O presidente da Fiep, Carlos Valter, assina o termo de cooperação com a CCAB
O presidente da Fiep, Carlos Valter, assina o termo de cooperação com a CCAB| Foto: Divulgação
  • Por Sistema Fiep
  • 14/10/2021 16:58

Desenvolver ações que busquem novas oportunidades de negócios para o setor industrial paranaense é uma das prioridades da atuação da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Na última semana, integrando a comitiva estadual que esteve nos Emirados Árabes para promover o Paraná na Expo Dubai 2020, a entidade firmou importantes acordos para aproximar ainda mais as indústrias de potenciais parceiros estrangeiros.

Durante a realização do Paraná Business Experience, evento paralelo que apresentou a economia estadual a investidores, foi assinado um acordo de cooperação entre a Fiep e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB). A integração entre as entidades tem o objetivo de identificar oportunidades para alavancar o comércio e os investimentos em parceria entre empresas árabes e paranaenses.

“A Fiep busca sempre parcerias que gerem ações concretas”, afirmou o presidente da entidade, Carlos Valter Martins Pedro. “A partir de agora, vamos dar sequência a este trabalho identificando as possibilidades de negócios entre empresas paranaenses e dos países árabes. Já somos fornecedores de produtos alimentícios, mas queremos avançar muito mais nessa relação”, completou.

Também dentro dessa parceria, foi anunciada a abertura de um escritório conjunto da Invest Paraná, agência de promoção comercial do governo do Estado, e da Fiep em Dubai. Ele ficará na sede da Rockland Group, empresa com atividades em mais de 15 países. A ideia é que um representante do Estado trabalhe para dar apoio a empresas paranaenses que queiram fortalecer suas relações comerciais na região. Tanto o acordo quanto a instalação do escritório são ações sem custos adicionais para a Fiep.

Rodadas de negócios

Ainda na programação do Paraná Business Experience, foram realizados painéis em que investidores estrangeiros conheceram setores estratégicos da economia paranaense. O presidente da Fiep foi o responsável por uma palestra sobre a indústria automotiva do Estado. Também foram promovidas rodadas de negócios entre empresas do Paraná e de países árabes.

Além disso, o Paraná BX disponibilizou um marketplace para que investidores estrangeiros possam conhecer mais sobre empresas e entidades paranaenses integrantes da missão. O Sistema Fiep faz parte da ferramenta, apresentando sua atuação e os serviços que oferta ao setor industrial. O conteúdo está disponível em paranabx.com.br.

Apoio à internacionalização

Indústrias paranaenses interessadas em explorar novos mercados contam com o apoio do Centro Internacional de Negócios (CIN), ligado à Fiep, que auxilia o empresário a ser competitivo no Brasil e exterior. O CIN possui uma série de serviços que apoiam na busca por parceiros econômicos, promovendo e consolidando empresas do Estado no âmbito internacional. Saiba mais em cinpr.org.br.