Escritório de arquitetura cuida de todas as etapas, inclusive das burocracias administrativas.
Escritório de arquitetura cuida de todas as etapas, inclusive das burocracias administrativas.| Foto: Shutterstock
  • Por Rosa Dalledone Arquitetura
  • 13/07/2021 18:05

Entre os aprendizados proporcionados pela pandemia de Covid-19 e pela dinâmica de isolamento social, há um ensinamento valioso: a importância de não adiar os projetos de ter um lar aconchegante, feito para comportar todos os desejos e demandas de seus moradores.

Construir uma casa do jeitinho que a imaginação e o coração pedem não é luxo, mas sim, necessidade básica.

No entanto, quem nunca passou pela experiência de uma obra tende à impressão de que o processo é um bicho de sete cabeças. A verdade é que, embora algumas etapas sejam realmente complexas, com a assessoria de um bom escritório de arquitetura tudo fica mais fácil e o sonho se torna possível.

O que é um projeto de arquitetura e por que você precisa de um?

Muita gente ainda relaciona arquitetura à identidade estética da casa — o que também é verdade. O arquiteto vai assegurar que a construção seja bonita, charmosa e combine com o gosto de quem vai aproveitar os melhores momentos da vida em cada um dos ambientes. Contudo, um bom projeto é essencial para solucionar todas as angústias dos futuros proprietários do imóvel, e até mesmo para antecipar problemas que sequer emergiram.

Por isso, antes de mais nada, é fundamental escolher um profissional que tenha vivência em iniciar propostas arquitetônicas do zero, com repertório o bastante para saber extrair o mais importante das ideias de cada cliente.

Para quem vive em Curitiba, um bom pontapé inicial é agendar uma conversa com Rosa Dalledone. Com quase 40 anos de carreira, é especialista em desenvolver projetos para todos os tipos de edificações. Não à toa, já foi reconhecida por alguns dos eventos e publicações mais importantes do país, incluindo oito participações da Mostra Artefacto e nove na Casa Cor Paraná, uma das mostras de paisagismo mais importantes do continente.

Primeiros passos: entendendo a viabilidade

Após o primeiro contato e o alinhamento de expectativas com o arquiteto, será necessário passar por um minucioso levantamento para averiguar maneiras de tirar o planejamento do papel.

Antes de mais nada, a equipe que está tocando o projeto irá visitar o terreno em que a residência será erguida para avaliar critérios de topografia, clima e metragem, assegurando que é viável executar a construção no local, ou se algum ajuste precisará ser feito.

Em seguida, com essas informações em mãos, é hora de cruzar os dados com o Plano Diretor do município — que nada mais é do que uma ferramenta de urbanismo da administração pública para especificar o que pode ser construído nos espaços da cidade e de que forma isso se dá.

Depois de finalizada a pesquisa, chega o momento que todo mundo relaciona com a profissão de arquiteto: a fase de sentar à mesa, esboçar desenhos e criar as maquetes preliminares do projeto.

Um especialista competente, é claro, irá cuidar de todos os desdobramentos mais dispendiosos dessas etapas, de forma que não há muito com o que se preocupar. Rosa Dalledone, por exemplo, possui vasta experiência em estudos de viabilidades nos mais diversos ambientes —  de uma fazenda arrojada e imponente em Bocaiúva do Sul, até uma casa de praia intimista e iluminada, que reflete a paixão dos donos pelo mar. Independente da especificidade, haverá uma forma de realizar sem dor de cabeça.

Anteprojeto

Feito tudo isso, a arquiteta irá detalhar o planejamento da sua casa dos sonhos. Para isso, é realizado um estudo completo chamado de anteprojeto. É aqui que todas as diretrizes de arquitetura funcional serão estudadas.

Além de pensar em estruturas elétricas e hidráulicas, por exemplo, também é o momento de finalizar a planta baixa da sua nova residência. Será possível visualizar a casa tomando corpo.

Por fim, a última burocracia administrativa é a aprovação da prefeitura, que exige um projeto específico formatado pelo arquiteto responsável.

Mão na massa!

Cumpridas todas as etapas, é hora de iniciar o projeto executivo, que serve como um mapa mais prático do que vai acontecer na obra. Com um arquiteto confiável como braço direito, a vontade de morar bem está mais perto do que parece!

Clique para entrar em contato e começar agora o seu projeto.

Serviço
Rosa Dalledone Arquitetura
Rua Deputado Antônio Baby, 54 - Batel, Curitiba - PR
(41) 3244-5660
www.rosadalledonearquitetura.com.br/