Arquiteta olhando planta
Arquiteta olhando planta| Foto: Foto: Divulgação/Freepik
  • Por R3 Retrofit
  • 12/06/2023 16:00

Se você é um arquiteto apaixonado por projetos que unem história e inovação, o retrofit é a oportunidade perfeita para dar um novo fôlego a construções antigas e trazer modernidade a espaços já existentes. Neste artigo, exploraremos o que é o retrofit, suas vantagens e, o mais importante, o que você, como arquiteto, precisa considerar ao realizar um projeto de retrofit. Preparado para criar maravilhas arquitetônicas que preservam o passado e abraçam o futuro? Confira abaixo tudo o que você precisa para criar projetos de retrofit com qualidade.

O que é retrofit?

O retrofit é um conceito poderoso baseado na revitalização de espaços  existentes com elementos modernos. Seu resultado propõe a entrega de resultados em espaços funcionais, eficientes e esteticamente agradáveis. É a chance de preservar a história e a alma de uma construção, enquanto atende às necessidades contemporâneas.

Projeto de retrofit elaborado pela R3 Retrofit
Projeto de retrofit elaborado pela R3 Retrofit| Divulgação/R3 Retrofit

Criado na Europa, o retrofit é uma tendência que propõe a recuperação de  prédios antigos e até hoje é uma solução bastante buscada em outros locais do mundo. Diversos países aderiram à técnica, se tornando hoje, um caminho promissor também para profissionais da construção civil, arquitetos e até mesmo designer de interiores.

Vantagens do Retrofit

O retrofit está revolucionando o modo que enxergamos construções antigas. Se o seu cliente deseja trazer um novo fôlego ao seu espaço, sem ter que lidar com os altos custos e inconvenientes de uma construção do zero, o retrofit é a solução possível de projeto. Ele oferece uma infinidade de vantagens que podem transformar seu ambiente em um verdadeiro oásis moderno. Conheça agora as principais vantagens que o retrofit pode oferecer:

Economia de custos

O retrofit permite o aproveitamento da estrutura existente, reduzindo significativamente os custos em comparação com uma construção totalmente nova. Com o retrofit é possível economizar em materiais, tempo e mão de obra, enquanto obtém um resultado impressionante e único. 

Sustentabilidade

Ao revitalizar um edifício antigo, seu cliente contribui para a sustentabilidade ambiental, já que o retrofit oferece a oportunidade de melhorar a eficiência energética, reduzindo o consumo de recursos naturais e as emissões de carbono. Além disso, promove a reutilização de materiais e evitando o desperdício.

Preservação do patrimônio

Muitas construções antigas têm um valor histórico e arquitetônico significativo. Com o retrofit, é possível preservar a beleza e o caráter desses edifícios, ao mesmo tempo em que os atualiza para atender às demandas e tendências atuais. É uma forma de honrar o passado e criar um futuro brilhante.

Aumento do valor imobiliário

Um projeto de retrofit bem executado pode valorizar significativamente a propriedade. Os espaços renovados e modernizados são mais atraentes para potenciais compradores ou inquilinos, resultando em um retorno financeiro positivo a longo prazo. Além disso, um edifício retrofitado pode se destacar no mercado, diferenciando-se da concorrência. Saiba mais sobre a valorização de imóveis com retrofit clicando aqui.

Melhoria do conforto e funcionalidade

O retrofit não se trata apenas de aparência. Com este projeto a atualização dos sistemas elétricos, hidráulicos e de climatização, proporcionam ambientes confortáveis e funcionais para os ocupantes do edifício. Incluindo um melhor controle de temperatura, iluminação adequada e espaços adaptados às necessidades modernas. 

Cumprimento das normas e regulamentações

Com a evolução das leis e regulamentos, muitos edifícios antigos não estão  de acordo comas normas atuais de segurança e acessibilidade. O retrofit oferece a oportunidade de ajustar o imóvel para atender a essas exigências, garantindo a segurança e o conforto dos ocupantes. 

Diferença entre Retrofit e Reabilitação

No universo da construção e renovação de edifícios, dois termos frequentemente mencionados são "retrofit" e "reabilitação". Embora ambos envolvam melhorias em estruturas existentes, é importante entender suas diferenças e como cada abordagem pode beneficiar seu projeto. Vamos explorar essas diferenças agora:

Retrofit 

Projeto de Retrofit elaborado pela R3 Retrofit
Projeto de Retrofit elaborado pela R3 Retrofit| Divulgação/R3 Retrofit

O retrofit refere-se a um processo de modernização e atualização de um edifício, incorporando novas tecnologias, sistemas e funcionalidades para melhorar seu desempenho e eficiência. Esse processo envolve a adaptação e renovação dos sistemas existentes, como iluminação, HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), encanamento e outros, para tornar o edifício mais eficiente e adequado. O retrofit é uma solução eficaz para aprimorar a funcionalidade e a eficiência energética de um espaço sem a necessidade de grandes alterações estruturais. 

Reabilitação

A reabilitação, por outro lado, envolve uma abordagem mais abrangente e envolve a restauração e reconstrução de um edifício existente que está em estado de degradação ou danificado. Esse processo pode incluir a substituição de elementos estruturais, reparos em fundações, atualização de sistemas elétricos e hidráulicos e outras intervenções necessárias para restaurar o edifício à sua condição original, ou melhor. A reabilitação é comumente aplicada a edifícios históricos ou patrimoniais, para preservar sua integridade arquitetônica e cultural.

Obras de reforma e manutenção do Teatro Paiol. - Curitiba, 03/11/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
Obras de reforma e manutenção do Teatro Paiol. - Curitiba, 03/11/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS| Divulgação/Daniel Castellano/SMCS

Como fazer um projeto de Retrofit?

Quando se trata de realizar um projeto de Retrofit de sucesso, é fundamental que o profissional de arquitetura esteja pronto para abraçar as tecnologias mais recentes. Reunimos uma lista com algumas ferramentas que podem auxiliar escritórios de arquitetura a alcançar um alto nível de entrega, minimizando erros e maximizando os resultados em projetos de retrofit.

BIM 4D

No mundo da arquitetura e do Retrofit, a tecnologia BIM (Building Information Modeling) tem sido amplamente utilizada. Embora diversos profissionais estejam familiarizados com os  modelos 3D, quando se trata de projetos de Retrofit, graças à sua precisão incomparável, o BIM 4D é um recurso interessante para ser utilizado. 

O BIM é uma biblioteca que integra todas as informações e especificações de um projeto, proporcionando medidas precisas e uma visão realista do empreendimento todo.

No contexto do Retrofit, essa tecnologia se mostra eficaz por permitir uma compreensão profunda do espaço existente e dos elementos que precisam ser adaptados ou atualizados. Renderes ultrarrealistas

Uma das dificuldades de muitos clientes é visualizar um projeto de retrofit finalizado, afinal. Em situações como essas os renders ultrarrealistas são ferramentas muito úteis para profissionais da arquitetura. Com essas poderosas ferramentas 2D e 3D, seus clientes podem visualizar, d como um  imóvel restaurado ficará após o Retrofit, através de uma experiência imersiva e visualmente impactante.

Além de encantar os clientes, as renderizações também são ferramentas valiosas para os próprios arquitetos e engenheiros. Em visualizações de projetos em 3D, é possível avaliar melhor a estética, o layout e até mesmo identificar possíveis ajustes economizando tempo da equipe ao evitar retrabalhos. 

Se você é um arquiteto e busca realizar projetos de retrofit, não deixe de lado as renderizações. Essas ferramentas são extremamente eficazes para encantar seus clientes.

Software de Simulação Energética

Os softwares de simulação energética são recursos que podem ser utilizados em projetos retrofit, por auxiliarem arquitetos e engenheiros a avaliar e prever o desempenho energético de um edifício após o Retrofit. Eles oferecem análises detalhadas e precisas sobre o consumo de energia, o conforto térmico e até mesmo a qualidade do ar interior. 

Ferramentas como essas permitem modelar virtualmente o edifício restaurado e realizar simulações computacionais para identificar pontos de melhoria e tomar decisões informadas. Além disso, elas permitem testar diversas estratégias de eficiência energética, como isolamento térmico, sistemas de iluminação eficientes e uso de energias renováveis, para encontrar a melhor solução que reduza o consumo de energia e os custos operacionais. 

Investir em softwares de simulação energética ainda permite aos profissionais obter uma vantagem competitiva grande, já que com ele, também é possível realizar análises comparativas entre o desempenho energético antes e depois do Retrofit demonstrando a eficácia do seu projeto. Sem deixar de cumprir com os requisitos regulatórios e ambientais, o arquiteto ou engenheiro poderão oferecer aos seus clientes soluções sustentáveis e eficientes com o intuito de reduzir os custos operacionais a longo prazo.

Retrofit no Brasil 

No Brasil, essa tendência tem se consolidado, impulsionada pela busca por soluções inovadoras e pela valorização do patrimônio histórico. Escritórios de arquitetura e empresas especializadas estão se destacando nesse mercado, trazendo domínio e criatividade para transformar edifícios antigos em verdadeiros tesouros arquitetônicos.

No contexto brasileiro, o Retrofit abrange diferentes setores, como residencial, comercial, industrial e institucional. É comum ver edifícios históricos, fábricas antigas e até mesmo espaços públicos sendo revitalizados através desse processo. Clique aqui e confira 3 exemplos do conceito aplicado em prédios históricos brasileiros.

Parcerias em projetos retrofit

Iniciar uma carreira com projetos de retrofit pode ser desafiadora caso o arquiteto não tenha os recursos necessários. Entretanto, empresas como a R3 Retrofit, situada em Curitiba, Paraná, realizam parcerias com arquitetos e engenheiros para a criação, construção e instalação de projetos de retrofit. Conheça a empresa e dê um ‘’start’’ em seus projetos de retrofit!

Com informações de The application, benefits and challenges of retrofitting the existing buildings