Os implantes dentários são pinos de titânio que atuam como a raiz do dente. As próteses fixas são colocadas sobre eles
Os implantes dentários são pinos de titânio que atuam como a raiz do dente. As próteses fixas são colocadas sobre eles| Foto: Shutterstock
  • Por Oral Sin Implantes
  • 03/08/2021 16:49

As próteses fixas com implantes dentários oferecem muito mais segurança para as pessoas que precisam repor um dente ou até mesmo toda uma arcada dentária. Isso porque, como as próteses não correm risco de escorregar ou se mover na boca, é possível comer, falar e sorrir com confiança e praticidade, sem situações constrangedoras.

Mas como funciona o tratamento que possibilita esses resultados?

Para entrar nos detalhes, é importante explicar que o implante dentário é como uma espécie de parafuso, um pino de titânio que é encaixado no maxilar do paciente. O material se integra totalmente ao osso e funciona como a raiz do dente perdido. Após a cicatrização do implante, a prótese fixa é colocada nessa "raiz" artificial.

Como o novo dente é integrado ao osso, há total estabilidade para mastigar todo tipo de alimento ou para falar, sem incômodos da prótese se mexer ou machucar a boca por dentro.

Além disso, o sorriso fica muito mais bonito, melhorando também a autoestima. Os cuidados, após a cicatrização completa, são semelhantes aos de um dente natural: escovação frequente, fio dental, visitas regulares ao dentista e etc.

A Dra. Nilmara S. Imianoski (CRO: PR-CD-21024), da Oral Sin Curitiba Centro, realiza esse tipo de tratamento dentário em seus pacientes. De acordo com ela, "com a prótese fixa, o paciente consegue sorrir sem medo, tem estabilidade na mastigação e não machuca a boca".

Faça sua prótese fixa e outros tratamentos odontológicos na Oral Sin Curitiba Centro

O resultado do tratamento com implante dentário e prótese fixa é um sorriso mais bonito, além de mais confiança para as atividades cotidianas
O resultado do tratamento com implante dentário e prótese fixa é um sorriso mais bonito, além de mais confiança para as atividades cotidianas| Crédito: Shutterstock

Atenção especial para cada caso

Por outro lado, a Dra. Nilmara explica que algumas etapas são necessárias para garantir que o tratamento com implante dentário e prótese fixa seja bem sucedido. A primeira delas é fazer uma consulta de avaliação com especialista em implantes: o profissional vai analisar seu caso, pedir exames (como o raio-x panorâmico) e fazer o diagnóstico. A partir daí, a doutora indica qual o tipo de implante e os procedimentos ideais.

Em seguida, o paciente faz uma consulta pré-cirúrgica com o cirurgião bucomaxilofacial, que vai analisar seus exames de sangue e condições de saúde, além de dar orientações para o pré e pós-operatório. Com isso, o paciente pode retornar apenas no dia da cirurgia.

Na cirurgia para colocação dos implantes dentários, o paciente não sente dor. "Os implantes são colocados sob anestesia local, proporcionando o máximo conforto ao paciente", afirma a Dra. Nilmara. Ela também explica que os pacientes mais agitados podem optar pela sedação consciente, com um gás que causa sonolência, administrado pelo médico anestesista. Para implantes de uma arcada completa, a cirurgia leva em torno de uma hora, segundo a doutora.

Num primeiro momento, o paciente usa uma prótese provisória, até que o implante se integre bem ao maxilar e a prótese fixa definitiva possa ser colocada. O pós-operatório costuma ser tranquilo, embora o dentista possa receitar analgésico e anti-inflamatório para garantir.

O tempo para osseointegração e colocação da prótese definitiva depende bastante de cada paciente: se a estrutura óssea for muito boa, pode ser feita carga imediata, com finalização do processo em até 72 horas. Em outros casos, essa cicatrização pode levar entre 4 a 6 meses, período em que o paciente fica com a prótese provisória normalmente. Segundo a Dra. Nilmara, a duração máxima do tratamento é de 12 meses, quando é necessário fazer enxerto ósseo.

Para terminar, uma das vantagens de fazer um implante dentário em uma clínica conceituada como a Oral Sin Curitiba Centro é ter toda a estrutura necessária em um só local. Além da Dra. Nilmara, a clínica conta com outros profissionais, como o cirurgião bucomaxilofacial, o médico anestesista e os exames necessários.

Entre em contato com a Oral Sin Curitiba Centro e saiba mais sobre os tratamentos