Desenvolva a arquitetura religiosa do seu templo com quem tem experiência no ramo.
Desenvolva a arquitetura religiosa do seu templo com quem tem experiência no ramo.| Foto: Shutterstock
  • Por Rosa Dalledone Arquitetura
  • 29/07/2021 21:13

A arquitetura religiosa costuma ser rica e significativa, expressando crenças, emoções, fé e afeto. Para projetar esses ambientes, é preciso compreender que aspectos materiais, como a edificação, os ambientes e os objetos, devem caminhar junto com manifestações espirituais.

Tudo isso é possível com a ajuda de um profissional experiente e capacitado. Por isso, para ajudar a projetar esses ambientes, a arquiteta Rosa Dalledone compartilha dicas e cases de sucesso.

O que é arquitetura religiosa?

Se você é um líder religioso e quer construir seu próprio templo, pode ser que já tenha esbarrado nessa pergunta. Mas para te ajudar a compreender melhor, pode-se definir a arquitetura religiosa como o projeto que combina funcionalidade, elementos e objetos que estarão presentes dentro de um ambiente religioso.

Para colocar em ação, é preciso contratar um arquiteto que tenha experiência na concepção desses locais, já que a experiência pode ajudar a proporcionar mais bem-estar, aconchego e espiritualidade para o ambiente. Além disso, é importante ter em mente que esses espaços possuem um papel fundamental na prática da fé e tem como missão ser um ambiente seguro para que os fiéis se conectem com essa força maior.

O que levar em consideração?

Para além dos elementos já citados, é preciso também pensar no impacto sentimental de cada escolha. Recursos materiais, funcionais e artísticos devem transmitir emoções aos frequentadores, elevando sua sensação de encontro com o divino.

Para colocar em ação com maestria, vale manter o diálogo aberto, orientar e levar a doutrina como guia. Além disso, é preciso paciência com o desenvolvimento do projeto, já que costumam ser obras longas, que dependem da colaboração de muitos.

Conte com um profissional experiente

Pensa em começar a projetar seu próprio templo? Conte com a experiência de 30 anos de quem projetou a Igreja Matriz da cidade de Pinhais, no Paraná, casas de retiro, capelas, velários, cinerários, capelas mortuárias, altares e crematórios, entre outras ações que compõem a arquitetura com perspectiva 360 graus da Rosa Dalledone.

Acesse o site e entre em contato.