Existe uma ampla variedade de portas no mercado, saiba a ideal para cada tipo de ambiente
Existe uma ampla variedade de portas no mercado, saiba a ideal para cada tipo de ambiente| Foto: Divulgação
  • Por Pormade
  • 22/04/2021 12:37

Muito mais que um item de decoração, as portas são essenciais para a segurança e durabilidade de um projeto, seja na hora de construir ou reformar.

Por isso, é comum que surja a dúvida de qual é a porta ideal para cada ambiente. E com tantas opções disponíveis no mercado, essa pode ser uma decisão difícil de tomar. Vamos explicar aqui as principais características a serem levadas em consideração para que você escolha a melhor opção para sua casa.

Diferença de portas para ambientes externos e internos

Primeiramente, é importante entender que existe uma diferença principal entre as portas: são para ambientes internos e externos?

Isso vai implicar tanto no tamanho da porta, visto que geralmente as de ambientes externos são maiores que as de ambientes internos, e na qualidade do material, uma vez que portas externas ficam mais expostas e, portanto, exigem mais cuidado e manutenção.

Não precisa sofrer. Conheça o kit porta pronta da Pormade e instale já a sua porta

Portas para ambientes externos

Para ambientes externos, além da exposição à chuva, umidade, calor e sol, é essencial que as portas ofereçam segurança. Dessa forma, o mais recomendado é que essas portas sejam de materiais mais resistentes, como alumínio, vidro, ferro e similares.

Outro fator importante é que elas são muito mais impactantes na estética da casa — é válido investir em uma porta de qualidade, mas que também tenha muito estilo. É muito comum que se utilize portas pivotantes ou deduas folhas nesses casos.

Portas para ambientes internos

Dentre os ambientes internos ainda existem algumas especificações conforme o ambiente, mas de forma geral elas podem ser instaladas conforme o cômodo, sendo possível usa diversos materiais, estilos e tipos de aberturas.

As portas para ambientes internos podem ser escolhidas conforme o cômodo
As portas para ambientes internos podem ser escolhidas conforme o cômodo| ShutterStock

Quartos: nesse caso a porta pode tranquilamente ser escolhida conforme a decoração do ambiente, mas é recomendado pensar em materiais que tenham isolamento térmico e acústico.

Banheiros e cozinhas: nesse caso é fundamental pensar em portas com materiais resistentes à umidade. É preciso, também, ter um cuidado maior com a manutenção.

Ambientes pequenos: dependendo do cômodo, as portas camarão, que são modelos com quebra na folha, portanto se dobram, podem ser interessantes para ocupar menos espaço do ambiente. Também asportas de correr são opções estilosas e funcionais.

Com tanta variedade no mercado, certamente você irá encontrar a opção ideal para sua casa, que ofereça a qualidade, segurança e estilo que seu projeto merece. A Pormadeé especialista em portas e oferece as melhores opções do mercado, além de consultoria técnica na venda para que você tire todas as suas dúvidas.