A SIPAT é uma maneira de discutir formas de prevenção a riscos de acidentes no local de trabalho.
A SIPAT é uma maneira de discutir formas de prevenção a riscos de acidentes no local de trabalho.| Foto: Shutterstock
  • Por Santa Casa
  • 20/09/2021 09:54

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) corresponde a um evento para a conscientização da segurança no local de trabalho. Por meio de atividades é realizada a discussão sobre as formas de diminuir os riscos de acidentes, lesões, doenças e afastamentos por conta da rotina do expediente. Conforme regulamentado na NR-5, a SIPAT é um evento obrigatório.

Sua organização é feita pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), um grupo que busca o bem-estar dos colaboradores por meio de análises e pesquisas das condições de trabalho. Assim como estabelecido na NR-5, a CIPA é obrigatória a todas as empresas com profissionais vinculados à CLT.

O principal objetivo da SIPAT é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, ao promover o senso crítico acerca das principais ameaças à segurança física e emocional dos colaboradores, tanto no local de trabalho quanto fora dele.

Ainda que ela seja realizada durante uma semana, você pode executar ações ao longo do ano a fim de reforçar a importância de um local de trabalho seguro.

Leia também: 5 cuidados que a sua empresa deve ter com o funcionário

Como preparar essa semana?

É possível explorar diversos temas de diversas formas. A CIPA pode, primeiramente, analisar os principais problemas do ambiente de trabalho e como os resolver, elaborando atividades relacionadas a esses temas.

Alguns temas recorrentes, que sempre precisam de reforço, são: primeiros socorros, incêndios, alimentação saudável, estilo de vida, sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis (IST), LER (Lesão por Esforço Repetitivo), acidentes no trabalho, alcoolismo, tabagismo, meio ambiente, DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), manejo do luto, entre outros.

Visto que há diversos assuntos que podem ser abordados, é essencial que tudo seja preparado com antecedência! Planeje e organize a semana inteira para que, assim, todos tenham uma experiência enriquecedora.

Convide profissionais especializados para realizarem palestras e demonstrações, como: bombeiros, para ensinarem a maneira de agir em caso de incêndio, desabamentos, aparecimento de animais silvestres; psicólogos, a fim de explicarem a importância do cuidado com a saúde mental. Procure por pessoas que estejam aptas a ensinar à sua equipe.

Outra dica é ir além de apresentações de PowerPoint e envolver os funcionários em dinâmicas e gincanas. Por exemplo, você pode dividi-los em equipes e fazer um quiz show, com perguntas como “Para que servem os EPIs?”, “Como utilizar os extintores de incêndio?”, “O que fazer caso sofra assédio moral?”, “Como lidar com estresse causado por conta do trabalho?” e assim por diante.

O segredo é buscar maneiras de entreter os participantes, organizando brincadeiras, workshops, exames laboratoriais, esportes, jogos etc. Saia da caixinha! Assim, no final, todos aprendem sem nem perceber!

Preocupe-se com seus funcionários

A colaboração é a chave do sucesso para a SIPAT.
A colaboração é a chave do sucesso para a SIPAT.| Crédito: Shutterstock

Elabore a SIPAT com atenção, cuidado e criatividade. Mesmo que esse seja um evento obrigatório, ele precisa chamar a atenção dos colaboradores, já que eles são o núcleo da empresa. Por isso, esteja sempre atento às melhorias que podem ser realizadas e às formas de aprimorar o relacionamento interpessoal entre seus funcionários.

Você quer saber mais sobre o Dra. Santa Saúde? Leia o blog para conhecer melhor.