Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
A câmera analítica faz a contagem de pessoas, sabendo quem entrou e saiu da sua empresa.
A câmera analítica faz a contagem de pessoas, sabendo quem entrou e saiu da sua empresa.| Foto: ShutterStock
  • Por Poliservice
  • 07/04/2021 14:28

Quando falamos em proteção, o serviço de segurança eletrônica é a principal escolha de empresários e comerciantes que procuram manter o negócio em perfeito estado e sem problemas.

Isso acontece porque essa tecnologia é a indicada para deixar o colaborador e o patrimônio da empresa em segurança.

Investir em segurança deve ser uma das maiores preocupações dos empresários, pois é essencial que funcionários se sintam seguros em seus locais de trabalho e também que os possíveis bens valiosos que você possui estejam sendo monitorados por uma equipe competente.

A tecnologia utilizada nesse tipo de serviço de segurança eletrônica oferece recursos que facilitam a comunicação, fazendo com que as medidas de segurança de uma empresa, como sons, travas de segurança e aviso a autoridades competentes sejam tomadas.

Quais são os principais benefícios de apostar na segurança eletrônica?

Vigilância

Mesmo que você possa contar com seguranças em diversos andares ou espaços da sua empresa, algumas coisas podem passar desapercebidas. As câmeras de segurança podem evitar roubos e furtos e ajuda na recuperação de imagens, caso seja necessário. Isso porque todas as informações ficam gravadas e podem ser consultadas ao vivo ou por um período de tempo. No setor odontológico, por exemplo, apostar nessas câmeras facilita que o médico tenha noção do que acontece na sala de espera, enquanto ele realiza qualquer procedimento.

Controle de quem entra e sai

Com o sistema de segurança instalado de maneira estratégica, é praticamente impossível que alguém vá até o seu consultório ou empresa sem que você saiba.
Com a gravação de imagens e o serviço de monitoramento integrado, você estará ciente de quase tudo o que acontece.

Com o sistema de segurança eletrônica você pode liberar a entrada de alguém que esteja sendo visto pela câmera e saber, também, quem saiu de dentro da sua empresa, loja ou consultório.

Com o sistema de câmera analítica, você pode cadastrar e realizar a autorização de entrada através de reconhecimento facial de locais específicos somente para pessoas autorizadas, o que gera um maior controle de entrada e saída e segurança para a sua empresa. Além disso, hoje em dia o sistema de câmeras analíticas já realiza a detecção de pessoas que estejam com ou sem máscara e faz a aferição de temperatura, emitindo um alerta caso haja qualquer situação que não esteja de acordo com as normas de segurança.

Economia

De acordo com a legislação trabalhista, um funcionário de segurança deve trabalhar, no máximo, 44 horas semanais. Considerando que uma semana tem 168 horas, seriam necessários pelo menos quatro funcionários para cobrir um único posto de vigilância durante as 24 horas do dia, pelos sete dias da semana.

Contudo, é preciso também ter em mente que os funcionários tiram férias e que podem faltar em função de ocorrências diversas, como doenças e problemas familiares. Sendo assim, seria necessário contratar pelo menos mais um funcionário para garantir a cobertura dessas eventualidades, ainda que seja como mão de obra temporária.

Portanto, entre as vantagens da segurança eletrônica está a possibilidade de reduzir o quadro de funcionários ou mesmo alocá-los para outras atividades, o que proporciona uma significativa economia de recursos.

Inibição das ações

A maior parte dos criminosos é formada por oportunistas, que não estão dispostos a enfrentar grandes dificuldades para cometer crimes. Assim, eles procuram por locais menos protegidos, onde possam atuar com maior tranquilidade e com menor risco de identificação.

Quando eles encontram locais guardados por câmeras, cercas elétricas, alarmes e outros dispositivos, sequer consideram a possibilidade de uma invasão. Muitas vezes, a simples presença da sinalização indicativa de que no local há equipamentos de segurança eletrônica é suficiente para inibir a ação do cidadão infrator.

No momento de pandemia, é essencial contar com um sistema que faz a checagem de temperatura e máscara de pessoas
No momento de pandemia, é essencial contar com um sistema que faz a checagem de temperatura e máscara de pessoas| ShutterStock

Principais equipamentos do sistema de segurança eletrônica?

Câmera de Segurança

Como dito durante o texto, ela permite monitorar o ambiente durante 24 horas e as informações podem ser vistas em qualquer horário com uso de monitores e outras ferramentas.

Hoje já existem acessórios complementares, como sons de alerta, sensores de presença, reconhecimento facial e a procura de emergência em situações de risco. Além de tudo isso, também com o sistema de câmera analítica é possível realizar a contagem de pessoas e a diferenciação entre ser humano e animal, fazendo com que o sistema inteligente trabalhe com a melhor estratégia para a sua empresa, economizando o tempo dos colaboradores, que não precisam ficar a todo tempo olhando as câmeras.

Também podem ser conectadas no celular dos profissionais autorizados, o que tem sido a melhor escolha para os pequenos empreendedores.

Sistema de Controle de Acesso

Tem como objetivo principal permitir apenas a entrada de pessoas autorizadas a ambientes ou empresas de acesso restrito.

Além disso, pode ser aplicada para controle de fluxo de pessoas e de horários de entrada e saída de cada colaborador e visitante.

Alguns desses equipamentos utilizam o reconhecimento facial, crachás com microchips ou a impressão digital como controle de acesso.

O futuro do mundo está nas mãos da tecnologia, que está trazendo inovações que tornam as nossas vidas mais fáceis e seguras.

Agora que você já conhece as principais tecnologias usada no ramo da segurança eletrônica, ficará muito mais fácil de escolher qual delas você irá aplicar em seu futuro negócio.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis a você e ao desenvolvimento das atividades em sua instituição.

Todos os sistemas de segurança e equipamentos citados neste artigo são oferecidos pela Poliservice, que é referência em segurança em toda a região de Curitiba. Quer saber mais sobre o serviço de segurança eletrônica? Fale agora mesmo com um dos consultores: (41) 3351-1900