Com criatividade, é possível preparar uma mesa de Natal elegante com referências à tradição da festa e elementos inovadores.
Com criatividade, é possível preparar uma mesa de Natal elegante com referências à tradição da festa e elementos inovadores.| Foto: Divulgação
  • Por Saccaro
  • 23/12/2021 20:51

A poucos dias do Natal, já começam os preparativos para a festa mais esperada do ano. Reunir os amigos e família tem se tornado cada vez mais significativo. Mas, a lista de preparativos é longa, desde os principais ingredientes até a decoração do ambiente, cada detalhe conta para deixar tudo perfeito. E quando se fala em decorar o item de destaque é a mesa de Natal, não é mesmo?

Desde a seleção dos talheres até o arranjo de centro de mesa, tudo conta na hora de investir em ideias ousadas ou até mesmo ficar no tradicional. O ideal é promover a interação entre os convidados para ter os famosos jargões dos parentes nessa época!

Precisa de algumas dicas para sua mesa de Natal? Da mais tradicional à ousada, a Saccaro tem o que você precisa para deixar sua celebração ainda mais elegante e sofisticada. Convidamos quatro arquitetas para apresentar ideias sobre como preparar a mesa da data mais esperada do ano.

Cindie Choueri sugere a mesa Vértice, da Saccaro, decorada com elementos naturais, como pinhas e cedro, e o uso de tons de verde e terracota.
Cindie Choueri sugere a mesa Vértice, da Saccaro, decorada com elementos naturais, como pinhas e cedro, e o uso de tons de verde e terracota. | Divulgação

Elementos naturais

Para quem prefere uma mesa mais tradicional, a arquiteta Cindie Choueri sugere trazer elementos naturais, como pinhas e cedros, que remetem ao espírito natalino e conferem personalidade e sofisticação para a mesa.

"A proposta é utilizar a mesa Vértice, da Saccaro, com pés em madeira e tampo de vidro redondo. O formato redondo da mesa de madeira acomoda mais pessoas, uma ótima opção para a ceia de Natal", comenta Choueri. Além disso, para complementar a decoração da ceia, tons de verde e terracota são uma ótima aposta, já que tornam o ambiente aconchegante e agradável, bem como remetem ao clima dessa noite tão especial.

Elegância e minimalismo

Outra opção é uma mesa elegante, minimalista e com um toque natural. Para isso, é possível destacar os pratos e vasos onde irão os alimentos - esses itens podem ser de cerâmica feitos à mão - utilizando jogos americanos de couro natural em tom de uva, para criar um contraste. A arquiteta Larissa Lóh destaca ainda, nessa composição, taças de cristal com desenho minimalista e arranjos em folhas desidratadas. "Detalhes em tom de verde e dourado trazem elegância para a mesa e velas aspiram ao clima natalino", diz.

A aposta de Larissa Lóh são os jogos americanos de couro natural em tom de uva, taças de cristal com desenho minimalista e as folhas desidratadas.
A aposta de Larissa Lóh são os jogos americanos de couro natural em tom de uva, taças de cristal com desenho minimalista e as folhas desidratadas. | Divulgação

Legenda: A aposta de Larissa Lóh são os jogos americanos de couro natural em tom de uva, taças de cristal com desenho minimalista e as folhas desidratadas. Crédito: divulgação

Mesa acolhedora

Para aliar conforto e conexão com os familiares, lembrando do período pré-pandêmico, em que era possível confraternizar sem medo, as arquitetas Claudia Pimentel Bueno e Raísa Bueno Ribeiro sugerem materiais que remetem à memória afetiva. Assim, a mesa Mérida, da Saccaro, em madeira com os cantos arredondados e as cadeiras Meta, da mesma linha, convidam as pessoas a se juntarem e celebrar com responsabilidade.

Para completar, uma decoração com elementos leves, como palha, linho, algodão e feltro podem compor a mesa de maneira acolhedora. "A ideia é substituir o tradicional dourado pelo brilho rosé gold. E também não podemos esquecer dos aromas, evidenciando os sentidos; velas com essência trazem todo o ar de christmas time", conclui Claudia.

As arquitetas Claudia Pimentel Bueno e Raísa Bueno Ribeiro sugerem elementos que remetem à memória afetiva para a mesa de Natal.
As arquitetas Claudia Pimentel Bueno e Raísa Bueno Ribeiro sugerem elementos que remetem à memória afetiva para a mesa de Natal. | Divulgação

Influência nórdica e delicadeza

A arquiteta Isis Virmont sugere uma mesa com referências ao Natal nórdico, com elementos das tradições da Dinamarca, Noruega, Finlândia, Suécia e Islândia. Para isso, cita as tonalidades que remetem ao verde das folhagens e ao castanho das pinhas. O destaque é o guardanapo de linho em tom rosado.

Outra possibilidade apresentada por Isis é a elaboração de uma mesa mais delicada, com pratos em textura de bambu, a aplicação de tons rosé e verde, e as pinhas decorativas, capazes de transmitir, como poucos elementos, a essência de Natal. Em ambas as ocasiões, indica a mesa Vulcano com cadeiras Carpe Diem.

As arquitetas Érika Hansel e Ísis Virmont e a decoração que remete às tradições nórdicas, em mesa Vulcano e cadeiras Carpe Diem.
As arquitetas Érika Hansel e Ísis Virmont e a decoração que remete às tradições nórdicas, em mesa Vulcano e cadeiras Carpe Diem. | Divulgação

Sobre a Saccaro

Fundada em 1946, a Saccaro, instalada no município de Caxias do Sul (RS), com fábrica construída na vila de Ana Rech, produz peças para áreas indoor, outdoor e inshade.

Responsável pela criação de peças de design que o mundo inteiro reconhece, a Saccaro está presente nas cinco regiões do Brasil, oferecendo novas experiências em mobiliário de alto padrão para quem reconhece o valor do toque artesanal.

Desde 1984, a empresa se alia a designers e artistas para desenvolver peças e móveis que traduzam o seu talento e a artesania Saccaro, transformando-as em sinônimos de mobiliário belo, funcional e singular.

Acesse e conheça o portfólio completo e exclusivo da Saccaro.