Acompanhamento nutricional e médico e rotina de exercícios e alimentação saudável são alguns dos cuidados necessários na vida do idoso
Acompanhamento nutricional e médico e rotina de exercícios e alimentação saudável são alguns dos cuidados necessários na vida do idosona vida do idoso| Foto: Shutterstock
  • Por São Lourenço Senior Living
  • 10/08/2021 11:37

Manter a qualidade de vida e focar em bons hábitos para um envelhecimento saudável requer cuidados específicos que precisam ser tomados pelo próprio idoso e por toda a família. Mesmo quando o idoso tem sua independência e está saudável, é importante que filhos, netos ou cuidadores profissionais deem a atenção necessária para alguns aspectos da rotina do idoso.

A equipe multidisciplinar do São Lourenço Senior Living pontua que “a família deve ser o elo de atenção e segurança à pessoa idosa, onde o olhar cauteloso sobre o perfil do idoso tornar-se essencial para compreender seus gostos e anseios, incentivando-o, assim, através de atividades significativas para sua autonomia e independência.”

Acompanhamento nutricional

Ter uma boa alimentação é importante em qualquer fase da vida, mas essencial para um envelhecimento saudável, prevenindo doenças e dando mais energia. Para os idosos, é importante saber de todas as mudanças do organismo, ter uma rotina de refeições, com alimentos nutritivos. Além, é claro, de consumir bastante água.

Acompanhamento médico

Com o envelhecimento, o corpo passa por diversas mudanças. Por isso, seja para manutenção, tratamento ou prevenção de doenças, o acompanhamento regular com médicos especializados é de extrema importância. Nos casos em que é necessário fazer o uso de medicamentos também é importante estar atento aos horários e doses, mantendo a medicação sempre em dia.

Vínculo familiar e social

A presença familiar e convívio com outros amigos e até profissionais, como cuidadores, auxilia na aceitação das mudanças decorrentes da velhice e incentiva os idosos a cuidarem mais de si mesmos.

A equipe São Lourenço explica que “o ponto estratégico seria o incentivo constante do convívio intergeracional com a manutenção constante do diálogo transparente e com respeito a individualidade e as preferências da pessoa idosa para que a família e a pessoa idosa possam evidenciar de maneira adequada suas diferenças e semelhanças em cada geração e possa observar todas as dimensões biológicas, sociais e psicológicas que envolvem a qualidade de vida.”

A importância do familiar no envelhecimento saudável do idoso

Cuidados com a mente e o corpo

Dança ou jogos recreativos: manter-se ativo e praticar atividades físicas e sociais é fundamental para manter o corpo e a mente saudáveis. Essas atividades estimulam o corpo, a sociabilidade e refletem positivamente no psicológico do idoso.

Mesmo saudável e independente, é importante que um familiar ou cuidador profissional acompanhe a rotina do idoso
Mesmo saudável e independente, é importante que um familiar ou cuidador profissional acompanhe a rotina do idoso| Shutterstock

Ambiente acolhedor e seguro

Os espaços que os idosos utilizam também precisam de atenção e, na maioria das vezes, pequenas adaptações que podem garantir maior conforto, segurança e mobilidade. Barras de apoio nos banheiros e tapetes antiderrapantes em escadas e corredores são alguns dos itens simples que devem ser adicionados. “Lembrando que cada idoso possui a sua individualidade, sua história, suas marcas”, reforça a equipe São Lourenço.

Espaços como o São Lourenço Senior Living oferecem todos esses cuidados emambientes totalmente adaptados, confortáveis e com profissionais qualificados. Com enfermaria, acompanhamento médico e nutricional e instalações adaptadas, o São Lourenço é um local pensado para que idosos aproveitem ao máximo seu tempo com toda a atenção merecidae conforme as necessidades do idoso e família. É possível passar apenas o dia, se hospedar por temporadas específicas ou até mesmo morar no local.

Envelhecer pode ser maravilhoso, mas ainda assim exige atenção e cuidados necessários para essa nova fase tão importante da vida. Afinal, essa é a melhor idade e deve ser aproveitada com a melhor qualidade de vida possível.

Acesse e conheça todos os benefícios que o São Lourenço Senior Living oferece.