Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Conheça a influência da neuroarquitetura no processo de luto

Em um momento de vulnerabilidade como no luto, a neuroarquitetura pode ter uma grande influência para amenizar o processo

O ambiente da cerimônia de despedida deve ser organizado para que as cores, a iluminação e a mobília sejam confortáveis para os enlutados
O ambiente da cerimônia de despedida deve ser organizado para que as cores, a iluminação e a mobília sejam confortáveis para os enlutados (Foto: Shutterstock)

Portal Vaticano - Conteúdo publicitário Portal Vaticano

26/05/2023 às 16:45

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Você já sentiu a influência do ambiente em suas emoções, mas nunca reparou no impacto. Um ótimo exemplo é quando um cômodo está bagunçado, sempre fica aquele desconforto toda vez que passamos por ele.

Isso não seria diferente em um ambiente de luto, no qual as emoções são intensas. A influência da neuroarquitetura no processo de luto é uma questão muito importante na hora de escolher a empresa  para realizar o velório. Neste texto, explicamos sobre essa relação, continue lendo.

O que é neuroarquitetura?

A neuroarquitetura é a ciência que estuda a influência dos ambientes no funcionamento do cérebro. O objetivo dessa área é entender como os ambientes afetam a qualidade de vida e as emoções das pessoas.

Tudo isso começou quando o neurocientista Fred Gage e o arquiteto John Paul Eberhard observaram que as cores, texturas, iluminação e outros itens ativam áreas do cérebro que envolvem sensações cognitivas. Disso, eles começaram a analisar como a combinação desses itens no ambiente podem mudar o nosso comportamento.

Por exemplo: plantas em um local com boa iluminação natural podem trazer a sensação de bem-estar e relaxamento, enquanto um lugar desorganizado pode causar estresse e ansiedade.

Um exemplo prático de que a neuroarquitetura ocupa mais espaço na vida das pessoas é o número crescente de escritórios que investem em áreas de lazer, de jogos e de estações compartilhadas para gerar mais produtividade e tranquilidade aos colaboradores.

Saiba mais sobre a neuroarquitetura com a diretora da Vaticano, Mylena Cooper

Neuroarquitetura em capelas de velórios

Assim como a neuroarquitetura influencia nas sensações no dia a dia, em um período conturbado como no luto, ela não poderia ser mais eficiente. É difícil vivenciar esse momento em um lugar visualmente bagunçado, com cores e iluminação fortes.

A arquitetura e os rituais funerários precisam ser pensados para dar a sensação de paz e leveza. Elementos escuros e sombrios, que normalmente são utilizados para referenciar o luto, devem ser evitados nesses espaços. Quanto menos mórbido, melhor.

Cores mais claras ou neutras como branco, bege e cinza são ótimas para esse momento, pois simbolizam paz, tranquilidade, aconchego e equilíbrio. Elementos que remetem à natureza, obras de arte, áreas de descanso e iluminação suave são alguns outros detalhes que combinam com a arquitetura funerária moderna.

Saiba o que considerar na hora de escolher um plano funeral para você e sua família

Vaticano: ambientes desenhados com neuroarquitetura

O ambiente precisa ser acolhedor em velórios. A neuroarquitetura mostra que, por meio da escolha de cores, objetos, texturas e mobílias corretos, é possível trazer à tona memórias dos momentos bons vividos com o ente querido.

Escolha uma empresa funerária detalhista e capacitada, que proporcione um local acolhedor, sereno e que oferece conforto emocional no velório.

A Vaticano é referência no segmento no sul do Brasil e se preocupa em entender a influência da neuroarquitetura no luto. Todos os espaços da sua estrutura são montados especificamente para o bem-estar das famílias enlutadas.

Os ambientes possuem iluminação com luzes quentes, que são conhecidas por emitirem a sensação de acolhimento, as cores das mobílias e das paredes são claras, os sofás são muito confortáveis e há poltronas que dão a sensação da pessoa se sentir abraçada, o que emite sensação de acolhimento.

Para dar mais conforto a todos, a Vaticano disponibiliza cães terapeutas do luto, que recepcionam os convidados na entrada e dão suporte emocional durante a cerimônia. Também não podemos deixar de mencionar o mestre de cerimônia, profissional especializado em oferecer uma despedida emocionante.

A empresa está no mercado funerário há 90 anos e sua estrutura própria conta com Capelas, Cemitérios, Crematórios, Sala de Memórias, Sala Diamond Vip, Vela da Fé, Crematório Pet, Floricultura, Space Memorial. Os seus planos preventivos funerários estão a partir de R$ 39,90.

Quer garantir um momento de conforto nos períodos mais difíceis da vida? Conheça os planos de assistência funerária da Vaticano!

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.