Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Você sabe combinar queijos e vinhos?

Combinações clássicas ou variações modernas? Conheça algumas dicas básicas para acertar essa saborosa harmonização.

Qual vinho harmoniza melhor com qual queijo? Para você experimentar em casa, fizemos uma seleção de combinações testadas e aprovadas.
Qual vinho harmoniza melhor com qual queijo? Para você experimentar em casa, fizemos uma seleção de combinações testadas e aprovadas. (Foto: ShutterStock)

Porto a Porto - Porto a Porto: o bom gosto sem fronteiras. Vinhos e produtos gourmet de diversos lugares do mundo.

26/06/2021 às 10:05

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Harmonizar queijos e vinhos é um delicioso desafio. Geralmente, temos uma tábua de queijos de diversos tipos — salgados, delicados, firmes ou picantes — acompanhada por uma garrafa de vinho tinto. Mas, além deles, espumantes, brancos, rosés e fortificados também podem ser uma ótima parceria.

Por sinal, especialistas afirmam que os rótulos brancos vão infinitamente melhor com queijos que os tintos, pois a gordura, elemento de destaque nos queijos, será equilibrada pela acidez dos brancos, que é responsável por “limpar” o paladar e conferir ainda mais sabor à degustação. A exceção em relação aos brancos são os queijos azuis que, em geral, não irão combinar, pois os sabores irão se sobrecarregar.

Para a melhor experiência, o ideal é primeiramente analisar as características básicas do vinho: leve ou encorpado; jovem ou envelhecido; seco ou doce; de taninos macios ou rústicos. A partir destas particularidades, é possível selecionar os tipos de queijos: mais ou menos gordura, mais ou menos macio, mais ou menos doçura ou sal. Deve-se considerar se o queijo é fresco, mole, curado, azul ou temperado.

Muitas das combinações bem sucedidas são por semelhança: por exemplo, um vinho intenso elaborado com a uva Cabernet Sauvignon ficará melhor com um queijo intenso. Ou, então, um vinho com características tostadas combinado com um queijo defumado. Queijos delicados irão pedir um vinho delicado também, e assim por diante. Uma boa dica é o que costumam chamar de harmonização étnica, quando queijo e vinho têm a mesma origem. A chance de sucesso é garantida.

Espumante, branco, rosé, tinto ou fortificado: qual a melhor opção para uma tábua de queijos?Espumante, branco, rosé, tinto ou fortificado: qual a melhor opção para uma tábua de queijos? (Foto: Shutterstock)

Para você experimentar em casa, fizemos uma seleção de combinações testadas e aprovadas. Confira!

Brie e Camembert são queijos maturados por fungo, que combinam com brancos secos ou com vinhos tintos com taninos finos. Experimente o Brie, de textura macia e delicada, com o branco italiano Corbelli Pinot Grigio. Para o cremoso e aveludado Camembert, a dica é o francês Le Clos de Reynon.

Vinhos brancos de médio corpo ou ainda tintos com taninos macios, como o português Quinta do Penedo DOC Dão  e o italiano Forte Ambrone Vino Rosso d’Italia pedem queijos como Gouda e Maasdam, respectivamente.

Tintos de médio corpo, porém com taninos macios, serão os companheiros ideais para os de massa dura, de sabores mais fortes. Experimente o Grana Padano com o espanhol da Rioja Don Román tinto; e o Parmegiano Reggiano com o português Marquês de Borba Vinhas Velhas tinto. O famoso queijo Serra da Estrela vai muito bem com o tinto português Tons de Duorum tinto.

Os queijos azuis ficam maravilhosos quando acompanhados de vinhos doces, principalmente com um belo fortificado da Ilha da Madeira, como oJustino’s Madeira 3 Anos Doce.

Acesse e conheça toda a carta de vinhos da Porto a Porto.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.