Ambiente projetado pela arquiteta Sabrina Paciornik e Salete Borba, com Mármore Perlato PR, extraído da Jazida de Branco Paraná, do PR Grupo Paraná
Ambiente projetado pela arquiteta Sabrina Paciornik e Salete Borba, com Mármore Perlato PR, extraído da Jazida de Branco Paraná, do PR Grupo Paraná| Foto: Ramirez/PR Grupo Paraná.
  • Por Paraná Granitos
  • 18/03/2021 12:19

Muito comum na decoração, o mármore é uma rocha metamórfica que deixa qualquer ambiente muito elegante. A rocha é formada a partir de uma transformação física e química, originária do calcário. E, quando exposta a altas temperaturas e pressão, transforma-se em mármore.

Para formar o material de decoração que reveste as casas brasileiras, o processo começa nas jazidas, localizadas em regiões que tiveram intensa atividade tectônica. Esses fatores possibilitam as condições de temperatura e pressão necessárias para formar a rocha. As variadas formas e colorações são moldadas conforme os sedimentos e a intensidade tectônica a que a rocha é exposta.

Uma dessas diversidades é o mármore branco. O PR Grupo Paraná, empresa paranaense, trabalha com mármores e granitos, possuindo jazidas próprias. E um dos diferenciais da empresa é justamente uma de suas jazidas, nomeada como Jazida Branco Paraná, de onde é extraído mármore branco.

Ambiente com o material Monte Cristo PR, beneficiado pelo PR Grupo Paraná.
Ambiente com o material Monte Cristo PR, beneficiado pelo PR Grupo Paraná.| Marcelo Stammer/PR Grupo Paraná.

As características físicas e o padrão único fazem com que dessa extração surja um dos mármores mais requisitados por arquitetos, designers e especificadores. O mármore branco apresenta altíssima qualidade e design moderno, tornando-se um dos materiais preferidos em projetos arquitetônicos.

Além do mercado nacional, esse material também chama atenção fora do Brasil, devido a suas vantagens funcionais e valor que agrega ao ambiente, assim como por sua estética elegante, sofisticada e luxuosa. O branco, dentre as opções de cores de mármore é a mais atemporal, o que torna a aplicação desse mármore perfeita para os mais diversos projetos e ambientes.

O PR Grupo Paraná extrai da própria jazida os seguintes mármores brancos: Monte Cristo, Macchia Oro, Monte Vitta, Nácar, Provance, Calacatta, Lótus, Macchia Vecchia, Nimbus, Calacatta Lótus e Perlato. Todos podem ser aplicados em balcões, bancadas, pisos, revestimento de paredes e muitas outras opções que a decoração permite.

No entanto, cada um dos materiais conta com uma característica específica. O Monte Cristo, por exemplo, possui um contraste perfeito com elementos de madeira e plantas ornamentais, que compõem a decoração do ambiente. Já o Macchia Oro tem os tons de fundo brancos e com veio marcantes nas cores cinza e dourado.

Com padronagem única e bela, o mármore Monte Vitta é considerado um marco para ambientes exclusivos. O Provance, também conhecido pela beleza, combina muito com texturas e móveis amadeirados. Já o mármore do tipo Calacatta é muito diferente, pois tem como fundo a cor branca e veios cinza esbranquiçados. O Lótus, no entanto, apesar de estar classificado como um dos mármores brancos, apresenta tonalidade entre o bege e o rosa que, aliados aos elementos certos, trazem sensação de aconchego e delicadeza.

O Macchia Vecchia é um pouco mais chamativo que os outros tipos de mármores. Ele possui uma grande veia com coloração escura na pedra. O Perlato, por sua vez, é um tipo de mármore branco mais delicado e discreto, possuindo característica de fundo perolado, com nuances cinza.

Ambiente montado pela FS Arquitetura, com o material Monte Vitta, beneficiado pelo PR Grupo Paraná.
Ambiente montado pela FS Arquitetura, com o material Monte Vitta, beneficiado pelo PR Grupo Paraná.| Divulgação/PR Grupo Paraná.

Há, também, os padrões Nimbus e Calacatta Lótus. O primeiro deles apresenta cor de fundo predominante acinzentada, com incidência de veios finos pretos. Já o segundo tem fundo predominante rosa bem claro e veios acinzentados. Por fim, há o tipo Nácar, que apresenta fundo rosa bem claro. Ocasionalmente, os veios desse material aparecem na diagonal.

Extração

Para que se chegue ao mármore aplicado ao projeto, o primeiro passo é a extração dos maciços rochosos, resultando em blocos retangulares de diversos tamanhos. Depois, esses blocos são serrados e transformados em chapas na fase do beneficiamento primário. A terceira e última etapa é o beneficiamento final, no qual o material recebe o acabamento escolhido e passa por um processo de refinamento.

Projeto de Miró e Carvalho Arquitetura, que utiliza o material Calacatta, beneficiado pelo PR Grupo Paraná, nos tampos.
Projeto de Miró e Carvalho Arquitetura, que utiliza o material Calacatta, beneficiado pelo PR Grupo Paraná, nos tampos.| Marcelo Stammer/PR Grupo Paraná.

Sustentabilidade

Além dos aspectos estéticos que envolvem uma decoração, é levada em conta também a funcionalidade e a sustentabilidade dos materiais. O mármore é um grande exemplo disso, já que, se adquirido de empresas comprometidas com o meio ambiente, entra para o time dos materiais duráveis e naturais, afinal, uma chapa de mármore fica intacta por décadas. Tanto isso é verdade que a utilização de rochas como o mármore diminui o descarte constante de materiais no meio ambiente.

O PR Grupo Paraná tem mais de 30 anos na extração e distribuição de inúmeros padrões de mármores e granitos, estando sempre preparado para atender às necessidades de todos os clientes. Atualmente, o grupo conta com três centros de distribuição no Brasil: no Paraná, em Minas Gerais e no Espírito Santo, com distribuição de pedras de jazidas próprias. Conheça mais sobre o grupo no site.

Ambiente com o Macchia Oro PR, beneficiado pelo PR Grupo Paraná. Esse tipo de mármore é único por conta de seus veios dourados.
Ambiente com o Macchia Oro PR, beneficiado pelo PR Grupo Paraná. Esse tipo de mármore é único por conta de seus veios dourados.| Rafael Lima/PR Grupo Paraná.