Camarões Thai, servido na embarcação da Praça do Victor.
Camarões Thai, servido na embarcação da Praça do Victor.| Foto: Ella Flumine
  • Por Restaurantes do Victor
  • 26/08/2021 18:37

A alegria de estar junto é insubstituível e não há quem discorde disso, principalmente após a pandemia. Um encontro com a família ou amigos é revigorante.  E desfrutar momentos especiais na companhia da gastronomia, num estabelecimento tradicional, que se tornou uma instituição dos curitibanos, é melhor ainda. Estamos falando dos Restaurantes Victor, que conseguiu driblar o tsunami da Covid-19 e segue firme e forte com suas embarcações a todo vapor.

De volta à rotina, com o fim das restrições impostas pelo Coronavírus, o capitão dos navios, Francisco Urban, convida os clientes para apreciar a melhor experiência gastronômica na degustação de frutos do mar da capital paranaense.

O restaurateur do grupo, inclusive, desafia os habitués da casa, que já conhecem as heresias das “Ilhas do Mar”, nome do buffet a quilo servido no almoço, a conhecerem as iguarias da modalidade à la carte, durante o jantar. Ele ressalta que, ao anoitecer, o cenário do empreendimento se transforma e torna a experiência inédita, mesmo para os clientes assíduos.

“Se você já conhece as embarcações do Victor no almoço, precisa conhece-las no jantar. A música, a iluminação do local, as cadeiras, que no inverno são revestidas de pele de carneiro e que trazem aconchego, o ambiente climatizado, a decoração rústica, e a comida que chega fervendo à mesa, remetem e traduzem a sensação de conforto. É isso que todos nós buscamos depois de uma temporada de navegação em mares turbulentos. As embarcações do Victor são um porto seguro, onde transborda apenas a energia positiva e, por isso, a experiência dos clientes é completa e vai além da gastronomia e da excelente carta de vinhos”, afirma Urban.

Restaurantes do Victor: boa gastronomia e ambiente confortável.
Restaurantes do Victor: boa gastronomia e ambiente confortável.| Ella Flumine

Conforme ele, o Restaurantes Victor sempre identificou a simplicidade - no sentido daquilo que é vital - como um dos seus valores. E com a pandemia, esse atributo ganhou uma dimensão ainda maior, em todo o mundo. “Passamos a valorizar ainda mais o simples, como o reencontro, uma boa conversa, o riso espontâneo, a degustação de uma taça de vinho harmonizada com a alta gastronomia, a doçura de uma sobremesa. Tudo isso, junto e misturado, é um atalho para a felicidade e para plenitude. E todas essas sensações, que foram tiradas de nós durante a pandemia, estão retornando às noites dos Restaurantes Victor”, relata Francisco Urban.

Ele ainda arrisca um palpite e sugere uma receita que promete conquistar os clientes pelo sabor: o Camarões Thai, servido na embarcação da Praça do Victor. O prato leva camarões empanados em páprica, curry e raspas de laranja, servidos em panela de barro, com arroz ao caldo de especiarias e rodelas de abacaxi. “É um prato perfumado, com um visual incrível e que aguça todos os sentidos. Eu juro, é de comer rezando e com os olhos”, brinca Francisco Urban.

Camarões Thai: prato leva camarões empanados em páprica, curry e raspas de laranja.
Camarões Thai: prato leva camarões empanados em páprica, curry e raspas de laranja.| Foto: Ella Flumine

Máxima de Darwin

Mesmo com a interrupção por conta das tempestades, anunciadas pelas bandeiras laranja e vermelha, a tripulação do Restaurantes do Victor não parou. A pandemia trouxe tempo para refletir sobre novos rumos do negócio, para se adaptar às restrições e se manter no prumo mesmo no mar revolto. O resultado foi positivo e é comemorado por todos os tripulantes das naus: a empresa ganhou até um certificado por estar entre aquelas que menos demitiram durante a pandemia.

“Seguimos a máxima de Darwin e nos adaptamos. Algumas reformulações já estavam em curso e, com a paralisação das atividades, tivemos tempo para desenvolver novos projetos. A pandemia trouxe muitos aprendizados e soubemos aproveitá-los”, diz Francisco Urban.

O empresário está confiante e otimista com o retorno e espera todos os clientes nas embarcações. “Muitos deles chamam o restaurante de “nosso Victor”, o que nos traz um orgulho muito grande e aponta que estamos no caminho certo. Em nome de toda nossa história e tradição, convidamos os curitibanos para uma ação de fortalecimento da marca, nossos clientes são nossa melhor decoração”, enfatiza Urban.

Fórmula do sucesso

A valorização da matéria-prima é considerada por Francisco Urban como um dos maiores legados deixados pelo almirante que inaugurou o empreendimento,Victor Schiochet. O restaurateur aprendeu com ele a comprar os pescados, direto na fonte. O respeito, segundo Urban, está presente de ponta a ponta: desde o fornecedor até o cliente.

Camarões de Portugal estão entre os destaques do menu.
Camarões de Portugal estão entre os destaques do menu.| Reprodução

“Nós estimulamos os pescadores e fornecedores de frutos do mar a investir em cuidados, a conservarem o produto sempre bem gelado e a não deixar bater os peixes, para mantê-los íntegros e com suas melhores qualidades, como saem do mar. Quando damos a preferência para um produtor, temos a garantia de que o melhor produto será reservado para nós. Trabalhar com pescados frescos é uma forma de remunerar os pescadores do nosso entorno e um fator que reflete no nosso padrão de qualidade e satisfação do nosso cliente”, aponta Francisco Urban.

O restaurateur é responsável pela expansão do Restaurantes Victor, que abriu as portas há mais de 50 anos, em 1969, no São Lourenço. O armazém inaugurado por Victor Schiochet servia quitutes, petiscos e batidinhas típicas.

Foi o próprio Victor que convidou o ex-genro, Francisco Urban, para assumir o leme da embarcação. O restaurateur imprimiu ao negócio sua marca própria como a profissionalização da gestão e a sofisticação do cardápio. No entanto, a essência do negócio, que são a qualidade e a hospitalidade, implementas pelo seu primeiro capitão, continuam sendo a bússola dos Restaurantes Victor.

Escolha sua embarcação preferida e venha brindar a vida.

Faça já sua reserva!

Serviço:

Bar do Victor
São Lourenço - (41) 3353-1920 ou (41) 99684-0509

Praça do Victor
Praça da Espanha - (41) 3076-0720 | (41) 99708-0672