Um dos atrativos turísticos mais emblemáticos do interior paulista, o Trem da República se destaca por oferecer uma experiência que vai além do passeio. Ele promove a cultura regional e movimenta a economia local.
Embarcar em um trem turístico é uma viagem no tempo, que transporta para uma época em que esse meio de transporte era essencial para o progresso das cidades.
Unindo sustentabilidade e nostalgia, o turismo ferroviário preserva importantes capítulos da história do país.
O trajeto do Trem da República resgata a importância do período republicano na história brasileira.
Além disso, proporciona uma imersão nas paisagens naturais e urbanas ao longo do percurso.
Durante a viagem, os visitantes revivem a história em um ambiente que mistura a nostalgia das ferrovias antigas com o charme do interior paulista.
Operado pelo Grupo Serra Verde Express — concessionária dos trens turísticos do Paraná — o Trem da República conecta Itu e Salto, resgatando a história ferroviária local. A operação começou em dezembro de 2020, com a revitalização da linha férrea e das estações históricas.
O objetivo é promover o turismo sustentável e valorizar o patrimônio da região.“Desde o início, acreditamos no potencial turístico da área. Itu e Salto ficam próximas a aeroportos, contam com uma rede hoteleira completa, incluindo resorts, e reúnem cerca de três milhões de habitantes no entorno”, afirma Adonai Arruda Filho, diretor-geral do Trem da República.

Atrativos do trajeto
O passeio percorre sete quilômetros pelo trecho urbano entre Itu e Salto. A ferrovia corre paralela a duas rodovias, cruza o Rio Tietê em trecho pouco poluído e atravessa outra linha férrea usada para transporte de cargas.
Nos vagões, guias acompanham os visitantes, contando a história da ferrovia, enquanto artistas fazem apresentações ao longo do trajeto, que dura cerca de uma hora.
O percurso também passa pelo Monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat, uma estátua de 38 metros que atrai turistas e romeiros de todo o país. Outro destaque é o Rio Tietê, que ainda encanta pela beleza e oferece momentos de lazer.
“A região tem prédios centenários, igrejas tombadas e é reconhecida como berço da República no Brasil. Itu foi palco, em 18 de abril de 1873, da Convenção de Itu, a primeira reunião oficial dos republicanos, que culminou no fim do Império”, ressalta Arruda.
Um fato curioso é que a ferrovia Ytuana foi decisiva para a escolha da cidade como sede do evento. Todos esses detalhes históricos são compartilhados pelos guias nos vagões do trem.
Histórico do passeio
Em meio à pandemia, em 2020, o Grupo Serra Verde Express reinaugurou o trajeto ferroviário entre Itu e Salto com o lançamento do Trem da República.
Apesar dos desafios do período e da retração do setor, a empresa acreditou no potencial turístico da região e assumiu a operação após uma concorrida licitação pública.
O modelo de excelência em turismo ferroviário, aliado à preservação histórica das ferrovias brasileiras — marcas da Serra Verde — vem sendo replicado no interior de São Paulo.
Há quase cinco anos, o Trem da República impulsiona o desenvolvimento local, aquece a economia e fortalece a memória sobre a importância da região na Proclamação da República.
Programe seu passeio entre Itu e Salto com o Trem da República. Clique e veja mais detalhes!
Clique aqui e fale com a Serra Verde diretamente pelo WhatsApp!
Siga a Serra Verde Express nas redes sociais
Instagram | Facebook | YouTube

