Saiba como instalar uma porta
Saiba como instalar uma porta| Foto: Divulgação
  • Por Pormade
  • 22/04/2021 12:25

Não há dúvidas quanto à necessidade de portas em qualquer lar ou estabelecimento. Além de itens essenciais, é importante pensar em pontos como segurança, material, estilo, qualidade e custo-benefício. Mas, e depois, como instalar a porta escolhida?

No geral, o processo de instalação de uma porta pode ser um tanto trabalhoso e demorado. É necessário medir a abertura da porta, comprar todo o material necessário, aparar e alterar a porta e o batente para encaixar no espaço, fazer recessos e adicionar dobradiças, para finalmente conseguir instalar a porta.

O kit de porta é a forma mais rápida e prática de instalar uma porta

Por ser um processo que envolve diversos detalhes, uma das melhores soluções disponíveis no mercado é adquirir o kit de porta pronta. A principal diferença nesse caso é que tanto a porta, como todos os itens necessários estão prontos para instalar. O kit inclui folha de porta, jogo de batentes, jogo de guarnições, jogo de dobradiças já instaladas e você pode, inclusive, solicitar que ele já venha com a fechadura. Tornando o processo muito mais rápido, prático e econômico de ser executado.

Com o kit completo são necessários apenas 5 passos para instalar sua porta:

1 - Preparação

É necessário, com a ajuda de uma trena ou fita métrica, conferir o vão para instalação da porta, verificando a altura, largura e espessura.

Ao retirar o kit da embalagem, você irá remover a trava inferior e o calço da porta para então seguir para os próximos passos.

Está fazendo o acabamento? Confira as opções de rodapé da Pormade

2 - Instalação

Com o produto em mãos, a porta deverá ser centralizada no vão e, assim, fixar as cunhas, ajustar o alinhamento com a parede e verificar o prumo.

3 - Aplicação da espuma

Uma vez instalada e verificado o alinhamento e prumo, o próximo passo é umedecer os pontos de aplicação e colocar a espuma.

Após aguardar a cura da espuma, que leva de 12 à 24 horas, basta retirar as travas e espaçadores, e remover os excessos.

Com um kit de porta pronto a instalação de porta fica muito mais prática
Com um kit de porta pronto a instalação de porta fica muito mais prática| Divulgação

4 - Instalação das guarnições

Após remover as guarnições da embalagem, basta verificar o lado correto para corte, identificado com adesivo. Marque as posições do corte junto à porta para, então, serrar conforme a marcação.

5 - Finalizar

Para finalizar a instalação da sua porta, basta passar a cola na haste da guarnição e colocá-la no local do batente.

Caso tenha optado por um kit com fechadura, por último você irá finalizar os acabamentos da fechadura, para que a porta esteja totalmente instalada e segura.

Caso tenha alguma dúvida, confira também o vídeo explicativo de como instalar um kit de porta da Pormade:

Seja no caso de você mesmo instalar a porta do seu projeto ou então contratar um profissional especializado, o kit de porta pronta Pormade oferece muito mais agilidade e praticidade sem comprometer a qualidade e segurança da instalação da sua porta.