Mao segurando cápsula de vitamina D
| Foto:
  • Por Sinam
  • 22/07/2021 12:34

Por diversas vezes, pequenos incômodos que sentimos são sinais de que faltam vitaminas para o nosso corpo. Afinal, são elas que fazem com que o organismo absorva e utilize bem as fontes de proteínas, açúcares, gorduras e sais minerais que consumimos. Uma das principais, a Vitamina D tem como principal função regular a quantidade de cálcio e fosforo no nosso organismo, estimulando a absorção desses mineiras no intestino.

Falta de Vitamina D

Sua carência pode causar ossos frágeis, aumento da possibilidade de fraturas e perda acentuada da força muscular. Além disso, a Vitamina D também tem grande influência no metabolismo e na imunidade, sendo considerada uma substância de extrema importância para a saúde geral do organismo.

Como fazer para ter Vitamina D suficiente?

De acordo com o Dr. José Fernando Macedo, Vice Presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), a Vitamina D está presente em diversos alimentos, como peixes gordos, cogumelos, ovos, leite, queijos, fígado bovino e suplemento dietéticos em forma de comprimidos.

Contudo, a principal forma de adquirir Vitamina D é através do sol.

“A nossa capacidade de produzir Vitamina D em nosso próprio organismo é estimulada pela exposição da pele ao sol”, aponta.

Mas, como tudo na vida, é preciso equilíbrio. O médico alerta que a exposição solar, sem protetor, deve ser de no máximo 15 minutos por dia para peles brancas.

“Quanto mais melanina tiver a pele, mais sol vai precisar, podendo chegar a até 1 hora de exposição”, explica o médico.

Acessibilidade

Quem dispõe do Sinam tem acesso completo à médicos, procedimentos e exames para acompanhar os níveis de Vitamina D no organismo com valor diferenciado e mais acessível.

O Sinam é um sistema de saúde sem carência ou mensalidade que a Associação Médica do Paraná (AMP) oferece para quem não quer depender do SUS e não deseja ficar à mercê dos preços elevados dos planos de saúde convencionais.

Não perca tempo: clique e conheça todos os benefícios que o SInam oferece para você.