Dicas de como planejar e organizar uma viagem de trabalho
| Foto:
  • Por Premier Turismo
  • 04/02/2022 12:23

Um bom planejamento aproxima as pessoas de seus objetivos. Com as viagens  que faz pela sua empresa, a lógica é a mesma. É preciso planejar viagens a trabalho com antecedência para evitar imprevistos, desgastes e arrependimentos durante a viagem.

Afinal, viagens e eventos corporativos costumam ser o momento perfeito para fazer networking, fechar parcerias e motivar os funcionários. Geralmente, não há tempo a perder e o cronograma deve ser seguido à risca e, por isso, o planejamento de viagem deve ser bem construído.

Pensando nisso, separamos as principais dicas para ajudar você a planejar viagens a trabalho. Confira!

Defina seus objetivos, orçamento médio e tempo de viagem

Antes mesmo de pensar em passagem, hospedagem e alimentação, é preciso ter os objetivos da viagem bem definidos. Isso porque você terá de apresentá-los ao departamento responsável na sua empresa, a fim de que sua proposta seja aprovada e a verba liberada.

As chances da sua proposta ser aprovada aumentam se você for convincente em seus argumentos. Prove que a viagem é necessária e mostre os benefícios que a empresa terá com sua ida.

Viagem aprovada, é hora de se aprofundar na política de viagens corporativas da sua empresa e nas regras de reembolso. Assim, você saberá quais gastos são responsabilidade da companhia e quais estão sob seu cuidado.

Nesta etapa inicial, também é necessário que você estabeleça um orçamento estimado para o período em que estiver fora. Para produzir esse orçamento, é preciso que tenha definido o tempo da viagem, essencial para fechar o orçamento da hospedagem, e o meio de transporte até o local onde serão realizadas as atividades: carro, avião, ônibus.

Atenção aos detalhes

Para evitar problemas e imprevistos, confira algumas dicas que fazem toda a diferença em um planejamento de viagem:

1 - Confira a previsão do tempo

Pode parecer bobo, mas não é. Principalmente se a viagem for para o exterior, conferir a previsão de tempo e comunicar todos os envolvidos sobre ela evita que as pessoas sejam pegas desprevenidas. Viajar com a roupa inadequada, além de alterar o humor e ser uma chateação, também pode deixar as pessoas doentes e resfriadas.

2 - Vacinação, sempre em dia

Principalmente para viagens internacionais, é essencial que todos os envolvidos estejam com as vacinas em dia.

3 - Escolha bem a hospedagem  

Se em viagens de lazer a hospedagem já é um aspecto essencial, nas viagens corporativas isso se torna ainda mais importante. Escolher uma região favorável, próximo aos compromissos previstos, é uma maneira de economizar no orçamento e ganhar tempo de locomoção. 

4 - Atenção aos tempos de descanso 

Acima de tudo, uma viagem corporativa deve ser produtiva. Logo, é um erro colocar várias atividades na sequência, utilizando todo o tempo disponível durante o dia. Principalmente em viagens muito longas, colocar períodos livres é a chance de você descansar ou fazer programas que possam surgir no momento.

5 - Em caso de dúvidas, conte com uma agência de viagem

Independente do tamanho da empresa, do tempo de viagem e do seu destino, é interessante buscar quem tem experiência na área, uma agência de viagens que dê assistência em todos os processos logísticos da sua viagem.

A Premier Turismo é um exemplo de empresa com experiência em gestão e controle financeiro das viagens corporativas, oferecendo atendimento para empresas de todos os portes, auxiliando em toda a logística das viagens: aéreo, hotel, traslados, além do apoio com check-list para o funcionário reunir tudo o que ele precisa ter em mãos antes, durante e após a viagem.

Clique e conheça mais sobre as soluções da Premier Turismo.

Entre em contato com nossa equipe comercial
Ana Carla Ventura
Email: comercial@premierturismo.com.br
Whats: (41) 3028-8071