Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Romanha: 50 anos de tradição da empresa paranaense com foco em pessoas e inovação

A empresa continua expandindo seus negócios com foco em pessoas, tecnologia e sustentabilidade

A Romanha mantém um elevado padrão de qualidade em todos seus processos, mas também é repleta de amor em cada etapa de sua história
A Romanha mantém um elevado padrão de qualidade em todos seus processos, mas também é repleta de amor em cada etapa de sua história (Foto: Divulgação)

Romanha Alimentos

13/09/2024 às 09:59

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

A história da Romanha começou em 1973, mas o legado da família Kulpa se iniciou em 1950. 

Adão Kulpa preparava pastéis para vender nas lanchonetes da rodoviária de Porto Alegre. Com muita dedicação e cuidado, era ele quem recheava, fritava e vendia os pastéis. Seus filhos o acompanhavam e passaram a entender sobre qualidade, textura, aroma e sabor.

Com esse esforço em família, Adão Kulpa teve seu negócio reconhecido e bem-sucedido naquela época.

Mas foi alguns anos mais tarde, em 1973, que o filho Renato Kulpa teve a ideia de criar um novo produto para oferecer nos supermercados. Foi desenvolvido um processo de fabricação de massas de pastel em disco. Assim nasceu a Romanha Alimentos.

Em 1990, a indústria, que estava sob a direção de César Kulpa, neto de Adão e filho de Renato, mudou-se para Pinhais, região metropolitana de Curitiba. 

Nesse período, a indústria passou a expandir a fabricação de massas frescas e suas instalações, promovendo o desenvolvimento local e investindo na integração com a comunidade.

Clique aqui e conheça o catálogo completo de produtos da Romanha!

Atualidade e a proximidade com as pessoas

Com o passar dos anos, o CEO, César Kulpa, desenvolveu não somente a qualidade dos produtos, mas também uma equipe de colaboradores fundamentais para todo processo de crescimento. Por conta disso, foram criadas dinâmicas importantes que não existiam no passado. “O Café com CEO, por exemplo. É tão gostoso quando a gente faz um café e escuta a história de cada um, o quanto isso engrandece e fortalece, né?”, ressalta Kulpa.

Cada colaborador da Romanha traz consigo uma história, uma paixão e um compromisso que vão além das tarefas diáriasCada colaborador da Romanha traz consigo uma história, uma paixão e um compromisso que vão além das tarefas diárias (Foto: Foto: Divulgação)

As pessoas são a alma e o coração pulsante de uma empresa. Cada colaborador traz consigo uma história, uma paixão e um compromisso que vão além das tarefas diárias. São esses indivíduos que, com seu entusiasmo e dedicação, transformam ideias em realidade, superam desafios e ajudam a construir uma visão compartilhada. Em um ambiente de trabalho, o verdadeiro valor das pessoas não está apenas em suas habilidades técnicas, mas em seu espírito colaborativo e na maneira como se apoiam mutuamente, criando uma rede de suporte e inspiração. 

Valorizar e reconhecer esses colaboradores é essencial, além de manter um bom relacionamento com cada pessoa. “Acho muito importante estar sempre presente. Gosto muito de pessoas, e essa é uma das minhas principais características”, complementa.

A Romanha se preocupa cada vez mais com a tecnologia e está em constante inovaçãoA Romanha se preocupa cada vez mais com a tecnologia e está em constante inovação (Foto: Foto: Divulgação)

Sustentabilidade

Não é de hoje que a sustentabilidade tornou-se um pilar fundamental para as empresas, especialmente no que diz respeito ao uso eficiente da energia, pois não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também fortalece a imagem e a competitividade no mercado.

A adoção de práticas energéticas sustentáveis, como a implementação de fontes de energia renováveis e a melhoria da eficiência energética, reduz o impacto ambiental e os custos operacionais a longo prazo. Além disso, ao demonstrar um compromisso com a sustentabilidade, as empresas atraem consumidores e investidores que valorizam a responsabilidade ambiental, o que pode abrir novas oportunidades de negócios e melhorar a reputação da marca.

Em um contexto de crescente conscientização ambiental e regulamentações mais rigorosas, a integração de estratégias sustentáveis na gestão da energia não apenas alinha a empresa com as expectativas sociais e normativas, mas também impulsiona a inovação e a resiliência nos negócios.

Pensando nisso, a sustentabilidade é um dos principais pilares da Romanha e uma das ações que refletem essa cultura é desenvolver um projeto fotovoltaico, realizado em parceria com a Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica). As placas solares instaladas nos telhados da indústria formam uma espécie de usina. “E não é somente uma captação da energia solar, nós temos aqui um banco de baterias de lítio para fazer a armazenagem”, completou.

A Romanha se empenha em manter um elevado padrão de qualidade em todos os processos, mas também é repleta de amor em cada detalhe, em cada etapa de sua históriaA Romanha se empenha em manter um elevado padrão de qualidade em todos os processos, mas também é repleta de amor em cada detalhe, em cada etapa de sua história (Foto: Foto: Divulgação)

Projeto social

Os projetos sociais nas empresas são uma forma poderosa de retribuir à comunidade e reforçar o compromisso com a responsabilidade social. Ao investir em iniciativas que promovem a inclusão, a educação, a saúde ou o desenvolvimento local, as empresas não só contribuem para o bem-estar da sociedade, mas também fortalecem sua própria reputação e engajamento interno. Esses projetos criam uma conexão genuína entre a empresa e a comunidade.

Hoje, a Romanha apoia o projeto Atleta Bom de Nota, que surgiu com o professor Gil. “O intuito é educar. 92% desses alunos atingiram a média, sendo que antes suas notas eram inferiores a cinco”, relatou.

Tecnologia

A tecnologia desempenha um papel crucial no crescimento das empresas modernas, ao oferecer ferramentas e soluções que aumentam a eficiência, a produtividade e a competitividade no mercado.

No cenário atual, a adoção de tecnologias avançadas permite às empresas otimizar seus processos internos, reduzir custos operacionais e aprimorar a comunicação tanto interna quanto com clientes. A integração de sistemas de gestão, análise de dados e automação não apenas acelera a tomada de decisões, mas também possibilita a personalização de produtos e serviços conforme as necessidades específicas dos consumidores. 

A adoção de tecnologias avançadas permite às empresas otimizar seus processos internos, reduzir custos operacionais e aprimorar a comunicação tanto interna quanto com clienteA adoção de tecnologias avançadas permite às empresas otimizar seus processos internos, reduzir custos operacionais e aprimorar a comunicação tanto interna quanto com cliente (Foto: Foto: Divulgação)

Por isso a Romanha se preocupa cada vez mais com a tecnologia e está em constante inovação. “Tem muitas ferramentas que estão sendo utilizadas, a gente vem investindo muito na parte tecnológica, porque a gente entende que quando a empresa começa a tomar um corpo maior, começa a crescer, ela precisa também ser mais efetiva nos seus controles”, complementou Kulpa.

Há 50 anos, a Romanha se empenha em manter um elevado padrão de qualidade em todos os processos, mas também é repleta de amor em cada detalhe, em cada etapa de sua história. “Estar aqui hoje é muito emocionante, porque fiz parte disso e eu fico muito orgulhoso disso, principalmente porque a gente vê o que envolve o negócio. Tem muito amor junto nisso, porque a gente faz isso com afinco e quantas famílias dependem disso”, finalizou Kulpa.

Quer trabalhar na Romanha Alimentos? Clique aqui para cadastrar seu currículo!

Clique aqui e conheça o catálogo completo de produtos da Romanha!

Siga a Romanha nas redes sociais

Instagram | LinkedIn | Facebook

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.