Os projetos com mármore e granito trazem mais requinte ao ambiente. Produto: Monte Vitta PR. Arquiteto: Ivan Wodzinsky
Os projetos com mármore e granito trazem mais requinte ao ambiente. Produto: Monte Vitta PR. Arquiteto: Ivan Wodzinsky| Foto: Eduardo Macarios
  • Por Paraná Granitos
  • 26/11/2021 17:20

O primeiro passo para um bom projeto de decoração é saber qual seu estilo. O segundo é conhecer em detalhes o que há disponível para trazer ao ambiente a sofisticação e o requinte desejado. Saber o que cada item pode oferecer é a melhor maneira de acertar na realização de um projeto atemporal, daqueles que não saem de moda nunca! Para quem está analisando materiais e produtos para incrementar seu ambiente residencial ou comercial, temos uma dica: mármore e granito. Você sabe a diferença entre eles e o que cada um pode oferecer?

Escolher o material de revestimento de paredes, pisos, móveis, bancadas e demais elementos decorativos requer investimento em produtos que somam resistência à beleza e sofisticação que a natureza pode fornecer.

A melhor maneira de aproveitá-los em sua plenitude é entender as diferenças entre os dois. Isso vai permitir fazer a escolha certa e alcançar o resultado procurado para cada parte do seu projeto.

Mármore

Os veios do mármore trazem uma aparência singular e impressionante. Produto: Macchia Oro PR. Arquiteta: Ana Cristina Ávila.
Os veios do mármore trazem uma aparência singular e impressionante. Produto: Macchia Oro PR. Arquiteta: Ana Cristina Ávila.| Marcelo Stammer

A palavra mármore vem do grego marmairein, ou do latim marmor, que significa pedra de qualidade ou pedra branca. Com origem na transformação metamórfica do calcário, costuma ser encontrado com mais frequência em regiões onde já houve registros de erupções vulcânicas. Conta com variações de cor a partir da quantidade de minérios presentes em sua formação.

E nessa gama de tonalidades, vai do predominantemente branco ao oposto, o majoritariamente preto, passando pelo acinzentado, creme com veios escuros ou de tonalidade verde. São esses veios, em cores diferentes às da rocha, que fazem dessa pedra ornamental uma peça ímpar, de um impacto que poucos materiais conseguem causar.

A beleza do mármore, explícita na soma do branco aos veios de tonalidades mais escuras e formas surpreendentes: requinte e atemporalidade na dose exata para qualquer ambiente. Produto: Macchia Oro PR
A beleza do mármore, explícita na soma do branco aos veios de tonalidades mais escuras e formas surpreendentes: requinte e atemporalidade na dose exata para qualquer ambiente. Produto: Macchia Oro PR| Divulgação

Onde usar?

Houve um tempo em que o mármore não era recomendado para áreas com muito movimento, fricção e umidade, mas isso é passado! Hoje, basta o uso de bons impermeabilizantes para proteger o material. Isso permite, por exemplo, que o mármore seja utilizado em qualquer ambiente, incluindo áreas molhadas, como cozinhas, banheiros e também áreas externas. A impermeabilização é fundamental, pois garante maior resistência a riscos, corrosões e absorção de líquidos.

O mármore pode ser utilizado ainda em objetos de decoração, como quadros, molduras e móveis, o que acrescenta um toque clássico e atemporal ao ambiente.

Granito

A luminosidade do granito torna o espaço mais sofisticado. Produto: Café Imperial PR. SCK Arquitetura.
A luminosidade do granito torna o espaço mais sofisticado. Produto: Café Imperial PR. SCK Arquitetura.| Renata Salles

Rocha formada pelo resfriamento do magma, o granito é composto pelos minérios quartzo, mica e feldspato, encontrados em grandes quantidades na natureza. Conta com mais cores misturadas devido à disposição de minerais em sua parte interior. São essas cores que dão ao granito uma aparência mais luminosa – os grãos diversos e pontinhos que ocupam sua superfície reforçam esse aspecto – se comparado ao visual mais suave e uniforme do mármore.

Uma das principais características do granito é sua rigidez. É frequentemente utilizado em bancadas de cozinha, pisos e áreas de serviço, mas já encontra também aplicações em ambientes como a sala de estar, em painéis, pisos e escadas. Material indicado para quem procura dar aquele toque de classe aos ambientes.

O marrom intenso do granito Café Imperial PR confere tom clássico e elegante a qualquer espaço em que for utilizado.
O marrom intenso do granito Café Imperial PR confere tom clássico e elegante a qualquer espaço em que for utilizado. | Divulgação

Onde usar?

Quer saber onde aplicar o granito? Se sua opção for pela beleza ímpar do granito Café Imperial PR, de tonalidade marrom intensa, uma boa aplicação é a cozinha. Na bancada planejada, oferece luminosidade e resistência para a execução das tarefas do dia a dia, e fará desta área um espaço ainda mais nobre e acolhedor.

O Café Imperial PR vai muito bem também em tampos de balcões e bancadas tanto na sala de jantar, quanto na churrasqueira da área externa. No banheiro, o luxo do granito pode ser aplicado na pia, no piso e também no revestimento vertical. Somado à sua resistência, facilita o trabalho de limpeza diária.

Assim como o mármore, o granito também precisa de impermeabilização, em ambos os casos é fundamental que as recomendações do fabricante dos produtos impermeabilizantes sejam observadas e atendidas.

Quer encontrar mármore e granito de qualidade?

O PR Grupo Paraná oferece uma seleção completa de mármores e granitos para qualquer tipo de ambiente e projetos de decoração. Em sua jazida de mármore branco, localizada no Paraná, são extraídos mais de dez tipos de mármore branco. A jazida do granito Café Imperial é localizada em Minas Gerais.

O PR Grupo extrai esses materiais com tecnologia e eficiência há mais de 30 anos. A empresa é referência no mercado de rochas ornamentais e na tecnologia Pietrafina – da qual também é pioneira –, processo de corte de rochas naturais que permite a obtenção de peças com peso reduzido e resistência elevada.

Quer saber mais sobre o mármore e o granito? Entre em contato com o PR Grupo Paraná!