Alta tecnologia é o novo componente das cirurgias odontológicas e transformações do sorriso
| Foto: Divulgação
  • Por NKS Odontologia
  • 10/03/2020 12:43

Que a tecnologia tem auxiliado a área odontológica isso é fato. Mas você sabe o porquê? A odontologia está vivendo a sua segunda revolução. A primeira foi o maior controle do tratamento do paciente, a chamada biossegurança. A revolução atual é a digital.

O uso de softwares de imagens e da tecnologia CAD/CAM (Computer Assisted Design – Computer Assisted Manufacturing) só trouxe vantagens. E o melhor, para os dentistas e para os pacientes.

O cirurgião-dentista Guilherme Nakagawa Santos, da NKS Odontologia, explica que hoje são usadas imagens tridimensionais como o scaneamento intraoral, escaneamento de face e tomografia, os exames são importados para um software de planejamento antes de iniciar o tratamento no paciente. “A sobreposição de imagens permite o planejamento antes mesmo de começar a cirurgia”, explica. “É como operar virtualmente. Isso traz mais previsibilidade e menor tempo de procedimento”, completa.

Tratamento assertivo

Entre as principais vantagens, o paciente fica menos tempo em cirurgia pelo fato de o procedimento ser mais assertivo. Menos cortes, menos infecções e um pós-operatório mais tranquilo são outras consequências diretas do uso da odontologia digital na cirurgia guiada para implantodontia por exemplo.

Os softwares de imagem são muito usados atualmente no caso da cirurgias ortognáticas, técnica que corrige alterações das alterações esqueléticas da face; em implantes (é possível determinar a exata posição deles) e na cirurgia de recontorno gengival ou plastia gengival (para antever como ficará o sorriso), só para citar alguns exemplos.

Nas reabilitações protéticas e estéticas, a tecnologia 3D também agiliza o tratamento no consultório. Antes, explica o cirurgião-dentista, o paciente vinha para consulta, fazia-se a moldagem do dente, mandava para o laboratório, ele voltava para a prova, depois voltava novamente para o laboratório e o paciente vinha para os ajustes, esse fluxo de idas e vindas era muito frequente até acertar o resultado final. Com o 3D, o tratamento todo é “feito” através do software, eliminando muitas consultas intermediárias durante o processo. Na ortodontia, por exemplo, o profissional pode mover esses dentes, ajustar os brackets e verificar como ficará a mordida ao final do período, antes de iniciar em boca, é como se tivéssemos um projeto para seguir e ficar com mais ajustes sem prever possíveis efeitos colaterais, portanto, “a tecnologia 3D diminuiu as consultas de refinamento do tratamento e como consequência, o tempo total dele”, diz.

A NKS Odontologia já usa a odontologia digital no atendimento diário dos seus pacientes. Além da ortodontia inteligente 3D, são oferecidos a ortodontia lingual (o aparelho é fixado na face de trás dos dentes sem mostrar nada na frente), ortodontia tradicional, alinhamento dentário, implantodontia, dentística restauradora, prótese, endodontia, periodontia e plastias gengivais, estética dental, cirurgias e reabilitações.

O Dr. Guilherme Nakagawa, junto com colegas de profissão, idealizaram uma plataforma de planejamento virtual conhecida mundialmente como Beyond Digital Solutions (www.bds3d.com) , um planning center que oferece planejamento virtual para dentistas do mundo todo.

A clínica, situada no bairro Jardim das Américas, tem uma completa infra-estrutura para o conforto dos pacientes, com estacionamento interno e serviços de radiologia no mesmo local.