Idosos podem passar a precisar de cuidados específicos e presença familiar é essencial
Idosos podem passar a precisar de cuidados específicos e presença familiar é essencial| Foto: Shutterstock
  • Por São Lourenço Senior Living
  • 10/08/2021 11:12

Ao longo dos anos, é natural que os ciclos familiares se renovem. Logo, as crianças crescem, casam, talvez tenham seus próprios filhos e, quando se vê, você e seus irmãos é que precisam cuidar de seus pais. Normal. Com a idade, idosos passam a precisar de cuidados específicos e a presença familiar é muito importante para que este processo de envelhecimento seja saudável.

Envelhecimento saudável

O envelhecimento envolve diversas mudanças, tanto na saúde física, quanto na mental do idoso. Para que ele seja positivo, é importante manter bons hábitos. E isso, claro, envolve também toda a família. Filhos e netos também vão perceber a necessidade de auxiliar seus pais ou avós na manutenção da saúde e execução de certas atividades.

Alguns pilares, como boa alimentação, prática de atividades físicas e até cuidados com doenças crônicas e outros efeitos do envelhecimento passam a ser de responsabilidade de filhos, netos e parentes próximos, ou ainda de profissionais qualificados.

A equipe multidisciplinar do São Lourenço Senior Living explica que “as maiores dificuldades apresentadas pelo familiar são as inversões de papéis, onde os filhos, netos, esposo(a) passam a ocupar o papel de cuidador, implicando em sobrecarga de tarefas, pontos de fragilidade e a paralisação de atividades significativas.”

Eles também comentam que “a sobrecarga emocional é muito importante, pois tanto do ponto de vista biológico, quanto psicológico a estrutura de proteção e cuidado, é exercida de uma maneira descendente, ou seja, de pai/mãe para os filhos/netos e não o contrário.”

Convívio familiar e estímulos sociais

Além de tempo dedicado ao convívio familiar, existem diversas soluções para incentivar o convívio social. O São Lourenço, por exemplo, é um Senior Living. Um espaço pensado para oferecer atividades de lazer e socialização. Com ambientes aconchegantes e seguros, a instituição oferece atividades como musicoterapia, terapia ocupacional, hidroginástica, oficinas de artes e muito mais.

A proposta da São Lourenço Senior Living oferece serviços e conveniências conforme a vontade e a necessidade do idoso e sua família. É possível frequentar as instalações em diferentes modalidades, sendo possível apenas passar o dia, se hospedar por alguns dias específicos, como em uma situação pós operatória ou de cuidados especiais, ou ainda morar no local e desfrutar de todas as vantagens do espaço e seus profissionais qualificados.

Com profissionais qualificados, instalações adaptadas e ambientes para diferentes atividades, São Lourenço Senior Living oferece diversas vantagens para um envelhecimento saudável
Com profissionais qualificados, instalações adaptadas e ambientes para diferentes atividades, São Lourenço Senior Living oferece diversas vantagens para um envelhecimento saudável| Shutterstock

Aumento da expectativa de vida dos brasileiros exige espaços adequados para esse público

“Desta maneira é fundamental que a família converse com os profissionais que auxiliam no cuidado deste idoso e conheça as potencialidades e as possíveis limitações que o mesmo se encontra”, complementa a equipe do São Lourenço Senior Living.

Os ciclos familiares se renovam e o papel de cada membro da família pode mudar conforme os anos passam. Contar com auxílio profissional e ambientes ideais para idosos pode fazer com que esse processo seja muito mais leve e tranquilo. Em seus diversos formatos, o convívio familiar é essencial para um envelhecimento saudável.

Acesse e conheça todos os benefícios que o São Lourenço Senior Living oferece.