Teto de taças faz parte do projeto arquitetônico do Wine Bar e é um capítulo à parte.
Teto de taças faz parte do projeto arquitetônico do Wine Bar e é um capítulo à parte.| Foto: Ella Flumine
  • Por Restaurantes do Victor
  • 25/08/2021 15:27

Boa música e os melhores rótulos de vinho: a combinação é perfeita na visão do empresário Francisco Urban, que comanda o Restaurantes Victor. Ele uniu suas duas paixões, transformando um sonho em realidade com a inauguração do UpStairs: um Wine Bar que proporciona para os clientes a melhor experiência na enogastronomia e no entretenimento da cidade. Com a flexibilização do comércio em Curitiba a atração voltou a funcionar e as portas do segundo andar da Praça do Victor já estão abertas.

A playlist do UpStairs pode ser descrita como a harmonização entre os artistas e as uvas. A analogia promete uma brincadeira divertida, capaz de aguçar quase todos os sentidos: visão, audição, olfato e paladar. Ao imaginar a imagem e ouvir as vozes de David Bowie, Carla Bruni, Mick Jagger, Madonna e Elton John, como você as classificaria, respectivamente: um Chardonnay, Pinot Noir, Shiraz, Sauvignon Blanc ou Champagne?

A provocação é só um pretexto para provar várias taças e chegar a uma conclusão final para dar um nome aos seus rótulos preferidos. O empreendimento foi inaugurado um pouco antes da pandemia começar e Francisco Urban comemora o retorno das atividades. “Apesar de ter funcionado por pouco tempo, nosso Wine Bar caiu no gosto e se tornou um programa dos curitibanos. Muitos clientes, assim como nós, ansiavam pelo retorno do UpStairs, que está novamente no ar na programação do Restaurantes Victor”, afirma.

Imagem de astros na parede e referências às uvas que representam faz parte do cenário e do conceito do UpStairs.
Imagem de astros na parede e referências às uvas que representam faz parte do cenário e do conceito do UpStairs.| Crédito: Ella Flumine

Menu

O menu segue o conceito de easy food: comidinhas fáceis de servir e compartilhar. Os blinis de tapioca acompanhados de guacamole ou creme azedo com camarão – lembrando que os frutos do mar estão no DNA do Restaurantes Victor - são os preferidos do público.

A carta de vinhos merece destaque por sua diversidade. Não há paladar que resista às tentações dos mais de 100 rótulos do Wine Bar. E se você quiser provar mais de um, há opções em taças. A casa serve desde clássicos vinhos brancos chablis da região da Borgonha, na França, além dos tradicionais vinhos da Bairrada e do Alto Douro, em Portugal, e até bebidas produzidas na Itália, como a Toscana e a Região de Piemonte. Os rótulos de La Rioja e Ribera del Duero, na Espanha, também têm presença assídua no cardápio.

Todos estão convidados para provar os rótulos: quem está iniciando no mundo dos vinhos e até os paladares mais exigentes e que já sabem quais são suas uvas preferidas.

Os clientes podem sair de casa com um destino certo: o 2º andar da Praça do Victor, ou fazer uma parada estratégica no local, para petiscar ou beber antes do jantar, no andar de baixo, ou ainda subir as escadas para fazer o último brinde e coroar uma noite glamourosa com um rótulo “inesquecível”.

Música boa regada com os melhores rótulos proporcionam os melhores encontros no UpStairs.
Música boa regada com os melhores rótulos proporcionam os melhores encontros no UpStairs.| Crédito: Ella Flumine

Beber com estilo e sofisticação

O endereço é um dos mais charmosos e nobres da cidade: o UpStairs integra a Praça do Victor, localizada na Praça da Espanha, que ganhou a alcunha de Batel Soho de Curitiba. O apelido é uma alusão à inspiração nos Sohos de Londres, Nova York, Buenos Aires e Hong Kong:  pequenos espaços culturais, descolados e com vida social agitada, que conectam, no mesmo lugar, lazer, cultura e serviços.

“O entorno da Praça da Espanha, onde estamos localizados, é uma região muito charmosa, tranquila e arborizada e se torna o lugar perfeito para reunir grupos de amigos, famílias, turistas e artistas que dividem o mesmo espaço. E essa é a atmosfera perfeita para a criação de um Wine Bar”, conta Francisco Urban.

O encantamento dos clientes em relação ao endereço só aumenta quando eles sobem as escadarias e chegam no UpStairs: a decoração do empreendimento é um espetáculo à parte. O projeto arquitetônico é assinado pela arquiteta Giovana Paiva e promete, em cada cantinho, uma experiência única e excepcional. Os trechos de músicas de intérpretes renomados nas luminárias refletem o espírito cool do ambiente e o lifestyle do público do UpStairs.

Teto de taças faz parte do projeto arquitetônico do UpStairs e é um capítulo à parte no Wine Bar.
Teto de taças faz parte do projeto arquitetônico do UpStairs e é um capítulo à parte no Wine Bar.| Crédito: Ella Flumine

A ideia é que os clientes sintam no UpStairs o mesmo aconchego da casa de um amigo: futtons, sofás e almofadas tornam o ambiente confortável e informal. Está permitido sentar-se no chão e se perder no relógio ao som de uma boa música e roda de conversa regadas pelos melhores rótulos.

“A pandemia do Coronavírus nos fez valorizar cada um desses momentos. A felicidade é simples e mora no UpStairs, no encontro com os amigos, num happy hour, na arte de apreciar a boa mesa e degustar novos sabores. A música e o vinho dão o toque final à experiência, que vai deixar um gostinho de quero mais e te convidar para uma segunda dose, em uma noite qualquer. Afinal, não faz mal se o mundo acabar em vinho. Ainda mais se você estiver bem acompanhado”, reflete Francisco Urban.