Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Turismo ferroviário: por que as ferrovias históricas voltaram ao radar dos viajantes brasileiros

As ferrovias nacionais oferecem atrações como o Trem da República, que chama a atenção de turistas e interessados em conhecer parte da história do Brasil

Turismo ferroviário no Brasil
Divulgação (Foto: )

Serra Verde Express

03/07/2025 às 13:41

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

O turismo ferroviário no Brasil é uma experiência única e encantadora que conecta cidades históricas por trilhos centenários. Viajar  em um vagão é uma jornada ao passado que preserva capítulos importantes da história do país.

Um exemplo desta viagem no tempo é o Trem da República, atração que liga Itu e Salto, no interior de São Paulo. Um passeio nostálgico repleto de história e diversão.

É um atrativo que faz parte do  Grupo Serra Verde Express, referência nacional em turismo ferroviário.

“Desde o início, acreditamos no potencial turístico da região. Itu e Salto ficam próximas de aeroportos, contam com rede hoteleira completa, incluindo resorts e opções variadas, com cerca de três milhões de pessoas no entorno”, afirma Adonai Aires de Arruda, presidente do Trem da República.

Viaje no tempo pelos trilhos da história brasileira. Conheça o Trem da República no site oficial!

Segundo o executivo, os passeios de trem surpreendem os visitantes e resgatam um tempo em que os trilhos eram o principal meio de transporte. “Além disso, oferecem lições de história e preservação”, destaca.

Trajeto do Trem da República

O percurso do Trem da República proporciona uma imersão histórica e passa por paisagens urbanas em um trajeto de uma hora. Durante a viagem, os visitantes revivem a história em um ambiente que combina o charme do interior paulista com a atmosfera das antigas ferrovias.

Mas por que o Trem da República? Quem estudou a história do Brasil Império talvez não se recorde do papel da ferrovia Ituana nesse período.

Inaugurada em 17 de abril de 1873, um dia antes da Convenção de Itu, a ferrovia foi decisiva para a cidade sediar o primeiro encontro republicano do país.

A estrada de ferro representava o progresso econômico e o sucesso dos fazendeiros da região central de São Paulo.

Em 18 de abril de 1873, cafeicultores, empresários, advogados, jornalistas e artistas se reuniram no sobrado da família Almeida Prado para expressar sua insatisfação com o Império.

O encontro deu origem ao Partido Republicano Paulista (PRP), que mais tarde impulsionou a Proclamação da República, em 1889. “É essa história que o Trem da República busca resgatar, oferecendo aos passageiros um mergulho no século XIX, quando os trilhos se entrelaçaram com a construção da República”, reforça Arruda.

Histórico do passeio

Em dezembro de 2020, o Grupo Serra Verde Express, concessionária dos trens turísticos do Paraná, reinaugurou o trajeto ferroviário entre Itu e Salto com o lançamento do Trem da República.

Mesmo com os desafios da pandemia e a retração do turismo, a empresa apostou no potencial da região.

O modelo de excelência da Serra Verde e o compromisso com a preservação histórica vêm sendo replicados no interior paulista.

Há quase cinco anos, o Trem da República impulsiona o desenvolvimento local, movimenta a economia e fortalece a memória da região.

Quer entender por que os trens turísticos voltaram a encantar os brasileiros? Acesse e conheça o Trem da República!

Clique aqui e fale com a Serra Verde diretamente pelo WhatsApp!

Siga a Serra Verde Express nas redes sociais

Instagram | Facebook | YouTube

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.