Retrofit modifica imóveis usados sem deixar de lado as características originais
Retrofit modifica imóveis usados sem deixar de lado as características originais| Foto: Divulgação/R3 Retrofit
  • Por R3 Retrofit
  • 02/07/2023 16:27

Você comprou uma casa ou apartamento antigo e quer modernizá-lo? A melhor maneira de atualizar um imóvel, mantendo as características originais, mas modernizando a infraestrutura e a parte elétrica e hidráulica é por meio do retrofit.

Apesar de muitos considerarem o retrofit uma das últimas tendências na arquitetura e na engenharia, a técnica existe há séculos na Europa e consiste em modernizar imóveis antigos sem deixar de lado a conservação daquele lugar. Pesquisas estimam que 50% dos imóveis na Europa passaram por um retrofit, técnica essencial para trazer vida a lugares com muitos anos de existência e que preserva prédios históricos e espaços urbanos.

Mas fazer um projeto de retrofit requer investimento em tecnologia e em profissionais habilitados para fazer todo o processo. Reformar é bem diferente de fazer um projeto de retrofit – as etapas da obra são distintas.

A empresa curitibana R3 Retrofit é especializada na técnica. Iniciou suas atividades quando dois engenheiros apostaram na transformação de imóveis antigos como uma solução para quem busca morar bem e com preço justo. Os imóveis são entregues completos, com instalações modernas e design contemporâneo e tudo isso com preço bem abaixo dos lançamentos imobiliários.

O passo a passo do retrofit

A primeira etapa é a demolição controlada. A técnica reduz o impacto operacional e ambiental e produz menos lixo, o que faz dela um modelo mais sustentável. Os resíduos, no caso da R3 Retrofit, seguem as normas ESG (Environmental Social Governance); a empresa trabalha focada em sustentabilidade, não apenas em reduzir custos. Além disso, assegura que 100% dos resíduos têm destinação certificada. Mais: para cada projeto de retrofit vendido, presta suporte técnico e financeiro para iniciativas que visam o resgate de uma família em situação de rua.

A segunda etapa é o reforço das estruturas, já que uma das características dos imóveis antigos é a necessidade de tornar a base mais forte. Na sequência, vem o fechamento. Nesta etapa, para promover a sustentabilidade, apenas pessoas autorizadas podem ter acesso ao local.

O cliente e o arquiteto ou engenheiro devem escolher minuciosamente os acabamentos, pois eles podem contribuir para manter as características originais da construção e aumentar a conservação. Na maioria dos casos, é preciso substituir a parte elétrica, de telefonia, hidráulica, ar condicionado, piso, revestimentos e, por fim, a fachada.

Na R3 Retrofit o projeto completo de um imóvel sai por R$ 2.400,00/m². E em cerca de quatro meses o imóvel é entregue pronto para ser utilizado. São valores e prazo de referência para apartamentos a partir de 130m², dentro do projeto conceitual da empresa. E é a partir desse conceito que a companhia busca imóveis com localização privilegiada; uma vez identificados, para trabalhar para transformá-los em ambientes completamente renovados.

Se você procura um processo sustentável e mais econômico para restaurar seu imóvel, acesse o site da R3 Retrofit.