade cardíaca do paciente;

Radiografia de tórax, indica lesões no pulmão e é recomendado tanto para fumantes quanto para não fumantes.

Consulte um geriatra

O médico especialista em pacientes idosos é chamado de geriatra. Manter o acompanhamento com este profissional é importante para avaliar seu histórico, as possíveis alterações em exames de rotina, as condições de saúde familiar e pessoal e tirar dúvidas com relação ao check-up e ao seu quadro de saúde.

A consulta com o geriatra é recomendada para indivíduos a partir de 60 anos e deve ser feita anualmente. No MedPrev, é possível encontrar um profissional online e agendar um atendimento, após um breve cadastro. Para saber mais, acesse https://agendamento.medprev.online.