Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Debate sobre a alta dos juros no Brasil está com as inscrições abertas

Evento da Fiep e da Gazeta do Povo reúne em Curitiba nomes como Michel Temer, Jorge Gerdau e Mansueto Almeida

O ex-presidente da República, Michel Temer, é um dos convidados para a mesa redonda sobre os gastos públicos.
O ex-presidente da República, Michel Temer, é um dos convidados para a mesa redonda sobre os gastos públicos. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Sistema Fiep - A Fiep é a entidade de representação da indústria paranaense e o braço político-institucional de todos os segmentos industriais

08/08/2024 às 17:31

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Nomes relevantes do cenário econômico brasileiro estarão em Curitiba na próxima semana para participar da mesa redonda Brasil em Perspectiva: Gastos públicos e impactos na taxa Selic. O ex-presidente da República, Michel Temer; o economista-chefe do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida e o presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau Johannpeter, são os convidados do evento promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Gazeta do Povo. O objetivo é promover o debate sobre um dos temas mais críticos da economia brasileira: os altos juros. As inscrições para o evento são gratuitas e, para participar, basta preencher o formulário disponível no site da Fiep.

O debate, que terá como mediadora a jornalista Thais Herédia, especializada em economia e com vasta experiência profissional, será realizado no dia 15 de agosto, às 15 horas, no auditório do Campus da Indústria do Sistema Fiep, no Jardim Botânico. O evento faz parte das comemorações dos 80 anos de fundação da Fiep.

A mesa redonda irá ocorrer em um momento decisivo da economia brasileira, com a taxa Selic – a taxa básica de juros da economia brasileira, que interfere diretamente em outras taxas – em 10,50% ao ano. No dia 31 de julho, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu manter a taxa de juro básico no mesmo patamar pela segunda vez consecutiva.

Inscreva-se gratuitamente para participar do debate Brasil em Perspectiva: Gastos públicos e impactos na taxa Selic.

Este cenário tem um impacto direto no custo de crédito para empresas e consumidores, influenciando o crescimento econômico e a inflação. De acordo com o último Boletim Focus, a projeção do PIB, Produto Interno Bruto (PIB), subiu de 2,15% para 2,19% este ano. Já a inflação esperada aumentou ligeiramente na última semana, chegando a 4,12%.

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), também confirmou presença no debate.O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), também confirmou presença no debate. (Foto: Getty Images)

Diálogo

Com o objetivo de proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências, a mesa redonda irá reunir empresários, gestores financeiros, economistas e outros profissionais interessados no assunto. Na pauta entrarão questões sobre como o descontrole dos gastos públicos aumenta a necessidade de financiamento do Estado brasileiro, influenciando diretamente na taxa básica de juros; o impacto da Selic elevada no acesso ao crédito para investimentos produtivos, afetando o desempenho da economia nacional.

Os especialistas também irão abordar como a influência dos juros interfere na competitividade das empresas, nas finanças pessoais e as possíveis alternativas para a redução da taxa de juros no Brasil, além de propostas de políticas públicas e reformas estruturais que podem ajudar a reduzir a taxa de juros a médio e longo prazos.

Inscrições

As inscrições para o evento, que será um marco na discussão sobre os juros no Brasil, já estão abertas e a participação é gratuita, mas atenção porque as vagas são limitadas. Acesse o site da FIEP e garanta o seu lugar. Faça parte desse debate essencial para o futuro econômico do país.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.