Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Manchas vermelhas na pele podem indicar mais de dez doenças

Vermelhidão ou manchas em formatos específicos são sintomas de doenças cutâneas

Manchas vermelhas na pele podem indicar mais de dez doenças
Manchas vermelhas na pele podem indicar mais de dez doenças (Foto: ShutterStock)

MedPrev - Através do MEDPREV é possível marcar consultas médicas de maneira rápida e fácil. Acesse o site e encontre uma das nossas unidades ou baixe o aplicativo.

14/01/2020 às 23:17

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Picada de inseto, alergia ou irritação são as primeiras coisas que vêm à cabeça quando encontramos bolinhas, manchas ou vermelhidão na pele. Esses sintomas nem sempre vêm acompanhados de outros, como coceira, febre ou ardência, mas podem indicar tanto algo mais simples e fácil de ser resolvido, quanto uma doença mais séria, que necessita de um dermatologista para identificar e tratar.

A grande quantidade de causas das manchas vermelhas na pele pode assustar, portanto, não se esqueça de que a consulta com um dermatologista é essencial para identificar o que está causando vermelhidão e como tratar o problema. O MEDPREV listou as principais doenças que causam esses sintomas.

Se causa coceira, queimação ou ardor

Quase 20% da população já teve, ao menos uma vez ao longo da vida, urticária. Ela é caracterizada por causar “vergões” na pele - manchas vermelhas inchadas. Além disso, causam coceira, e têm origem variada, podendo ser desencadeada por fatores externos como medicamentos, alimentos e clima.

Em regiões específicas, como pés, coxas, virilhas, seios e axilas, a vermelhidão acompanhada de coceira ou ardência pode ser micose. A doença é contagiosa, pois é causada por fungos quando entram em contato com a pele.

Outra causa a ser mencionada é a dermatite seborreia, uma inflamação crônica que causa descamação e vermelhidão. Os sintomas podem surgir em períodos de estresse e as manchas causam coceira, escamas, oleosidade e ardência. A dermatite de contato também é uma doença de pele, mas originada por alergia (cosméticos, bijuterias, produtos de limpeza e etc). Coceira, dor, queimação e bolinhas costumam acompanhar a pele avermelhada.

Uma possível causa de vermelhidão e coceira intensa é a sarna (escabiose), causada por um ácaro que entra na pele e forma túneis com pontas vermelhas. É transmitida por contato entre pessoas ou com objetos.

Doenças genéticas

A chamada psoríase não é contagiosa e apresenta sintomas de ressecamento, rachaduras e sangramento na pele, além de coceira e queimação. De origem genética, é desencadeada por situações de estresse, clima e ingestão de bebidas alcoólicas. Já a doença crônica dermatite atópica, também de origem genética, causa formação de crostas e ressecamento. Coçar a área pode piorar a inflamação.

Outras causas

O vírus que causa rubéola é transmitido através de gotículas de saliva e causa erupções vermelhas no corpo. A doença pode causar complicações, principalmente em gestantes e crianças.

Nem tão conhecida assim, a rosácea é uma doença auto-imune e sem cura. A principal característica são as bolinhas na pele, acompanhadas de inchaço, sensação de calor e ardência.

Também não se descarta a possibilidade de que manchas vermelhas sejam um sinal de câncer de pele. Ao perceber manchas, crostas e sangramento na pele, um médico deverá ser procurado para providenciar o diagnóstico correto.

Procure um médico de confiança

Como as doenças de pele que apresentam manchas vermelhas são inúmeras, é necessário consultar um especialista para tratar a causa do problema, principalmente se os sintomas forem persistentes. Conheça a rede parceira do MED PREV no site: https://medprev.online

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.