Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Rede D’Or: excelência em Qualidade Técnica que redefine padrões na saúde

A transparência na divulgação de indicadores assistenciais contribui para que os pacientes façam escolhas assertivas

Helidea Lima, diretora de Qualidade Corporativa da Rede D’Or.
Helidea Lima, diretora de Qualidade Corporativa da Rede D’Or. (Foto: Divulgação)

Rede D’Or - Conteúdos de marca Rede D’Or

20/06/2025 às 15:55

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

A Rede D'Or acredita que o paciente merece um cuidado baseado nas melhores práticas, na segurança e na transparência. Por isso, investe no Programa de Qualidade Técnica mais robusto da América Latina, consolidando-se como referência em saúde no Brasil e elevando os padrões de atendimento no país.

Esse programa é sustentado em três pilares: acreditação dos hospitais, monitoramento rigoroso de indicadores e transparência na divulgação dos resultados. Cada etapa é voltada para ampliar a confiança e a segurança de quem escolhe a Rede D'Or.

Indicadores de qualidade de um hospital. Rede D’Or também lidera no quesito UTIs Indicadores de qualidade de um hospital. Rede D’Or também lidera no quesito UTIs (Foto: Divulgação)

Qualidade aplicada à realidade

A acreditação é uma certificação que confirma a excelência no cuidado e na segurança assistencial. A Rede D'Or adota metodologias reconhecidas pela ISQua, como a Joint Commission International (JCI), a principal acreditadora do mundo, além de certificações da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), Qmentum International, National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (Niaho) e Organização Nacional de Acreditação (ONA). Hoje, 90% dos hospitais da Rede D’Or são acreditados — e os 10% restantes já estão em processo para obtenção da acreditação. Desses hospitais acreditados, 55% possuem acreditações internacionais. Entre os hospitais certificados pela JCI no Brasil, 40% pertencem à Rede D’Or.

Monitoramento de indicadores com dupla auditoria

A Rede D'Or monitora 53 indicadores de qualidade assistencial em suas 79 unidades, localizadas em 13 estados e no Distrito Federal. Esses indicadores passam anualmente por uma revisão minuciosa de especialistas, garantindo a atualização com as melhores práticas clínicas.

O diferencial do programa é a dupla auditoria: primeiro, uma equipe interna especializada audita os dados coletados; depois, uma auditoria externa e independente valida essas informações.

“Esse processo meticuloso e pioneiro, de dupla validação, garante a acurácia dos dados e a confiabilidade dos indicadores em todos os hospitais, assegurando o mesmo padrão de excelência técnica em qualquer unidade”, diz Helidea Lima, diretora de Qualidade Corporativa da Rede D’Or.

Transparência na divulgação dos resultados

Desde 2022, a Rede D'Or lidera a divulgação pública de seus indicadores de qualidade técnica, reforçando seu compromisso com a transparência. Essa prática permite que pacientes e parceiros tomem decisões mais seguras, baseadas em informações confiáveis.

Os resultados da Rede D'Or se destacam em bases de comparação nacionais como a da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e a da Epimed, que avalia UTIs em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Na última análise, 89% das unidades da Rede D'Or foram reconhecidas entre as de melhor desempenho clínico, conquistando a premiação UTI Top Performer e/ou UTI Eficiente. A cada quatro UTIs reconhecidas no país, uma pertence à Rede D'Or.

Reputação reconhecida

O programa de qualidade técnica da Rede D'Or não apenas transforma a experiência dos pacientes, mas também é reconhecido no Brasil e no exterior. A instituição foi eleita “Empresa da Década” em Serviços Médicos pelo Valor 1000 e representa 25% dos hospitais premiados no ranking World’s Best Hospitals 2025, da revista Newsweek, com 28 hospitais listados — sete a mais que no ano anterior.

Em sustentabilidade, a Rede D'Or mantém o Selo Ouro no programa GHG Protocol, integra o anuário The Sustainability Yearbook da S&P Global ESG Scores e faz parte, pelo segundo ano consecutivo, do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Hospital Santa Cruz, da Rede D’Or, em Curitiba.Hospital Santa Cruz, da Rede D’Or, em Curitiba. (Foto: Divulgação)

Para a Rede D'Or, as certificações e os prêmios são importantes, mas o objetivo central é sempre a melhoria do cuidado ao paciente. A instituição promove uma cultura de segurança em todas as unidades, incentivando os profissionais a identificar oportunidades de melhoria e compartilhar boas práticas.

Com seu programa de qualidade técnica, a Rede D'Or reafirma diariamente seu compromisso com a excelência, a inovação e o cuidado genuíno com cada paciente.

Acompanhe a Rede D'Or nas redes sociais

Facebook | Instagram | X | LinkedIn | YouTube | TikTok

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.