Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
A harmonização facial tem como objetivo melhorar a autoestima sem que o paciente perca a sua essência ou deixe de se reconhecer no espelho.
A harmonização facial tem como objetivo melhorar a autoestima sem que o paciente perca a sua essência ou deixe de se reconhecer no espelho.| Foto: ShutterStock
  • Por NKS Odontologia
  • 10/06/2021 13:04

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, entre 2014 e 2019, o número de procedimentos de harmonização facial realizados subiu de 72 mil para 256 mil ao ano. De fato, qualquer pessoa que utiliza mídias sociais ou acompanha notícias sabe que é cada vez mais comum ver casos de artistas e influenciadores que fizeram algum procedimento estético para harmonizar o rosto. Mas, para além de seguir tendências, é importante entender o que é harmonização facial equais são  os benefícios e riscos para a sua saúde.

O que é harmonização facial?

A Dra. Ana Gabardo, da NKS Odontologia, explica de forma bem simples o que é harmonização facial e quais são os seus objetivos: "A ideia é promover hidratação, melhorar as rugas e trabalhar com reposicionamento tecidual, pois conforme envelhecemos nossa pele e nossas estruturas perdem a sustentação".

Ou seja, é um conjunto de procedimentos, entre eles: o preenchimento, a aplicação de botox e a bichectomia, que oferecem melhoras nos aspectos do envelhecimento, tendo como foco a qualidade da pele, a elasticidade e a bioestimulação de colágeno.

O principal benefício da harmonização é a aceitação pessoal e, consequentemente, a melhora na saúde mental. Afinal, garantindo uma sensação mais jovem do rosto, a harmonização facial oferece ao paciente uma forma de se sentir melhor consigo mesmo. Mas, sabemos que em alguns casos o que era um sonho se torna um pesadelo e, ao invés de se sentir melhor, o paciente passa a não se reconhecer mais no espelho.

Os riscos dos procedimentos

Por causa da grande procura pelos procedimentos, é muito comum que os pacientes cheguem ao consultório com expectativas altas e querendo resultados rápidos.

"Hoje o procedimento que os pacientes mais vêem nas mídias sociais são os preenchimentos, que causam uma maior diferença no rosto em pouco tempo. Por isso, muitas vezes eles não querem seguir um plano de tratamento onde a gente começa  fazendo procedimentos menos invasivos, já querem colocar tudo no lugar e aumentar volume", explica Dra. Ana.

Quer fazer algum procedimento estético? Fale com os especialistas da NKS Odontologia e entenda como conseguir o melhor resultado.

Assim, além dos riscos para a saúde que existem em qualquer procedimento, os pacientes também podem se frustrar porque não entendem o que é a harmonização facial de fato.

Para a Dra. Ana, é essencial começar com procedimentos que causam menos alterações no formato do rosto e depois continuar até chegar no resultado ideal. "Eu gosto sempre de falar que a harmonização é construída e deve respeitar o tempo dos procedimentos e a resposta do organismo de cada paciente", comenta a especialista.

Um bom profissional especializado na área conhece os limites da harmonização e foca sempre no equilíbrio das proporções.

Além disso, ele também conversa com os clientes e tira todas as dúvidas que possam surgir, sendo honesto ao falar dos resultados e dos riscos. É importante utilizar também materiais de qualidade, aprovados pela Anvisa, e seguir todos os protocolos de segurança e saúde. O objetivo final deve ser sempre garantir que o paciente se sinta melhor, porém sem perder a sua essência.

Conheça a NKS

A NKS Odontologia tem profissionais experientes e qualificados que são referência em procedimentos estéticos e estrutura voltada para o conforto dos seus pacientes e a praticidade nos atendimentos, garantindo uma operação segura e resultados incríveis.

A clínica fica localizada na Avenida Nossa Senhora de Lourdes, 585, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba. Faça uma visita ou acesse o site para conhecer todas as soluções.