Dormir bem é fundamental para manter o bom funcionamento de diversas funções do corpo.
Dormir bem é fundamental para manter o bom funcionamento de diversas funções do corpo.| Foto: ShutterStock
  • Por Ortolux
  • 06/07/2021 12:28

O sono é um dos momentos mais importantes do dia, funcionando para o corpo como um alimento: repõe as energias e revigora o organismo. Só para você ter uma ideia, durante o sono, o corpo fortalece o sistema imunológico, realiza a liberação de hormônios e consolida a memória. Por isso, o sono é tão fundamental para o bom funcionamento do corpo.

Os especialistas indicam que o ideal é dormir de 6 a 8 horas por dia, sem interrupções. Apesar disso, existem muitos fatores que dificultam que tenhamos uma noite de sono tranquila. Entre eles, estão a ansiedade, o estresse, a rotina agitada, ou ainda a falta de um colchão ou um cobertor apropriado.

Além de cansaço e falta de produtividade, o sono desregulado pode causar danos sérios à saúde, como lapsos de memória e fraqueza muscular. Com a falta de descanso, as capacidades mentais podem ser prejudicadas nas áreas do raciocínio, aprendizado e pensamento.

Dessa forma, é importante dar atenção aos itens que podem melhorar a qualidade do sono. Confira algumas práticas essenciais para proporcionar um relaxamento adequado:

- Ambiente apropriado para o sono: é interessante que tanto a iluminação, a temperatura, o colchão, a coberta e os travesseiros sejam adequados.

- Refeições leves à noite: a indicação dos médicos é que a última refeição do dia seja feita até duas horas antes de dormir e, de preferência, com alimentos leves e de fácil digestão. É importante que o organismo não esteja ocupado com a digestão durante a noite e possa relaxar.

- Horários regulares: é importante que, na medida do possível, uma rotina seja mantida. Dormir e acordar nos mesmos horários ajuda o corpo a entender o momento de descansar.

- Condicionamento do cérebro: os especialistas recomendam não usar a cama como local de trabalho ou lazer, para ver televisão ou ler, por exemplo. Isso porque o cérebro precisa associar a cama como um local de descanso e, automaticamente, relaxar quando estiver deitado nela.

Sono tranquilo

Para favorecer uma noite de sono profundo, portanto, é importante oferecer uma boa condição para o descanso do corpo. Como visto acima, uma das formas de chegar ao relaxamento é com um bom ambiente, ou seja, luz apropriada e artigos de cama favoráveis.

O cobertor ponderado é o exemplo perfeito — uma tecnologia sueca, vendido no Brasil pela Ortolux, capaz deinduzir ao relaxamento e garantir um sono de qualidade. O segredo está no peso: os cobertores ponderados devem ser personalizados, pesando entre 10% e 15% do peso do usuário. Fabricados em algodão macio e preenchidos com esferas de cristal, os cobertores Ortolux são silenciosos e variam entre 3 kg e 11 kg.

Mais pesado do que os cobertores comuns, a pressão do cobertor ponderado sobre o corpo pode fazer com que o organismo libere serotonina e melatonina, substância reguladoras de funções como sono e humor e que garantem maior relaxamento do corpo e da mente.

Por conta destes benefícios, os cobertores ponderados são indicados principalmente para ajudar pessoas com transtorno de pânico, síndrome das pernas inquietas, idosos, TDAH, Alzheimer, autismo, ansiedade e, claro, insônia.

Além disso, uma pessoa que descansa durante a noite e tem sono tranquilo e revigorante, também tem menos estresse e cansaço durante o dia. Por isso, quem usa os cobertores ponderados tendem a sentir uma melhora direta e significativa na vida social e profissional.

Então, não perca tempo e cuide da sua saúde: garanta as melhores condições para o seu descanso à noite, com cobertores ponderados, roupas de cama e colchão de alta qualidade e tecnologia.

Acesse para conhecer as soluções da Ortolux e volte a ter um sono de qualidade.