Das 16h às 19h, Praça do Victor serve café com ostras no café da tarde ou no happy hour, num cardápio exclusivo para terminar o dia em alto estilo
Das 16h às 19h, Praça do Victor serve café com ostras no café da tarde ou no happy hour, num cardápio exclusivo para terminar o dia em alto estilo| Foto: Ella Flumine
  • Por Restaurantes do Victor
  • 16/08/2021 11:02

Café com Ostras. À primeira vista, a ideia de harmonizar no mesmo prato esses dois ingredientes pode intrigar e até causar espanto entre os paladares mais conservadores ou exigentes. E foi essa a intenção de Francisco Urban, que comanda o Restaurantes Victor: surpreender e despertar a curiosidade do público de conhecer essa combinação tão inusitada.

A receita já está no menu da embarcação – como são chamadas as unidades do estabelecimento – da Praça do Victor. O nome é homônimo à nova programação do restaurante. O Café com Ostras foi idealizado pelo chef do estabelecimento, Renan Duran, para atender os clientes num horário alternativo: das 16 às 19 horas. Francisco Urban comprou a ideia e agora é possível frequentar o estabelecimento em qualquer ocasião do dia.

Neste intervalo, entre o café da tarde e o happy hour, os fãs das iguarias da casa podem provar quitutes que estão presentes na mesa do café da tarde ou escolher petiscos para relaxar e terminar o expediente de bem com a vida.

Afinal, não importa se você teve um dia bom ou ruim: a gastronomia é sempre uma solução. Degustar uma nova receita é um pretexto perfeito para enaltecer e celebrar pequenos momentos ou para trazer aquela sensação de quentinho no coração. A boa mesa é uma forma de fazer as pazes com os desajustes do cotidiano e viver a vida com mais leveza e sabor. E, no Café com Ostras, a proposta é transformar em final feliz qualquer fim de tarde comum.

Ostra com pérola de café

No menu do Café com Ostras, o molusco sofisticado e protagonista da alta gastronomia, remete ao DNA do Restaurantes Victor. “Somos reconhecidos como o melhor restaurante de peixes e frutos do mar de Curitiba e a ostra representa nossa tradição”, aponta Francisco Urban.

As ostras remetem à tradição do Restaurantes Victor, reconhecido como o melhor na gastronomia de frutos do mar.
As ostras remetem à tradição do Restaurantes Victor, reconhecido como o melhor na gastronomia de frutos do mar.| Divulgação

Seu sabor é pronunciado quando é servido com pérolas de café (o grão é um clássico da culinária brasileira, seja na xícara ou no prato). “Além de ser uma mistura original e provocativa, capaz de atrair os curiosos e amantes da gastronomia, esta receita está conectada aos anseios do público do Restaurantes Victor, ávido por novidades. A ousadia combinada com o ato de comer bem reflete o lifestyle do nosso cliente, que é descolado e gourmet, ao mesmo tempo”, afirma Francisco.

Um cardápio ajustado ao tamanho da sua fome

As porções são variadas e servidas em quantidades menores, para satisfazer todos os desejos gastronômicos dos habitués do Café com Ostra. Se você for sozinho para tomar um cafezinho para mudar o cenário do home office, pode escolher bruschettas, foccacia (tradicional, cogumelos, tomates cereja e cebola roxa) e blinis de tapioca. Para esse público, o Café com Ostras tem uma combinação perfeita, batizada de “Sorriso da tarde”, que traz duas unidades de um desses produtos.

As bruschettas são confeccionadas em pão de fermentação natural produzido na própria casa.
As bruschettas são confeccionadas em pão de fermentação natural produzido na própria casa. | Ella Flumine

Mas se você quiser sair da rotina em grupo e marcar uma reunião de trabalho no Restaurantes Victor, todos os pratos citados acima são servidos em porções fartas, com 6 unidades. O encontro de negócios pode ser estendido até o sol se pôr e virar um happy hour. Já pensou em começar sua noite bem acompanhado e ainda saborear ostras (natural, especiais e com pérolas de café) harmonizadas com drinks como o Mimosa (Cava Dom Roman brut com suco de laranja) ou um Aperol Spritz?

Luz do entardecer + pão quentinho

Bem além do público executivo, o menu do Café com Ostras é ideal para desfrutar momentos especiais no deck da Praça do Victor à luz do entardecer com os amigos ou sua família. Seus filhos ou netos podem gastar as energias na Praça da Espanha e continuar a programação no endereço à frente.

O menu do Café com Ostras agrada avós, pais e filhos. Sabe aquela comidinha simples e reconfortante, que te transporta para o paraíso com uma mordida? Estamos falando do queijo quente servido no pãozinho de Compostela. Trata-se de mais uma criação exclusiva do chef Renan Duran com base na técnica da fermentação natural.

O pãozinho de Compostela também é acompanhado de geleias, servidas nas conchas das ostras.
O pãozinho de Compostela também é acompanhado de geleias, servidas nas conchas das ostras. | Ella Flumine

O pão ganhou esse nome porque seu formato é uma concha do mar, presente na paisagem dos rochedos na Costa da Galícia, que fazem parte do roteiro de Caminho da Compostela. As vieiras servem como setas para orientar os peregrinos até a chegada a Santiago e são um grande símbolo da região mística.

Dizem que, desde o período medieval, os peregrinos usavam a vieira no pescoço e nas costas, para serem identificados e garantir que percorreriam a estrada certa. Como se vê, o cardápio do Café com Ostras é recheado de referências e histórias, que são a base da gastronomia. Afinal, as receitas são frutos de uma determinada cultura e carregam, além de sabores, memórias afetivas. E tudo isso está embutido no conceito do Restaurantes Victor, que, há mais de 50 anos, faz parte do estilo de vida dos curitibanos.

As louças escolhidas a dedo por Francisco Urban e sua equipe também oferecem uma verdadeira experiência promovida pelo Café com Ostras. São azuis e onduladas e lembram o mar e sua culinária típica, que é a essência do Restaurante Victor. E como o próprio nome revela, a programação traz o cafezinho nosso de cada dia e o gostinho da praia para perto de nós.

Louças remetem às ondas e cor do mar e sua culinária típica, que faz parte do DNA do Restaurante.
Louças remetem às ondas e cor do mar e sua culinária típica, que faz parte do DNA do Restaurante.| Ella Flumine

Sobremesas unem o clássico e o contemporâneo

O Muffin de cappuccino é mais uma das delícias criadas pelo chef Renan Duran com exclusividade para o cardápio do Café com Ostras. Ele conta que o segredo do bolinho macio são as forminhas untadas com o pó do capuccino, que ressaltam o sabor do café no quitute com cheirinho e gostinho da casa da avó.

A outra sobremesa do cardápio, chamada de “Mel da Ilha” é inspirada no famoso Pastel de Belém, um clássico da cozinha lusitana. O nome é uma homenagem a um dos cartões postais do Paraná, a Ilha do Mel.

Na releitura do chef Duran o doce é composto por uma massa fina crocante, recheada com uma base de creme de leite e ovos. Cascas de limão siciliano e especiarias como o anis estrelado e a canela dão um toque especial à versão brasileira da delícia portuguesa. E para finalizar, mais um truque: é assada em fogo alto. O queimadinho no fundo é proposital e faz toda diferença na receita.

Mel da Ilha é uma das atrações do cardápio do Café com Ostras.
Mel da Ilha é uma das atrações do cardápio do Café com Ostras.| Ella Flumine

Softs Drinks

Limonada suíça, suco de laranja, suco de abacaxi com hortelã, chá mate gelado, soda italiana fazem parte do menu de bebidas.

No cardápio de cafés, há opções para todos os gostos: café filtrado, café expresso, café macchiato e capuccino. Há também chás e drinks.

Serviço:

Café com Ostras
Local: Praça do Victor
Rua: Saldanha Marinho, 1650
Horário: das 16 às 19h