Pelo segundo ano consecutivo, Conecta será online.
Pelo segundo ano consecutivo, Conecta será online.| Foto: Luis Felipe Miretzki/Divulgação
  • Por Sebrae PR
  • 19/08/2021 19:31

Consolidado com o maior evento do ecossistema de inovação do Paraná, o Conecta, realizado pelo Sebrae/PR, terá sua edição de 2021 totalmente online e gratuita. Em seu 7º ano, o encontro será realizado em dois dias, 25 e 26 de agosto, período que concentra uma intensa programação com foco em contribuir para o desenvolvimento de startups e empresas voltadas à inovação.

Realizado de maneira remota pelo segundo ano consecutivo, o Conecta 2021 terá palestras e painéis que devem durar entre 20 e 40 minutos onde os participantes e convidados poderão interagir e conhecer outros empreendedores, por meio das ações de conexão, e também conhecer as experiências de quem vem desbravando mercados e revolucionando ecossistemas.

Para contar suas experiências, foram convidados nomes como o empresário e fundador da holding de comunicação KondZilla, Konrad Dantas, o novo shark do programa Shark Tank Brasil, Facundo Guerra, a empreendedora social Onilia Araújo, a empresária e criadora do Elevante, Marilia Silveira, a diretora de criação e idealizadora da IdeaFixa, Janara Lopes, e a fundadora da Design de Conexões, Gabriela Ferreira, além do coautor do livro “Movido pela mente”, Ricky Ribeiro.

Entre os temas que fazem parte da programação em 2021 estão liderança multidisciplinar, visão humanista dos negócios, conexão entre sustentabilidade e saúde mental, inovação, negócios e empreendedorismo social. Rodadas de perguntas e respostas serão realizadas com Rodrigo Schiavini, da SmartHint, e com Tito Gusmão, da Warren. Além disso, Maria Teresa Fornea Caron, VP de Home na Creditas, e Sidnei Zviejkovskim co-fundador da Conquer, falam na Fail Fast, mesa sobre percalços, obstáculos e fracassos que levam a insights e aprendizados.

>> Para conferir a programação completa e se inscrever no Conecta 2021, acesse: https://conecta.pr.sebrae.com.br/.

Trocas e networking

Segundo o coordenador do programa Startup do Sebrae/PR, Rafael Tortato, a programação do Conecta é mais do que inspiracional: é desenvolvida para criar movimento e mostrar, na prática, como inovar e criar modelos de negócio pioneiros e sustentáveis. “O Conecta cresceu organicamente ano a ano, com suas raízes em startups, mas hoje ele é para toda e qualquer empresa que busca inovação. Nosso público hoje alcança projetos que ainda estão na universidade, protótipos, incubadoras, ambientes que produzem inovação, empresas que têm um modelo de negócio tradicional e querem mudar, se readequar. Seja para o futuro empreendedor, seja para o empresário, o que a gente tem como ponto de referência é a inovação”.

Conecta 2021 terá duas manhãs com palestras ao vivo e gravadas para discutir Inovação.
Conecta 2021 terá duas manhãs com palestras ao vivo e gravadas para discutir Inovação.| Luis Felipe Miretzki

As possibilidades de aprender com as experiências compartilhadas por outros profissionais e empresas, fazer contatos, conhecer novos clientes, fornecedores e até mesmo investidores são algumas das portas abertas pelo Conecta aos seus participantes. Segundo o coordenador, o Conecta desempenha esse papel de catalisador do ecossistema de inovação paranaense desde suas primeiras edições, quando ainda se chamava Encontro Estadual de Startups.

“O Paraná tem capilaridade em seu sistema de inovação, tem startups na capital e no interior do Estado. O Conecta caracteriza isso com presença do ecossistema estadual, com especialistas do mercado que orientam o como fazer trazendo muitos conteúdos práticos e com grande potencial de conexão, negócios e de networking”, detalha Tortato.

Marcio Léo Danielewicz, CEO da Central de Materiais, é um dos profissionais que participou de edições passadas. Sua empresa, um marketplace dedicado a simplificar a venda complexa de itens industriais para REUSO, como máquinas, resíduos, frotas e estoques de peças, tem a premissa de interagir constantemente com seu segmento e com a área de tecnologia, buscando inspirações e novidades que possam ser aplicadas à realidade da própria Central de Materiais ou aos seus clientes.

Nesse sentido, em 2019, a companhia participou do Conecta como expositora e, em 2020, como visitante. “É um momento importante para apresentar a empresa ao público, uma oportunidade de aumentar a visibilidade das empresas. Do Conecta, saíram alguns negócios, conheci contatos e a gente também trocou muito com outros empreendedores de várias empresas na área de tecnologia; lá conseguimos nos atualizar mais rapidamente sobre novos modelos de negócio a partir também da expertise do Sebrae”, comenta.

Regina Acutu, CEO e co-founder da Verifact, uma ferramenta online que coleta áudios, vídeos, imagens e textos de redes sociais, WhatsApp, sites e emails como provas digitais com validade jurídica, recorda que, depois de participar de algumas edições do Conecta desde 2016, vários aprendizados e cases aos quais teve acesso no evento contribuíram para que sua empresa ganhasse determinados direcionamentos.

“Aprendi muito, foi importantíssimo principalmente para chegar hoje ao que a gente é, de conseguir ter um modelo de negócio inovador, escalável, ter referências. Me lembro de um Conecta onde um dos palestrantes, o Alessio Alionço, da Pipefy, falou sobre o começo da história da empresa e algumas atitudes que ele, como líder, tomou para que tudo funcionasse bem. E eu lembro que eu voltei pra casa e a gente reestruturou tudo o que estava fazendo. Acho que aquele foi o dia zero da Verifact”, lembra.

Conhecimento e reconhecimento

Além do intercâmbio de conhecimento e experiências entre os atores do ecossistema de inovação e de reunir grandes referências do mercado, o evento promove também uma premiação para startups por regiões do Estado, o Prêmio Startups do Paraná. Neste ano, os vencedores serão revelados durante a programação, no dia 26 de agosto.

Outras duas atrações são o Prêmio Habitats de Inovação, que destaca as principais incubadoras do Paraná, e o lançamento da websérie “Elas Inovam”, sobre diversidade e inovação.

Somada à programação, os inscritos têm acesso a uma série de podcasts, que já estão disponíveis, e a um grupo do Telegram, para estimular o networking entre os participantes.

Para conferir a programação, saber mais sobre os palestrantes e convidados, acesse o site do Conecta 2021, onde também é possível fazer sua inscrição. Serão duas manhãs de conteúdo, das 9h às 12h, com apresentações e entrevistas ao vivo e gravadas, que ficarão disponíveis aos inscritos na plataforma até cinco dias depois do evento.