Abertura em giro, pivotante, de correr: conheça os principais tipos de porta
Abertura em giro, pivotante, de correr: conheça os principais tipos de porta| Foto: ShutterStock
  • Por Pormade
  • 22/04/2021 12:43

Conhecer os diferentes modelos, estilos e materiais de portas é fundamental para tomar as melhores decisões para um projeto. Afinal, elas têm um grande impacto no ambiente como um todo. Por isso, é importante entender a variedade de portas e suas características.

Porta com abertura de giro

As mais tradicionais do mercado, as portas de giro são instaladas com dobradiças e necessitam de um espaço livre para serem abertas. São geralmente utilizadas para conectar espaços internos ou em entradas, podendo ser encontradas com duas folhas, ou duplas, caso o espaço seja amplo.

Fazendo o acabamento? Conheça nossos rodapés em PVC Wood

Porta pivotante

Uma versão mais moderna das portas de giro, mas que usa pivôs no lugar das dobradiças, tendo uma maior abertura. O principal diferencial da porta pivotante é a estética e por isso é utilizada em entradas.

Porta de correr

Ótimas opções para otimizar espaço, as portas de correr se movem sobre trilhos, podendo ser embutida em paredes ou com trilho aparente. Modernas e elegantes, são muito utilizadas para dividir ambientes, como sala e cozinha. São encontradas com uma ou duas folhas.

Diferentes modelos de porta suprem diferentes necessidades no seu ambiente ou projeto. A porta camarão é ótima para ambientes pequenos.
Diferentes modelos de porta suprem diferentes necessidades no seu ambiente ou projeto. A porta camarão é ótima para ambientes pequenos.| Divulgação

Porta camarão

Também indicadas para ambientes com pouco espaço de circulação, as portas camarão possuem quebra no meio da folha e correm por um trilho, dobrando-se para abrir.

Dependendo da sua necessidade, seja otimizar espaço, complementar o estilo ou até mesmo isolamento acústico e térmico, o modelo ideal de porta pode variar. Empresas como a Pormade oferecem consultoria técnica na hora da compra, auxiliando você a tomar as melhores decisões para o seu projeto.