Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Apartamentos maiores e usados ou novos e menores? Retrofit pode tirar a dúvida

Estudo mostra que 70% das pessoas escolhem imóveis usados devido a características como espaço e localização

Retrofit é a dica para quem deseja um apartamento mais amplo. (Foto: R3 Retrofit)

R3 Retrofit - Transformamos e renovamos imóveis em Curitiba e litoral do PR e SC. Desde a escolha do escritório de arquitetura, até a entrega do imóvel com marcenaria e acabamentos, a R3 é especialista em retrofit.

08/01/2024 às 10:10

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Você sonha em morar em um apartamento espaçoso e ensolarado? Com cômodos amplos, janelas grandes e bem localizado? Saiba que os imóveis usados são a melhor opção para quem busca uma casa ou apartamento com essas características. O mais recente estudo realizado pela FipeZap+ Tendências do Mercado Imobiliário mostrou que mais de 70% das pessoas que adquiriram um imóvel em 2022 escolheram os usados. Metragem maior, ambientes amplos e localização são os pontos altos deste tipo de imóvel.

Entre janeiro a novembro do ano passado, o índice de Venda de Usados Sobre a Oferta de imóveis residenciais ficou em 4,9%, ou seja, a cada 100 imóveis usados colocados à venda, quase cinco foram comprados.

A consultoria Brain Inteligência divulgou uma pesquisa com um prognóstico positivo para 2023 no qual metade dos consumidores brasileiros afirmou que pretende acelerar a compra de um imóvel neste ano. A expectativa se baseia no crédito cada vez mais facilitado, o que contribui para a decisão de compra. A escolha de um imóvel usado está atrelada a localizações mais centrais e também pela ausência de construções novas nestas regiões da cidade.

Usados em Curitiba

De acordo com a pesquisa de novembro do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sistema Secovi-PR, tanto a locação quanto a venda de imóveis residenciais usados vivem um período de alta na capital paranaense. Curitiba registrou o maior ticket médio de 2022 em outubro na venda de imóveis residenciais. Segundo o Inpespar, o valor médio chegou a R$ 398,6 mil.

E, claro, onde há maior concentração de imóveis usados, se concentra o maior índice de compra e venda. No mês de outubro de 2022, o Centro foi o bairro com a maior parte de compra e venda de usados residenciais (6,8%), seguido por Água Verde (5,9%) e Portão (5,5%). Na sequência vem o Boa Vista (5%), Sítio Cercado (4,1%), Alto Boqueirão (3,7%), Bairro Alto (3,7%), Jardim das Américas (3,7%) e Novo Mundo (3,7%).

Como atualizar um imóvel usado

A escolha mais acertada na hora de atualizar um imóvel usado é optar pelo retrofit. A técnica europeia moderniza imóveis sem descaracterizá-los, ou seja, a casa ou apartamento mantêm características que fazem parte da sua história, mas com toda a usabilidade que a engenharia e a arquitetura têm de mais contemporâneo.

Em Curitiba, a empresa R3 Retrofit tornou-se uma das especialistas em retrofit devido ao foco na qualidade e prazo de entrega em tempo recorde, cerca de quatro meses. A empresa realizou uma transformação sustentável em edifícios clássicos do Centro de Curitiba, como o MikareThá e o Leonor Garcez. Os imóveis são entregues completos, com instalações modernas e design contemporâneo. Tudo isso com preço bem abaixo dos lançamentos imobiliários, cerca de R$ 2.400 o metro quadrado.

Para mais informações sobre a técnica e suas vantagens, acesse o site da R3 Retrofit.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.