Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Com o conceito de refúgio, apartamento de alto padrão conta com painel de 7 metros da Romanzza Curitiba

Empresa executou também todo o mobiliário planejado do projeto assinado pelo Escritório de Arquitetura Carolina Reis, que apostou no minimalismo e trabalhou com a ideia de ambientes integrados

A mesa de jantar, de até oito lugares, no centro da sala, diante do nicho de sete metros da Romanzza Curitiba: minimalismo e requinte em um mesmo ambiente. (Foto: Celso Pilati)

Romanzza - A Romanzza foi criada para transformar seus dias em experiências únicas. Porque para nós, sua satisfação faz parte do plano. Por isso, buscamos sempre as tecnologias mais atuais para oferecer cada vez mais opções de produtos para você.

09/03/2022 às 18:49

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

A pandemia da Covid-19 mudou absolutamente todas as nossas relações. Nos abriu a possibilidade, por exemplo, de rever nosso conceito de lar. O que antes era o espaço de descanso e encontros ganhou também a função de escritório. E a necessidade de permanecer mais tempo em casa nos fez olhar para esse ambiente como um refúgio, um local para se proteger de um problema temporário, mas de proporções globais e que segue exigindo cuidados.

Refúgio foi o nome utilizado pelo Escritório de Arquitetura Carolina Reis para a criação do apartamento do Aventus Residences, da Cima Empreendimentos. “O conceito desse projeto foi mais minimalista, moderno, com ambientes integrados e excelente ergonomia”, explica Carolina. Sustentado pela ideia de acolhimento e proteção em um momento ainda delicado, o projeto de Carolina apresentado no apartamento decorado busca transmitir a ideia de conforto e proteção de forma arejada, com sofisticação e estilo. Com áreas integradas e projetadas com padrão ergonômico de modo a facilitar a circulação, amplia a sensação de espaço, em um apartamento de alto padrão de 150 metros quadrados no bairro do Bigorrilho, em Curitiba (PR).

Para isso, a arquiteta se cercou do que havia de melhor em mobiliário planejado, e encontrou na versatilidade e nas inúmeras possibilidades de personalização oferecidas pela Romanzza Curitiba as variações de cores, encaixes, formas, medidas e recortes ideais para criar o ambiente projetado.  As inovações e propostas e executadas pela empresa estão vívidas na Linha Murano, mobiliário planejado para a cozinha, com armários em padrão Bali (com textura de lâmina natural de madeira) e vidro reflecta em portas no alto do mobiliário e na porta divisória de ambiente com a lavanderia.

“Esse foi mais um desafio para a Romanzza Curitiba, de planejados, que executou meu projeto em todos os milímetros exigíveis”, constata Carolina. O mobiliário selecionado conta com produtos de alto padrão, leves e práticos para o dia a dia. Todos os sob medida foram executados pela Romanzza; já os soltos foram produzidos pela Artefacto.

O destaque da Romanzza Curitiba no projeto é o painel da sala, um nicho linear de mais de sete metros em MDF com acabamento de pedra. A similaridade com a superfície de uma rocha é tão impressionante que leva os clientes a se aproximarem dele para tocar, imaginando se tratar verdadeiramente de uma pedra. O padrão é tanto bem próximo do real quanto mais econômico. E ao transmitir a sensação de proximidade com elementos da natureza, o painel reforça o conceito de integração entre os ambientes interno e externo de modo clean e sofisticado, parte do conceito empregado no projeto por Carolina. Outro destaque da decoração é a mesa de jantar no centro da sala, para até oito pessoas, mais os três assentos de cozinha e a mesa de quatro lugares na varanda. A integração entre áreas interna e externa ganha em beleza com o acréscimo da visão da Praça 29 de Março, com seu espelho d’água, árvores e painel em baixo relevo de concreto do desenhista e gravurista curitibano Poty Lazzarotto (1924-1998).

A arquiteta também assina o projeto da central de vendas, onde está o apartamento decorado. E nele, também utilizou itens planejados Romanzza Curitiba, e de outros parceiros, como a Artefacto, que responde por 100% do mobiliário solto.

A Linha Murano, da Romanzza, oferece leveza e sofisticação à cozinha. (Foto: Crédito: Celso Pilati)

O cinza arrojado em vez do bege previsível

O zelo na elaboração do projeto permitiu garantir ambientes que oferecem aos futuros moradores a sensação simultânea de acolhimento e amplitude. A integração das áreas interna e externa, com cozinha aberta conectada com sala de jantar, living, sala de TV e sacada, está conectada ao momento em que ainda é preciso de cuidados. Nas cores, o cinza é predominante. A proposta foi fugir do tradicional e previsível bege, e reforçar a ideia minimalista e intimista do projeto, atual e com personalidade.

“Conseguimos proporcionar esses ambientes estéticos, funcionais, mas que trazem toda uma memória afetiva de se estar juntos, sem necessariamente aglomerados”, esclarece.

Para tornar o processo ainda mais preciso e personalizado, Carolina criou personas, para quem o apartamento foi decorado. Assim, todo o ambiente foi pensado para um casal com filhos ainda jovens. “Um quarto é caracterizado para uma menina, com todo um universo minimalista, de privacidade. O outro foi caracterizado para um menino pré-adolescente ou adolescente, também com itens que harmonizam com essa personalidade. Todos os quartos contam com bancadas de estudo, e com características marcantes para atender a todos os gostos dos clientes”, detalha.

O início do projeto se deu antes da pandemia da Covid-19. A necessidade de isolamento e do subsequente home office fez com que o empreendimento passasse por adaptações. Assim, em um dos quartos, o espaço pensado inicialmente para o guarda-roupa foi ocupado pelo escritório residencial. “O projeto está bem atualizado”, garante Carolina.

Em um dos quartos, o home office ganhou espaço sem perder a sensação de amplitude e livre circulação. (Foto: Crédito: Celso Pilati)

Tailor made

A Romanzza Curitiba tem, entre suas características que a diferenciam no mercado, a possibilidade de apresentar mobiliário planejado que atendem os milímetros estabelecidos no projeto. “Esse é um item que nos diferencia bastante da concorrência”, destaca Fernando Matoso, diretor e proprietário da Romanzza Curitiba. Ao projetar e fabricar móveis que se adequam com precisão qualquer traçado ou medida, trabalha de modo a tornar um ambiente o mais personalizado possível.

Essa possibilidade de ter um mobiliário editável, que se adequa a espaços de qualquer dimensão, com flexibilidade de medidas, está no DNA da empresa, e faz toda a diferença quando a busca é por atender de modo ajustado projetos assinados por arquitetos ou mesmo para atender demandas dos consumidores finais. “Não fazemos ajustes de projetos; conseguimos deixar que o móvel reproduza com detalhes personalizados toda a criação do projeto criado”, reforça Matoso.

“O setor de engenharia da fábrica favorece os arquitetos com análises e leitura de todos os projetos dos profissionais e mesmo do consumidor final que apresentam projetos para orçamento. Identificamos essas características, preparamos o atendimento de forma bastante personalizada e executamos o projeto na íntegra”, detalha. A empresa trabalha com prazos de entrega mais eficientes que a média do mercado. Hoje, consegue entregar o mobiliário para o cliente e realiza a montagem em até 70 dias corridos a partir da assinatura do contrato. “A maioria do mercado só faz a entrega após 60 ou 80 dias úteis depois da apresentação do caderno técnico”, ressalta.

A Romanzza Curitiba conta hoje com mais de 35 lojas espalhadas pelo país, e trabalha com projetos de ambientes planejados para cozinhas, dormitórios, home office, closet, home theater e também na fabricação de estofados. Na fabricação de acabamentos, trabalha com lâminas de madeira, MDF madeirados, still-color e vidros. Tudo com possibilidade de personalização a partir do desejado pelo cliente e projetado pelo arquiteto, materializando o conceito de tailor-made.

Para mais informações sobre acabamentos, móveis e ambientes planejados, acesse o site da Romanzza.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.