Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Como a saúde visual pode afetar o rendimento do estudante

Entenda o porquê é tão importante que os estudantes estejam fazendo os exames de rotina visual com frequência

Entenda o porquê é tão importante que os estudantes estejam fazendo os exames de rotina visual com frequência
Entenda o porquê é tão importante que os estudantes estejam fazendo os exames de rotina visual com frequência (Foto: Divulgação)

Super Ótica São José - Com uma história visionária de sucesso no ramo ótico, a Super Ótica São José possui hoje mais de 100 lojas próprias e franqueadas, espalhadas pelo Brasil.

09/12/2019 às 00:01

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Se os olhos começam a não funcionar em sua capacidade máximo, a pessoa começa a desencadear diversos problemas em decorrência deste fator. A saúde visual prejudicada pode trazer muitos danos ao corpo e a mente.

Estatisticamente falando, de dez adultos, seis provavelmente já precisaram passar por alguma correção ocular ao longo da vida. E se as dificuldades são descobertas a tempo, mais simples e eficiente se torna o tratamento.

Os estudos, inclusive, são uma das áreas mais prejudicadas quando a visão começa a falhar. O rendimento escolar pode diminuir, bem como a capacidade de absorção de conteúdo e entendimento em sala de aula. É muito importante cuidar da saúde visual do estudante, e que o tratamento seja feito com frequência para evitar problemas futuros.

Mas você sabe exatamente como a saúde visual pode impactar os estudos e de que forma ela se apresenta na maioria dos casos? Descubra abaixo se você pode estar tendo um desses sintomas.

Dores de cabeça

Cada vez mais estamos expostos a fortes luzes fortes e telas cada vez mais tecnológicas. O impacto do excesso do esforço visual acarreta diversos malefícios à saúde, incluindo as dores de cabeças excessivas.

Muitas das pessoas que relatam terem esses sintomas de maneira frequente, possuem a saúde visual afetada por algum motivo. Segundo pesquisas divulgadas na revista Exame, 6% das pessoas que sofrem de dores de cabeça crônica, começaram a desenvolver esse problema por falta de cuidados com a visão.

Dentro dos estudos, essas dores são capazes de afetar a produtividade do ser humano em até 3,5 horas por semana, fazendo com que a dificuldade dos estudos seja muito maior.

Fadiga ocular

Se você é exposto a grandes ambientes iluminados ou precisa fazer uma força excessiva com os olhos para seguir estudante durante um determinado período do dia, saiba que a fadiga ocular pode fazer muito mal para sua saúde visual.

Se você está forçando muito seu campo visual por conta dos estudos, vale a pena consultar o oftalmologista, já que a probabilidade de precisar do auxílio de óculos é bastante grande.

A fadiga ocular pode causar dores de cabeça intensa e até mesmo causar danos à visão, precisando de óculos para enxergar melhor de longe ou perto, por exemplo.

Problemas para enxergar de perto ou de longe

Praticamente 5 a cada dez alunos já precisaram de algum tipo de correção visual ao longo de sua vida de estudante. Além do esforço redobrado, algumas dificuldades podem aparecer durante a infância e acompanharem uma pessoa para o resto da vida.

Doenças como astigmatismo (borramento da visão), miopia e hipermetropia podem ser intensificados se não tratados a tempo. Por isso, ter o acompanhamento anual é fundamental para garantir que o tratamento seja adequado e o seu desempenho nos estudos não seja afetado.

Pensando nisso, as Óticas São José oferecem além de armações de extrema qualidade, mas lentes que sejam capazes de suprir todas as necessidades do estudante para que seus estudos não sejam prejudicados.

Através de lentes digitais, por exemplo, a precisão do grau além de ser mais eficiente, garante mais conforto em seu uso.

Mais informações visite nosso Blog

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.