Corte Pietrafina permite que rochas sejam utilizadas de forma inovadora na decoração, como no painel da Hecher Yllana Arquitetos.
Corte Pietrafina permite que rochas sejam utilizadas de forma inovadora na decoração, como no painel da Hecher Yllana Arquitetos.| Foto: Divulgação/PR Grupo Paraná
  • Por Paraná Granitos
  • 17/03/2021 13:41

O uso de rochas ornamentais na construção e decoração de um ambiente, seja ele pessoal ou corporativo, é capaz de transmitir elegância e sofisticação. E as mais utilizadas para esses fins são o mármore, o granito, o quartzo e o quartzito, que nunca saem de moda. O efeito do uso desses materiais é único, garantindo versatilidade e resultados diferenciados para cada aplicação. Eles podem revestir paredes e pisos, servir como artefatos de decoração ou até mesmo produzir móveis inteiros - tudo depende da criatividade do projeto e das tecnologias disponíveis.

Uma tecnologia inovadora capaz de tornar o uso dessas rochas ainda mais singular é a Pietrafina. Oferecida pelo PR Grupo Paraná, a Pietrafina é uma tecnologia de corte que permite que as pedras sejam aplicadas nas mais diversas superfícies. Esse corte reduz o peso de mármores, granitos e outros em até 70% e faz com que o material obtenha a espessura de apenas 5 mm. O uso da Pietrafina permite, também, que as peças se tornem mais resistentes a impactos, já que sua estrutura alveolar aplicada proporciona leveza e resistências aos materiais.

Bancada revestida com mármore após uso da Pietrafina, com execução da Marmoraria Pedra Moderna.
Bancada revestida com mármore após uso da Pietrafina, com execução da Marmoraria Pedra Moderna.| Divulgação/PR Grupo Paraná

Com a chegada dos produtos no formato Pietrafina ao universo do design, as possibilidades de aplicação de rochas ornamentais que existem atualmente são incontáveis. Isso porque qualquer material, móvel ou superfície pode receber uma camada fina de rochas naturais, o que gera uma versatilidade muito maior que aquela proporcionada por uma chapa normal e outras opções.

O PR Grupo Paraná domina essa área desde 2010, quando se tornou um dos pioneiros do mercado e permitiu que designers e arquitetos usassem e abusassem da criatividade em seus projetos.

Inovação em projetos com rochas ornamentais

Agora que você já sabe como funciona o corte Pietrafina, que tal pensar em algumas formas de utilizá-lo em seus projetos e acabamentos? De acordo com o tipo da rocha, o corte permite que o material torne-se translúcido, possibilitando o uso de lâmpadas e fitas de LED e modificando a iluminação do ambiente. Nesse caso, o material adequado é completamente transformado em uma estrutura de luz luxuosa e exclusiva.

Não há limites para a criatividade quando a Pietrafina permite criar móveis e espaços únicos, como é o caso do painel exposto na Casa Cor 2019, pela Architetonika.
Não há limites para a criatividade quando a Pietrafina permite criar móveis e espaços únicos, como é o caso do painel exposto na Casa Cor 2019, pela Architetonika.| Divulgação/PR Grupo Paraná

Também é possível criar móveis únicos e itens de decoração grandes e pequenos com design único - desde gavetas e armários até molduras de espelhos e porta-retratos - ou mesmo vasos de planta e abajures. Mesas, tampos e prateleiras são renovados com a aplicação de Pietrafina, seja com o tipo de material que passa iluminação ou não, cada um causando um impacto diferente aos olhos e ao ambiente.

A tradicional aplicação das rochas, em paredes e pisos também pode se estender aos tetos, o que abre um novo leque de possibilidades. Um elevador completo pode ganhar aplicação de Pietrafina, de cima a baixo. Outra possibilidade é um ambiente composto apenas de tons neutros e lisos tornar-se diferenciado ao ter um teto revestido em rocha.

Itens de decoração também podem ganhar revestimento de rochas ornamentais. Na imagem, composição da arquiteta Katalin Stammer.
Itens de decoração também podem ganhar revestimento de rochas ornamentais. Na imagem, composição da arquiteta Katalin Stammer.| Divulgação/PR Grupo Paraná

Como a versatilidade do material permite visuais completamente diferentes, desde os mais clássicos até os mais rústicos, as rochas ornamentais podem ser utilizadas em todos os cômodos da casa, como sala, banheiro, quarto e cozinha, assim como em escritórios e outros ambientes corporativos. A aplicação de mármore, granito e outras rochas pode ser feita em áreas internas e externas, sempre com o acompanhamento de um profissional para avaliar a quantidade de material a ser utilizado e o nível de segurança oferecido.

A diminuição de peso, tamanho e forma que a Pietrafina proporciona às rochas ornamentais além de surpreender, pode tornar cada ambiente planejado único e personalizado. Para isso, o PR Grupo Paraná oferece inúmeros padrões de mármores e granitos. Há mais de 30 anos trabalhando na extração e distribuição de rochas ornamentais de jazidas próprias, o grupo conta com três centros de distribuição no Brasil: no Paraná, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Conheça mais no site.

Confira outras aplicações de rochas ornamentais, a partir do uso da técnica de corte:

  • Ambiente das arquitetas Juliana Ricciardi e Karina Knorr.
  • Ambiente das arquitetas Juliana Ricciardi e Karina Knorr.
  • Sala VIP para eventos, da arquiteta Viviane Tabalipa
  • Sala VIP para eventos, da arquiteta Viviane Tabalipa
  • Sala VIP para eventos, da arquiteta Viviane Tabalipa