Um dos atrativos turísticos mais emblemáticos do interior paulista, o Trem da República oferece uma experiência que vai além do simples passeio. Ele promove encontros entre gerações e resgata a memória afetiva de muitas famílias.
No trajeto entre Itu e Salto, sobre trilhos centenários, avós, pais e filhos compartilham histórias e vivências em um cenário que une tradição, cultura e lazer.
A viagem tornou-se um símbolo de conexão entre passado e presente, fortalecendo o turismo ferroviário com valor histórico e emocional.
Trem da República oferece uma experiência memorável
Operado pelo Grupo Serra Verde Express — concessionária dos trens turísticos do Paraná — o Trem da República resgata a importância do período republicano na história do Brasil.
Além disso, proporciona uma imersão nas paisagens urbanas que margeiam o percurso. Durante o passeio, os visitantes revivem a história em uma atmosfera que combina a nostalgia das antigas ferrovias ao charme do interior paulista.
As cidades de Itu e Salto ficam a cerca de 100 quilômetros da capital paulista e a 50 quilômetros de Jundiaí. “Desde o início, acreditamos no potencial turístico da região. Itu e Salto estão próximas a aeroportos, contam com uma rede hoteleira completa, incluindo resorts, e reúnem uma população de cerca de três milhões de pessoas no entorno”, afirma Adonai Arruda Filho, diretor-geral do Trem da República.
Atrativos para toda a família
O passeio do Trem da República percorre sete quilômetros pelo trecho urbano entre Itu e Salto. A ferrovia corre paralela a duas rodovias, atravessa o Rio Tietê em área quase livre de poluição e cruza outra linha férrea usada para transporte de cargas.
Nos vagões, os visitantes são acompanhados por guias que contam a história da ferrovia e por artistas que fazem apresentações durante o trajeto, que dura cerca de uma hora.
O percurso também passa pelo Monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat, uma estátua de 38 metros que atrai turistas e romeiros de várias regiões do país. O Rio Tietê, que ainda preserva sua beleza, oferece entretenimento e charme aos visitantes.
“A região possui construções centenárias, igrejas tombadas e é reconhecida como berço da República no Brasil. Itu foi palco, em 18 de abril de 1873, da Convenção de Itu, a primeira reunião oficial dos republicanos, responsável pelo fim do Império”, destaca Arruda Filho.

Há opções de passeios completos com café da manhã ou almoço no Restaurante da Estação. Toda a viagem é guiada por um profissional especializado, que enriquece o passeio com histórias e curiosidades fascinantes.
Os trajetos entre Itu e Salto (saídas às 9h e 14h) incluem uma parada no Parque Augusto, um espaço de natureza e espiritualidade que abriga centenas de mudas de árvores. É uma oportunidade única para todas as idades.
Histórico do passeio
Em plena pandemia, em 2020, o Grupo Serra Verde Express reinaugurou o trajeto ferroviário entre Itu e Salto com o lançamento do Trem da República.
Apesar dos desafios do período e da retração do setor, a empresa apostou no potencial turístico da região e assumiu a operação após uma concorrida licitação pública.
O modelo de excelência em turismo sobre trilhos, junto com o compromisso na preservação histórica das ferrovias brasileiras — marcas da Serra Verde — vêm sendo replicados no interior de São Paulo.
Há quase cinco anos, o Trem da República estimula o desenvolvimento local, aquece a economia e mantém viva a memória da importância da região na Proclamação da República no Brasil.
Clique aqui e fale com a Serra Verde diretamente pelo WhatsApp!
Siga a Serra Verde Express nas redes sociais

