Como a iluminação pode valorizar cômodos da casa?
| Foto: ShutterStock
  • Por Nichele
  • 30/06/2021 13:20

Para construirmos uma boa rotina, o ambiente doméstico precisa ser um espaço pensado para gerar conforto,  aconchego e praticidade. Desde o início da pandemia, a casa tem desempenhado inúmeras funções, que vão do home office à sala de aula.

E entre os elementos fundamentais para otimizar os ambientes da casa, o cuidado com a iluminação é essencial para valorizar o lar e melhorar a qualidade de vida, bem como para aumentar a produtividade nos momentos de trabalho e estudo.

Uma iluminação adequada também contribui para realçar os cômodos da casa, dando destaque aos acabamentos escolhidos para esses ambientes e criando uma atmosfera mais acolhedora, que valoriza sua decoração.

Existem inúmeros recursos disponíveis para ajustar e melhorar a iluminação de um espaço interno. Desde medidas que mexem com a estrutura da casa, como o redesenho das janelas, prezando pela iluminação natural, até mudanças mais sutis como o investimento em fitas de LED e luminárias.

Em qualquer um desses cenários, a Nichele Materiais para Construção possui produtos para auxiliar você nessa tarefa. Confira algumas soluções que você pode adotar em casa para que a iluminação favoreça o ambiente e o seu dia a dia.

Recursos para trazer mais luz à sua casa

As soluções para manter os ambientes internos com uma iluminação adequada são múltiplos. O mercado oferece uma variada gama de acessórios de iluminação que podem facilitar essas adaptações.

Em ambientes fechados, é interessante aproveitar as luminárias como recurso de iluminação focal. Por serem peças móveis, elas podem ser usadas em diferentes ambientes, acompanhando você no espaço de trabalho, que pode ser rotativo dentro de casa para quem trabalha em regime de home office.

É importante lembrar que esse recurso deve ser usado com moderação para não causar danos à visão pela exposição prolongada à luz direta.

As fitas de LED são outra opção de fonte de luz que podem ser usadas sobre prateleiras ou acima de mesas e escrivaninhas. Elas têm formato flexível e a vantagem de que não emitem nenhum tipo de radiação nociva ao corpo.

| Divulgação

Luz também é sinônimo de conforto

O conforto proporcionado pelo ambiente também é algo que deve ser valorizado. No inverno, por exemplo, diferentes melhorias podem ser feitas para tornar a casa mais aconchegante, e a iluminação é um desses recursos.

O investimento em lâmpadas com luz amarela e a colocação de abajures na sala e quartos permite que esses ambientes tragam uma sensação maior de calor e conforto.

Contudo, se o objetivo é estimular a produtividade no ambiente, as lâmpadas de cor branca podem ser a melhor escolha. A melhor alternativa, no entanto, pode ser encontrada nas lâmpadas neutras, que não influenciam tanto nos ambiente e não têm grandes efeitos sobre a visão.

Planejar para optar pela iluminação ideal

Pensar na iluminação do ambiente como um todo, já no momento de desenvolvimento do projeto de um cômodo ou em um cenário de reforma, permite que a entrada e a projeção de luz no ambiente seja pensada desde o início para fazer melhor uso das possibilidades da sua casa.

Nesses casos, os spots de led e plafons podem ser desenhados para serem incorporados em projetos de luz embutida. Essas peças dão apoio à iluminação principal do ambiente e podem ser utilizadas de forma alternada para criar espaços mais intimistas.

Da mesma maneira, os pendentes são uma boa alternativa de iluminação focal que agrega estilo ao seu projeto. As variadas opções de design dessas peças permitem trazer personalidade para sua casa e reforçam a luminosidade do ambiente.

Com tradição em Curitiba e Região Metropolitana, a Nichele Materiais para Construção possui sete unidades para atender ao seu lar.
Com tradição em Curitiba e Região Metropolitana, a Nichele Materiais para Construção possui sete unidades para atender ao seu lar.| Divulgação

Soluções para a sua casa!

A Nichele Materiais para Construção está em Curitiba há quase cinquenta anos e possui sete lojas que oferecem tudo que você precisa para iluminar sua casa e valorizar o seu espaço.

Confira o site da loja e garanta já as melhores ofertas.