5 dicas para reduzir custos na sua empresa
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  • Por Premier Turismo
  • 08/02/2022 20:17

A redução de custos é, provavelmente, um dos objetivos constantes dos gestores de uma empresa. Mas esta não é uma tarefa simples de ser colocada em prática e, por isso, demanda um amplo conhecimento sobre o negócio e o mercado.

O primeiro erro que muitas pessoas cometem é encarar a limitação de despesas como um simples corte de gastos ou a escolha de materiais e fornecedores mais em conta.

Embora essas sejam atitudes importantes, sem um bom planejamento para execução de uma estratégia de diminuição de gastos, a qualidade do produto ou serviço prestado pela organização pode ser impactada negativamente.

Mas, para te ajudar, reunimos neste conteúdo cinco dicas que você pode implementar na política de redução de custos da sua empresa.

1 - Conheça profundamente todos os custos

Como você vai conseguir reduzir gastos da empresa sem conhecê-los e sem entender por que eles existem? Seria como dar um "tiro no escuro".

Então, o passo inicial é listar todos os custos fixos e os variáveis da companhia, como mão de obra, matéria prima, equipamentos, ferramentas, tecnologia, publicidade, entre outros.

2 - Determine quais custos são estratégicos

Investir em marketing ou novas tecnologias, por exemplo, são custos que conferem vantagem competitiva para a empresa no mercado. Sendo assim, podemos considerá-los estratégicos.

Por outro lado, gastos com aluguel, energia elétrica, internet e tributos são ligados à manutenção do negócio, logo, embora sejam indispensáveis, não fazem parte da estratégia de posicionamento da marca no mercado.

Sendo assim, os custos de manutenção, geralmente, são os primeiros a entrarem na política de redução da companhia, já que não causam impacto direto ao negócio.

3 - Use e abuse da tecnologia

Investir em inovação é reduzir gastos desnecessários. Além de conferir agilidade e facilidade aos processos administrativos, a tecnologia ajuda a economizar na compra de materiais de escritório, como papel e caneta, por exemplo.

Ferramentas tecnológicas, softwares, sistemas e aplicativos também podem agilizar processos, ajudando a empresa a romper barreiras e explorar novos mercados.

4 - Otimize o uso de energia elétrica

Os custos com energia representam uma das maiores despesas de uma empresa. Por isso, é importante adotar medidas capazes de otimizar o uso da eletricidade.

Desligar máquinas ociosas, substituir lâmpadas pouco econômicas, colocar sensores de iluminação e utilizar energia verde são algumas das mudanças que podem ser feitas pela empresa.

5 - Terceirize alguns serviços

Quando você terceiriza a prestação de serviços especializados para sua empresa, além de eliminar custos trabalhistas e com o setor de RH, é possível alcançar maior agilidade e eficiência.

Uma organização em que os colaboradores viajam muito consegue otimizar processos e economizar com a compra de passagens e hospedagem quando terceiriza essas demandas para uma agência especializada.

Outro exemplo de economia ocorre quando uma companhia delega a organização dos seus eventos corporativos para uma empresa especializada no planejamento desse serviço.

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