Alinhadores estéticos: mitos, verdades e riscos
| Foto:
  • Por NKS Odontologia
  • 16/03/2020 15:01

Ter um sorriso perfeito é o desejo de muitas pessoas. E antes, usar os tradicionais aparelhos ortodônticos metálicos era a única solução possível. Vale ressaltar que, mais do que fins estéticos, os aparelhos melhoram a mastigação, a fala e até a qualidade da respiração. A história conta que os primeiros dispositivos apareceram na França em 1728. Naquela época o médico Pierre Fauchard inventou um aparelho em couro duro que era amarrado aos dentes, puxando-os para que mudassem de posição.

Hoje, a inovação está a favor de quem precisa fazer uso dos aparelhos ortodônticos. Os alinhadores estéticos, como são chamados os aparelhos invisíveis, são placas transparentes e removíveis que são trocadas com regularidade, promovendo o alinhamento dentário.

Há diversas marcas no mercado, como Invisalign, BDS, Esthetic Aligner, OrthoAligner, Cleartek, Smart Aligner, Clear Correct. Porém, a função do ortodontista continua a mesma: planejar e promover o tratamento correto. Dr. Guilherme Nakagawa Santos, da NKS Odontologia, em Curitiba, é especialista e mestre em ortodontia com cursos em vários sistemas de alinhadores invisíveis, é professor e palestrante de cursos e eventos sobre alinhadores e tecnologia para outros ortodontistas, junto com o Dr. Charles e Dr. Marcos desenvolveram o próprio sistema de alinhadores com a Beyond Digital Solutions (BDS). O Dr. Guilherme nos esclareceu quais são os mitos, verdades e riscos sobre este tratamento. Confira:

Eficiência

Falar sobre a eficiência é algo um tanto amplo. Segundo o ortodontista, o alinhador estético tem dificuldades para fazer alguns movimentos que para o aparelho fixo não é difícil. Para outros tipos de movimentos, o invisível é mais eficiente do que o fixo. “O ortodontista é que vai ponderar qual é o indicado para cada caso. A experiência do profissional conta muito”, explica. Portanto, avalie com quem será o tratamento. Pesquise a formação e quais cursos o profissional realizou.

Tempo de tratamento

Existem muitas propagandas afirmando que o alinhador estético tem o tratamento mais rápido do que o fixo. O ortodontista afirma que não há ainda um embasamento científico de peso que mostre que o fixo é mais rápido ou vice-versa. Guilherme ressalta que mais uma vez vai contar a experiência do profissional porque o aparelho nada mais é do que uma ferramenta.

Ele explica que quando o alinhador normalmente é usado em casos de pequenas recidivas (quando o dente volta a ficar apinhado, por exemplo) e apinhamento (quando o dente é torto) leve. “Neste caso, o alinhador vai ser mais rápido porque vai setorizar a movimentação apenas nessa área”, ensina. Em tratamentos complexos, como no caso de apinhamento severo, o alinhador vai ter dificuldade em movimentações muito extensas e para compensar precisa de um tempo maior de tratamento, portanto nesses casos o fixo pode ser mais rápido e indicado.

Custo

O valor do tratamento também varia muito porque são várias empresas que produzem os alinhadores e cada uma tem seu custo. Esse custo geralmente varia conforme o número de alinhadores oferecidos – se são limitados a um certo número ou ilimitados durante o tratamento. O ideal é que o ortodontista trabalhe com várias opções e indique a mais viável para o paciente. Lembrando que o custo também varia de um profissional para outro, de acordo com a sua reputação e crescimento profissional, a complexidade do caso também afeta, casos simples são mais baratos e rápidos do que casos complexos.

Existe também uma tendência do próprio profissional saber fabricar o aparelho, bastando ter softwares adequados, uma impressora 3D e uma plastificadora sob pressão. O custo tende a cair nesta situação. Mas,

invariavelmente é um aparelho que exige uma etapa laboratorial que toma tempo e aumenta o custo. Na média, o alinhador estético é pelo menos duas vezes mais caro do que o fixo metálico.

Riscos

Os riscos existem. Novamente, o ortodontista reforça que o alinhador é apenas uma ferramenta. “O mestre é o ortodontista”, completa. Ele conta que existe uma plataforma americana que chegou ao Brasil que prega o tratamento em casa. No entanto, tem havido muitos processos porque a empresa acaba vendendo um resultado que muitas vezes não acontece. “Para intervenções que precisam de apenas dois ou três meses, até acredito em tratamento em casa. Mas outros casos precisam de acompanhamento regular”, explica. Ele destaca que quando se faz o planejamento, no ambiente virtual tudo acontece perfeitamente. “Será que na boca vai acontecer? Por isso, são necessárias as consultas. Mas elas podem ser espaçadas do que o normal, a cada dois ou três meses.

Um tratamento ortodôntico sem manutenção regular tem uma alta chance de dar problema”, completa. Entre os efeitos, estão o aumento do desgaste dentário, dores musculares, de cabeça, trincas, retrações gengivais e sensibilidade. E muitas vezes são irreversíveis.

A NKS Odontologia oferece o tratamento com alinhadores estéticos, feito por um profissional especializado em ortodontia e que ministra sobre o assunto. Além disso, a clínica oferece um grande número de marcas que vai se alinhar ao que o paciente está buscando. A clínica está situada na Avenida Nossa Senhora de Lourdes, 585, no bairro Jardim das Américas. Há estacionamento interno e serviços de radiologia no mesmo local.