Produção: Silvia Lopes.
Produção: Silvia Lopes.| Foto: Leonardo Izar
  • Por Silvia Lopes Eventos Especiais
  • 22/12/2021 16:29

“A arquitetura e o design saíram das residências e tomaram conta das festas”. Para a produtora de eventos Silvia Lopes, essa é a frase que melhor define o novo momento do segmento, que precisou se reinventar depois de meses de pandemia. Festas corporativas ou privadas como casamentos e formaturas passam a ser acompanhados de perto por um profissional, que se dedica em garantir a segurança e exclusividade necessárias para uma ocasião inesquecível.

Mais atenção aos profissionais que atuam nos bastidores das festividades é uma das transformações apontadas por ela. “Antes, era comum termos um único fornecedor oferecendo vários serviços, as decorações eram previsíveis e praticamente mudavam de cor, as opções de cardápio pouco mudavam de um local para outro e  os fornecedores eram contratados sem análise de perfil ou posicionamento comercial, mas isto definitivamente ficou no passado”, comenta Silvia Lopes.

Produção: Silvia Lopes.
Produção: Silvia Lopes. | Leonardo Izar

A consequência foi uma especialização dos serviços. “Hoje, algumas doceiras optam por fazer somente doces e deixam os bolos para os cake designers. Na decoração, um fornecedor é responsável pelo floral, outro só trabalha com mobiliário, há um outro para plantas e até para mise en place e enxovais diferenciados há fornecedores especializados”, detalha a promotora de eventos, enfatizando que um único evento passou a ter até duas dezenas de fornecedores envolvidos.

Por que contratar um produtor de eventos?

Delegar as responsabilidades é essencial para quem quer aproveitar aquele momento para curtir, com menos carga mental e menos preocupações. É nesse sentido que entra o produtor de eventos: ele supervisiona as três etapas do planejamento do evento: projeto, assessoria e cerimonial do dia para qualquer tipo de evento, dos corporativos aos privados.

Produção: Silvia Lopes.
Produção: Silvia Lopes. | Henrique Oliveira

Assim, a única parte centralizada em um único fornecedor costuma ser justamente a da produção, onde uma pessoa ou equipe fica ocupada em observar o andamento dos demais fornecedores. “Nosso escritório hoje possui uma equipe especializada e responde tecnicamente por todo o evento, da parte estrutural aos itens de acabamento. Nós oferecemos aos nossos clientes a área de projetos, conduzimos toda assessoria e temos nossas próprias equipes de cerimonial que atuam na gestão do evento. Do planejamento ao último convidado sair, nós estamos com eles”, explica.

Para Silvia Lopes, existem dois grandes diferenciais em contratar um produtor: o projeto e o modelo de trabalho. “O projeto permite a cada cliente ter a sua festa. Cada projeto considera o perfil, as expectativas e orçamento dos nossos clientes. Como atuamos em todas as etapas, nada escapa e o resultado são meses de planejamento tranquilos e um resultado final profissional e surpreendente”.

Produção: Silvia Lopes.
Produção: Silvia Lopes. | Emerson Fiuza

Transformação do setor

Eventos menores, para pessoas selecionadas, cuja festa proporcione uma experiência completa, para convidados e anfitriões. Assim serão os eventos no pós-pandemia. “Há uma busca enorme por locais arejados, que conversem com a natureza, mas que tenham excelência de serviço. O sofisticado e o luxo se apresentam de outra forma: em uma ambientação diferente, moveis selecionados, arranjos florais com movimento e gastronomia diferenciado”, comenta a produtora de eventos.

Foto5: Produção: Silvia Lopes. Foto: Divulgação

Produção: Silvia Lopes.
Produção: Silvia Lopes. | Divulgação

O que não diminuiu neste novo momento, segundo ela, foi a exigência dos clientes. O cuidado na apresentação e no acabamento é grande. Os chefs têm sido desafiados a cada festa, para cada evento um cardápio diferente, alinhado com os gostos e experiências do casal, muita brasilidade nos pratos, apresentação que mais parecem obras de arte e gastronomia para paladares exigentes que querem provar novos sabores e texturas. “A área de eventos deixou de ser um espaço para amadores. Só vai fazer história (e festas) quem trabalhar bem e entender com profissionalismo as necessidades de novo cliente”.

A produtora de eventos Silvia Lopes.
A produtora de eventos Silvia Lopes. | CHENG NV

Graduada em Relações Internacionais e pós graduada em Gestão de Protocolo e Cerimonial e Eventos, Silvia Lopes é designer de interiores e professora do Centro Europeu para o Curso de Hotelaria na Disciplina de Gestão de Eventos. Mais informações sobre o trabalho dela estão disponíveis no site ou Instagram da empresa.