Fettuccine Pedra Lagosta
Fettuccine Pedra Lagosta| Foto: Fernando Zequinão/Divulgação
  • Por Pedra Lagosta
  • 23/12/2020 12:51

Os frutos do mar são ingredientes que aparecem na culinária de praticamente todos os países. Por garantirem sabores e texturas únicos, eles são capazes de compor pratos bastante distintos. Desde caldos e saladas até massas e sopas, são inúmeras as possibilidades de harmonização para garantir sabores que agradem a diversos tipos de paladar.

Na França, por exemplo, temos o Bouillabaisse, um ensopado feito com vários tipos de peixes, ervas e especiarias. Ou a Lagosta ao Thermidor, que leva carne de lagosta cozida recheando a casca do crustáceo com gema de ovo e conhaque. Chegando mais próximo, na América do Sul, encontramos a Centolla, uma espécie de caranguejo gigante que ideal para ser consumido ao natural ou em preparações como empanadas, sopas e risotos. Já no Brasil, com sua extensa costa litorânea, as opções são ainda maiores: ostras, camarões e peixes fazem parte da culinária que inclui de bobós e caldos a churrasco de frutos do mar. Tem para todos os gostos.

O fato é que mesmo com essa rica possibilidade de utilização dos frutos do mar, é muito comum que as pessoas os preparem sempre do mesmo jeito. Vai dizer que um salmão grelhado ou uma tilápia frita não são muito mais fáceis de serem encontrados do que qualquer um dos pratos citados acima?

Nova experiência

Foi pensando nessa possibilidade de enriquecimento de experiências que o chef Paulino da Costa formulou o cardápio do restaurante Pedra Lagosta. O chef, que já ostentou o título de Chef 5 Estrelas pelo Prêmio Bom Gourmet, promete uma nova experiência em termos de gastronomia, com pratos com frutos do mar que fogem do tradicional.

Além de contar com cozinha diversificada, o novo restaurante de frutos do mar terá grande variedade de massas, mesmo que não seja uma trattoria. O diferencial está nas massas de fabricação própria, que estarão presentes no cardápio para agregar sabor aos frutos do mar. Por ter trabalhado em restaurantes como Trattoria La Rosetta, em Roma, especializada em pescados, e Ristorante Da Caino (2 estrelas Michelin), na Toscana, Paulino conta com o know-how necessário para trabalhar com os ingredientes frescos.

Segundo o chef, como os frutos do mar têm características particulares, eles causam grande impacto visual. Assim, dois pratos do cardápio do Pedra Lagosta terão justamente esse apelo, inclusive com uma lagosta grande partida ao meio. O “Pedra Lagosta Verão” será um espaguete com molho de tomate fresco, manjericão, camarão e lagosta grelhada. Já o “Pedra Lagosta Inverno” é um tagliatelle com molho branco, camarão e lagosta, finalizado ao forno.

Paulino adianta que os comensais terão uma experiência italiana completa, já que as massas serão feitas diariamente no próprio restaurante, o que vai garantir a leveza e, claro, o frescor. Além das massas longas, o chef explicou que vai poder fazer qualquer tipo de massa – de lasanha até conchiglione e parafuso.

Conchiglione de bacalhau
Conchiglione de bacalhau| Fernando Zequinão/Divulgação

Outra experiência italiana será o nhoque de sêmola, originalmente romano. De uma maneira simplista, ele se assemelha a uma polenta que é colocada em uma forma para esfriar. É, então, cortado em rodelas, recebendo molho e queijo.

Os amantes das carnes também irão encontrar opções como paleta de cordeiro e bisteca fiorentina.

O poder da lagosta e dos demais frutos do mar

Não há como falar em frutos do mar, sem mencionar a rainha lagosta. Para o cardápio do Pedra Lagosta, ela virá diretamente do Ceará, conhecida como a terra do crustáceo. Algumas das entradas serão o bolinho de lagosta e a concha Pedra Lagosta. Paulino explica que o caldo de legumes é a base do molho da concha. A lagosta é cortada ou desfiada, vai para a concha e ainda leva queijo antes de ser gratinada.

Já o peixe fresco é a união perfeita entre sabor e textura. Vindo da região Sul, ele será servido mais aos finais de semana para aproveitar o frescor do produto. Ele pode ser servido inteiro ou numa roupagem litorânea, grelhado, com maionese de camarão, pirão de siri e arroz branco.

Uma releitura da tradicional maionese também estará presente. Com legumes que lembram uma salada russa, ela é composta por pedaços de lagosta e maionese de alcaparras. As moquecas também fazem parte do menu. Serão servidas as de peixe, de camarão e a mista, que vai levar peixe, camarão, lula e marisco.

Sobremesa mil folhas com morangos do Pedra Lagosta
Sobremesa mil folhas com morangos do Pedra Lagosta | Fernando Zequinão/Divulgação

Para encerrar a refeição, nada melhor do que uma sobremesa elaborada. A casa oferecerá doces tradicionais, como petit gateau de doce de leite, pudim de leite, tiramisu e brownie com avelã. Mas um dos destaques é o mil folhas. Diferente da versão comum, no Pedra Lagosta, ele é montado primeiramente com creme de baunilha, calda de caramelo, pedaços de morango e, por cima de tudo, pedaços quebrados da massa folhada e finalização com açúcar de confeiteiro.

Além de um ambiente moderno, com espaço para um happy hour e para jantares refinados, o restaurante contará com estacionamento gratuito. A casa também irá trabalhar com sistema de delivery, que deve passar a funcionar ainda em dezembro, antes mesmo da abertura oficial do salão físico.