Na busca por mais eficiência e competitividade, empresas de diferentes setores têm apostado na terceirização inteligente como solução para melhorar processos, reduzir custos e aprimorar a gestão de pessoas. De acordo com Renato Pádua, gerente comercial da RH NOSSA, a prática vai muito além da simples alocação de profissionais: trata-se de um modelo baseado em performance, tecnologia e inovação.
Segundo Pádua, a terceirização é mais vantajosa quando a empresa decide concentrar seu planejamento nas atividades estratégicas do negócio e transfere funções operacionais — especialmente aquelas com rotinas repetitivas ou mecânicas — para um parceiro especializado. “A terceirização inteligente permite que a empresa direcione seu foco para o que é essencial, enquanto especialistas trabalham para tornar os processos terceirizados mais eficientes, produtivos e com menor custo”.
Na prática, a RH NOSSA adota uma abordagem apoiada na Engenharia de Serviços, que alia conhecimento técnico, gestão por indicadores e uso de tecnologia para garantir eficiência operacional. Todo o processo é conduzido pela equipe que atua desde a proposta comercial até o acompanhamento contínuo da operação terceirizada. “Nosso time analisa o funcionamento da atividade, redesenha fluxos, ajusta layouts, propõe melhorias e implementa ferramentas de medição e controle”, afirma o gerente.
Embora não seja seu objetivo principal, a terceirização bem aplicada também pode refletir positivamente em aspectos como o clima organizacional e a retenção de talentos, ao aliviar sobrecargas e melhorar o desempenho da gestão de pessoas. Entretanto, Renato alerta: muitos erros ainda são cometidos pelas empresas ao terceirizar.
“É comum que empresas resistam a mudanças, mantendo processos engessados ou ultrapassados. Outro equívoco é pensar que terceirizar significa apenas cortar custos”, destaca. Segundo ele, essa visão limitada, muito presente no Brasil, está associada à ideia de apenas “mobiliar postos de trabalho”, ou seja, preencher vagas com profissionais terceirizados sem uma estratégia de otimização.
Para o gerente comercial da RH NOSSA, “o modelo de terceirização pode, sim, trazer redução de custos, mas seu foco deve estar na especialização e na melhoria contínua das atividades — principalmente no aumento da performance da operação que está sendo terceirizada”.
Por isso, é fundamental observar os critérios para terceirizar serviços, como a flexibilidade dos processos, o alinhamento com os objetivos e a seleção de fornecedores confiáveis. “A terceirização evoluiu. Hoje, ela precisa ser entendida como um processo moderno, no qual o parceiro tenha domínio técnico sobre a operação, proponha melhorias e entregue com mais resultado e menos desperdício”, reforça.
Renato também destaca a importância de seguir as melhores práticas em terceirização, que incluem diagnóstico preciso da operação, construção de soluções personalizadas e acompanhamento de indicadores. “É dessa forma que transformamos a terceirização em uma alavanca de performance para os nossos clientes”, aponta.
Com uma abordagem moderna, a terceirização no setor de Recursos Humanos ganha novo significado, deixando de ser apenas uma solução operacional para se tornar parte fundamental da gestão estratégica. E para quem busca contratar profissionais com mais eficiência e resultado, essa pode ser a chave do sucesso.
Clique aqui e conheça a RH Nossa!
Siga a RH Nossa nas redes sociais
Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | TikTok
Para Curitiba e região
Escritório de Manaus
Comercial (para clientes)
Horário de atendimento
• Segunda à Quinta
das 8h30 às 18h
• Sexta
das 08h30 às 17h30
Endereço
Rua Lamenha Lins, 2232
Rebouças – Curitib

