Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Como é fazer o passeio bate-volta para o Trem da República, no interior paulista

Experiência de turismo ferroviário que oferece uma verdadeira imersão na história do Brasil

Serra Verde Express

03/07/2025 às 13:56

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Uma vez por mês, um ônibus exclusivo parte da Estação da Barra Funda, na capital paulista, rumo a uma experiência única: o passeio completo do Trem da República, que conecta as cidades históricas de Itu e Salto, no interior de São Paulo. O roteiro inclui parada em Jundiaí e oferece transporte rodoviário, tour guiado e o tradicional trajeto ferroviário entre as duas cidades, com direito a paisagens naturais, intervenções artísticas e imersão histórica.

“O passageiro relaxa e aproveita o passeio sem precisar se preocupar com a direção ou logística. O percurso ferroviário tem duração de uma hora e proporciona uma verdadeira viagem no tempo, com destaque para os eventos ligados à Proclamação da República”, explica Adonai Arruda Filho, diretor-geral do Trem da República.

Viva um dia diferente, cheio de cultura e belas paisagens. Saiba mais sobre o bate-volta no site oficial do trem!

A programação, válida para um dia inteiro, inclui transporte rodoviário de ida e volta (com embarque em São Paulo e em Jundiaí), passeio de trem, city tour por pontos turísticos das cidades visitadas e almoço no Restaurante da Estação, localizado junto à estação ferroviária.

Durante todo o passeio, um guia especializado acompanha os visitantes, enriquecendo a jornada com informações históricas e curiosidades. O trajeto ferroviário entre Itu e Salto tem partidas às 9h e às 14h, e inclui uma parada no Parque Augusto, espaço que integra natureza e espiritualidade, com destaque para a plantação de centenas de mudas nativas.

Natureza e intervenções artísticas

Para tornar a experiência ainda mais dinâmica, o trajeto do Trem da República conta com diversas intervenções artísticas, que oferecem uma imersão divertida nos acontecimentos da época. Além disso, dois dos quatro vagões são dedicados a personagens da época: o Prudente de Moraes e o Dona Olímpia.

Com sete quilômetros de extensão, o percurso revela detalhes da natureza ao longo da ferrovia, proporcionando paisagens bucólicas. A travessia sobre o Rio Tietê é um dos destaques. O rio, que nasce na Serra do Mar e segue para o interior paulista, tem grande importância econômica e cultural para o estado. O trem também cruza um poço de 30 metros de profundidade, impressionante estrutura da estação de tratamento de água da Companhia Ituana de Saneamento.

Histórico do passeio

Em dezembro de 2020, o Grupo Serra Verde Express, concessionária dos trens turísticos do Paraná, reinaugurou o trajeto ferroviário entre Itu e Salto com o lançamento do Trem da República. Apesar dos desafios da pandemia e da retração do setor, a empresa apostou no potencial da região e assumiu a operação após uma concorrida licitação pública.

O modelo de excelência em turismo sobre trilhos e o compromisso com a preservação histórica — marcas da Serra Verde — vêm sendo replicados no interior paulista. Há quase cinco anos, o Trem da República impulsiona o desenvolvimento local, aquece a economia e reforça a memória da importância histórica da região na Proclamação da República.

Bate-volta com transporte, guia e passeio de trem? Acesse tremdarepublica.com.br e descubra como embarcar nessa!

Clique aqui e fale com a Serra Verde diretamente pelo WhatsApp!

Siga a Serra Verde Express nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.