Rodapé em PVC Wood - solução inovadora e ótimo custo-benefício.
Rodapé em PVC Wood – solução inovadora e ótimo custo-benefício.| Foto: Divulgação
  • Por Pormade
  • 22/04/2021 12:16

Quando se pensa em decoração, provavelmente o rodapé não é o primeiro item na lista de materiais de acabamento, certo? Apesar de não ser muito priorizado, o rodapé pode fazer muita diferença no seu projeto. Ele cumpre diversas funções no ambiente, protegendo o revestimento, melhorando o acabamento e, claro, tendo um impacto visual.

Ao procurar rodapé para o seu projeto, você vai perceber que existem diversas opções disponíveis no mercado, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Neste post vamos explicar um pouco sobre os diferentes materiais de rodapé e como funciona a instalação de cada um deles, para que você escolha a solução ideal para o seu ambiente.

Rodapé de madeira

Muito tradicionais, os rodapés de madeira são uma ótima opção para deixar o ambiente rústico e sofisticado. Inicialmente, eram apenas utilizados em sua cor natural ou então com verniz, mas com o tempo surgiram acabamentos como pintura e laca.

Sua instalação é feita parafusando as peças na parede, sendo instalado com buchas, parafusos e cavilhas.

A principal desvantagem dos rodapés de madeira é o fato de não serem resistentes à umidade e, por isso, são indicados apenas para cômodos secos, como salas e quartos. Ainda assim, é necessário fazer manutenção com tratamento anti-cupim e aplicação de verniz para ajudar a impermeabilizá-lo.

Por ser difícil de instalar e exigir manutenção, atualmente o rodapé de madeira é muito pouco utilizado.

Rodapés em madeira - tradicionais, ótimas opções para deixar o ambiente rústico e sofisticado.
Rodapés em madeira - tradicionais, ótimas opções para deixar o ambiente rústico e sofisticado.| Divulgação

Rodapé de plástico

Os rodapés de plástico, ou mais especificamente poliestireno, ao contrário dos tradicionais de madeira, são uma opção muito mais recente e cada vez mais utilizada no mercado.

Ideal para áreas molhadas, como banheiro e cozinha, são considerados práticos, econômicos e, por suas novas versões de plástico reciclável, ecologicamente corretos. Encontrados em diferentes tamanhos, cores e formatos, também podem ser pintados com tinta acrílica, abrindo diversas opções para a decoração do ambiente.

Uma de suas principais vantagens é o fato de possibilitar a passagem de fiação elétrica ou de internet, além da instalação rápida e prática, apenas usando cola ou silicone.

Rodapés de plástico - práticos e versáteis.
Rodapés de plástico - práticos e versáteis.| Divulgação

Rodapé Cerâmico

Bastante utilizados por serem fáceis de combinar, os rodapés cerâmicos ou em porcelanato geralmente seguem o padrão do material utilizado no piso. Esteticamente funcionam muito bem, pois ajudam a passar uma sensação de amplitude ao espaço.

A principal vantagem desse material é o fato de serem muito resistentes, podendo ser utilizados tanto em áreas úmidas, quanto em ambientes externos.

É instalado da mesma forma que o piso, com argamassa. Portanto, é importante também cuidar para que as fugas estejam alinhadas com o piso. Também pode ser necessário aplicar rejunte e, finalmente, pintar o lado superior com a mesma tinta da parede.

Rodapé cerâmico - resistente e fácil de combinar.
Rodapé cerâmico - resistente e fácil de combinar.| Divulgação

Rodapé em PVC Wood

Uma solução inovadora, o rodapé em PVC Wood é, basicamente, um composto de madeira com PVC. Altamente resistentes, eles são ecológicos, possibilitam a passagem de fios elétricos, além de serem 100% à prova d'água, resistentes a cupins e não propagam o fogo.

Disponíveis em diferentes larguras e cores, os rodapés em PVC Wood também são extremamente fáceis de aplicar, sendo necessário apenas um adesivo de montagem.

A Pormade é especialista em rodapés de PVC Wood, oferecendo diversas opções da melhor solução em rodapé do mercado, além da possibilidade de otimizações em acabamentos.

São várias as opções de rodapés, mas é muito importante levar em consideração fatores como manutenção, segurança e durabilidade do material. Esses são os principais pontos que irão garantir a qualidade e o custo-benefício da sua escolha.

Acesse nosso site e veja outras dicas de acabamentos e decoração, que irão te ajudar a tomar as melhores decisões para o seu projeto.